TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagogica

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA-UNIUBE

LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

MAYCON ALVES GONÇALVES

TURMA 5

ETAPA 1

PRÁTICA PEDAGÓGICA

TEÓFILO OTONI-MG

2014

Escola Estadual Caio Nelson de Sena

Em 28 de dezembro de 1965 o Sr. José Benedito de Almeida Santana (Prefeito Municipal de Pavão) por meio da lei 4.022 criou essa escola com a denominação de Ginásio, para oferecer o ensino fundamental de 1ª a 4ª série.

Na década de 70 de passagem pela cidade o Dr. Francilino Pereira dos Santos, candidato a deputado Estadual do estado de Minas Gerais, propôs ao prefeito a estadualização do Ginásio de Pavão.  Para concretizar essa tão esperada mudança decidiu homenagear o pai do Secretário de Educação do estado de Minas Gerais na época, dando o nome a escola: Escola Estadual Caio Nelson de Sena.

A escola passou por modificações e atende regularmente 750 alunos com faixa etária de 11 a 60 anos, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno. Oferecendo o ensino fundamental do 6º ao 9º ano e o ensino médio.

Localizada na entrada da cidade em um bairro onde há: urbanização, rede de água e esgoto, iluminação, todas as ruas são calçadas e telefones públicos. Mais exatamente na Rua Francisco de Assis, nº 90, Bairro Santa Rita de Cássia. A escola em sua estrutura física conta com onze salas de aulas, uma quadra coberta, uma biblioteca, uma secretária, um deposito, uma sala para professores, uma sala destinada à direção, uma cantina, pátio com um espaço para apresentações, sanitários masculinos e femininos para alunos e um também para funcionários separados. O prédio por ser muito antigo precisa de reforma, por apresentar danos nas paredes.

O bairro onde a escola se localiza não tem nenhuma forma de lazer, porém o entorno da mesma é compreendido de dois bares um de cada lado e um desses de vez em quando atrapalha o andamento das aulas.

A escola empresta o seu espaço sempre que a comunidade precisa para realizar algum evento, por exemplo, reuniões, celebrações religiosas, festividade, é concedido o seu espaço desde que não atrapalhe o andamento da escola.

A escola busca realizar o seu trabalho de forma democrática estabelecendo um bom relacionamento entre comunidade escolar e a comunidade em geral.

FUNDESCOLA- Fundação de desenvolvimento da escola.

Votado para gestão das escolas fundamentais das regiões norte nordeste e centro oeste. Centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional política educacional e planejamento escolar.

FUNDEB- Fundo nacional de desenvolvimento da educação.

É um fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e da valorização do magistério é um fundo especial e contábil de âmbito nacional.

SALÁRIO EDUCAÇÃO- O salário educação, instituído em 1964, é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas e projetos e ações voltadas para o financiamento da educação básica pública, também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica. São contribuintes do salário- educação as empresas em geral e as entidades publicas e privadas vinculadas ao regime geral da previdência social.

FUNDEF- Fundo de manutenção do ensino fundamental e de valorização do magistério.

Redistribuição dos recursos provenientes de imposto aplicados pelos municípios e estados. Elaboração de plano de carreira e remuneração para docentes para melhoria da qualidade do ensino público.

PNAE- Programa nacional de alimentação escolar.

Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula contribuindo para crescimento, desenvolvimento e aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

PNATE- Programa nacional de apoio ao transporte escolar

Garantir a presença dos alunos da zona rural na escola.

PNLD- Programa nacional de livro didático.

Tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos ao aluno da educação básica, também atende os alunos da educação especial, braile de língua portuguesa etc.

PNBE- Programa nacional de biblioteca escolar.

Tem o objetivo de promover o acesso á cultura e o incentivo á leitura dos alunos e professores por meio da distribuição de acervo de obras de literatura, pesquisa referencia. O atendimento é feito par jovem, adulto, infantil.

PNSE- Programa nacional de saúde escolar.

Concede ao município apoio financeiro em caráter suplementar para a realização de consultas oftalmológicas, aquisição e distribuição de óculos para alunos com problema de visuais.

PAED- Pessoas portadoras de deficiência.

Garantir a universalização do atendimento especializado de educandos portadores de deficiência cuja situação não permita a integração em classes comuns de ensino regular. Garantir progressivamente a inserção dos educandos portadores de deficiência na classe comuns de ensino regular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com