TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Pedagogica

Por:   •  20/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

Ensino Fundamental

Nome do professor: Ludimilla
Disciplina: História
Conteúdo da aula: Pré-história
Data da observação: 05/06/2017

Os alunos começam a chegar a escola 6:50 horas, eles ficam no pátio brincando aguardando o horário de entrar para lá, às 07:00 horas o sinal toca e as professoras vai  para pátio e fazem uma fila com cada uma das suas turmas, logo em seguida a vice-diretora canta uma música e todos oram em voz alta ( toda segunda-feira, a escola tem a rotina de se reunirem todos os alunos no pátio para orar ), após a oração todos vão para suas respectivas salas.

Ao entrar na sala a professora me apresenta as crianças e eles carinhosamente me deram boas vindas, logo em seguida, ela escreve no quadro a frase “Sempre existiu água no nosso planeta?”, aproveitando os saberes que os alunos tinha e mais os saberes que adquiriram com o filme assistido na aula passada, “A Era do Gelo 1 ”, ela deixou que eles expressassem suas opiniões a respeito.

Em seguida ela explicou sobre a importância da água para os seres pré-históricos, como era a comunicação da época,  e fez algumas as pinturas rupestres que no quadro,  em seguida ela pediu para que as crianças dissessem o que elas haviam entendidos com aqueles desenhos, após cada um dizer ela os explicou.

 Ela relembrou alguma cenas do filme, instigando os alunos dizer como era o tipo de solo, o encontro dos animais, o grupo de humanos, como ele se vestiam e a parte que os animais entram em uma caverna com várias pinturas rupestres. Toda essa observação que professora os levou a fazer era para que eles pudessem relacionar o passado com a nossa realidade hoje.

Após as observações, a professora distribui-o folhas brancas e pediu aos alunos que desenhassem desenhos rupestres com lápis de cor, nas cores vermelho e preto, pois era as cores usadas, carvão e barro, pelos pré-históricos.

 

Nome do professor: Ludimilla
Disciplina: Geografia
Conteúdo da aula : Consumo de água
Data da observação: 05/06/2017

A turma estava um pouco eufórica após as aulas de História, conversavam alto, saiam do lugar, até que a professora grita três vezes para se aquietarem.

Após isso, a professora torna questionar as crianças fazendo outra pergunta: “Vocês sabem onde está a água do planeta?”. Os alunos então se posicionam respondendo  que elas estão nos mares, rios, lagoas, nas nossas casas, de acordo com que eles vão respondendo a professora os levam a refletirem sobre a questão do consumo sustentável, ensinando para eles que devemos economizar água, como tomar banho rápido, desliga o chuveiro para ensaboar, desligar a torneira para escovar os dente, não da várias descargas no vaso sanitário, quando verem alguma torneira aberta ou pingando devem fecha-la ,  a professora mostra para eles a importância da utilização consciente dos recursos hídricos para que não comprometa os seus futuros.

Nome do professor: Ludimilla
Disciplina: Ciência
Conteúdo da aula : Identificando o próprio corpo.

Data da observação: 05/06/2017

 As 08:30 a professora começa a aula de Ciências chamando um aluno para ser seu ajudante, em seguida diz que todo ser que tem vida, tem um corpo e que esse corpo é formado por três partes: cabeças, tronco e membros.

  Os alunos observam a demonstração da professora atentos, em seguida pedi para que eles vão falando as partes do corpo em que ela está pegando, após isso ela passa um atividade, onde eles devem pintar o corpo do menino ou da menina dependendo do sexo do aluno e fazer as seguintes observações: Desenhar um chapéu na cabeça, pintar os membros, e depois identificar as imagens que demonstram atividades com os membros e no final ela entrega um dever de casa onde ele  recortam um esqueleto para montarem e descobrir brincando como é que o esqueleto nos ajuda nos movimentos que fazemos.

Nome do professor: Ludimilla
Disciplina: Matemática
Conteúdo da aula : Identificando o próprio corpo.

Data da observação: 05/06/2017

Utilizando o Material Dourado para fazer a crianças compreenderem a adição com reserva a professora propôs um jogo para facilitar o entendimento dos alunos. Neste enfoque, PIAGET apud HATINGER (2005, p. 84), ilustra muito bem o caráter abrangente e imaginativo do jogo, onde fala que :

...Quando a criança brinca, assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.

Nas brincadeiras e nos jogos, a criança fica tão envolvida com o que está fazendo, que coloca na ação seu sentimento e emoção. O jogo, além de ser um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos, sociais, enriquece muito a criatividade da criança, nutrindo a alma. Ajuda também no deixar de receber tudo pronto e começa a construir seu próprio universo, mesmo muitas vezes um universo de sonhos, mas é fundamental para essa etapa da vida.

Jogo de matemática: NUNCA DEZ

Materiais necessários: Material Dourado

Regras do jogo: o aluno nunca poderá ter dez unidades de cada elemento. Cada ponto do dado equivale a uma unidade. Jogando os dois dados, podemos obter resultados de 1 a 12 pontos. Como a regra é nunca dez, para dez unidades, substitui-se por uma barra (que corresponde a dezena).

Ex. Ao jogar os dados o aluno obteve 5 e 5. Somando os pontos, obtém-se 10 unidades, que será substituída por uma barra. Caso obtenha 6 e 5, por exemplo, têm-se 11 unidade e como a regra é nunca dez, substitui-se 10 unidades por uma barra, ficando com uma barra e uma unidade (11 pontos). Para resultados inferiores a 10, cada aluno vai acumulando as unidades até chegar a dez para então poder substituir. Quem chegar em 10 barras, primeiro trocará por uma centena, que correspondem a 100 balas ou 10 barras e será o vencedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com