TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica pedagogica

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Júnia Verteiro dos Anjos

Curso de Licenciatura em Pedagogia/ 1° Período – Turma 17

Miranda da Escola Estadual Padre Café

PRÁTICA PEDAGÓGICA COM PESQUISA realizada com a professora Gelmares da Escola Municipal Pio Nunes e com diretora Margarete de

17 Novembro de 2014

Guanhães - MG

PRÁTICA PEDAGÓGICA

O trabalho proposto de prática pedagógica envolveu a ambientação e envolvimento dos processos educacionais nas escolas visitadas. A integração com as escolas é de extrema importância para a formação do perfil do educador e gestor.

As escolas pesquisadas foram a Escola Estadual Padre Café e a Escola Municipal Pingo de Luz, as duas possuem realidades variadas e promove formação educacional para públicos de faixas etárias diferentes.

A Escola Estadual Padre Café trabalha com o público adolescente, fornecendo ensino de nível fundamental. Foi fundada em 15 de novembro de 1908, no governo de João Pinheiro e funciona até o presente momento atendendo cerca de 270 alunos. A origem do nome se baseia em uma homenagem feita ao Senhor Venâncio Ribeiro de Aguiar Café.

A escola está localizada em um ambiente propício para o ensino oferecido, se demonstrando como um ambiente calmo. Em seu entorno existe apenas casas residenciais e pontos de comércio de pequeno porte.

O prédio escolar se apresenta em ótimo estado de conservação, possui os principais recursos como água, luz, asfalto, telefone público e pontos de ônibus de fácil acesso. Os ambientes de lazer oferecidos pela instituição são basicamente quadra esportiva, parquinho e play ground. As festas promovidas pela escola são internas, com a participação da comunidade escolar sem fins lucrativos abrangendo toda a organização. Os projetos existentes são internos e voltados para a promoção de atividades que estimulem o aprendizado dos alunos, não existindo assim projetos comunitários externos.

O Slogan da escola constitui a forma de uma pirâmide com uma luz acessa sobreposta em sua base, representando a luz do saber e da instrução que engrandece as pessoas. A missão apresentada pela escola constitui no exercício do compromisso e eficiência no cumprimento das ações promovidas pela escola no setor pedagógico e administrativo, tendo a sua característica de gestão escolar aberta.

Os alunos apresentam grande satisfação perante ao ensino prestado e todas as metodologias disponíveis, se habituando de melhor maneira a estrutura e recursos presentes na escola. As metodologias aplicadas são desenvolvidas de acordo com a necessidade de aprendizado de cada nível dos alunos, sendo elas diversificadas e diferenciadas. Os tipos de avaliação utilizadas são: realização de uma avaliação diagnóstica do aluno e posteriormente uma avaliação descritiva.

A escola pesquisada se apresenta como uma organização eficiente ao que se propõe, fornecendo ensino das melhores e tradicionais formas.

Já a segunda escola pesquisada cujo nome é Escola Municipal Pingo de Luz, foi fundada em 21 de junho de 1994 através da lei municipal n° 1710 no governo do Senhor José Geraldo Pereira, seu principal objetivo é a promoção da educação infantil, atendendo aproximadamente 400 crianças.

O entorno da escola possui apenas casas residenciais e belas paisagens representando a natureza local. Ela funciona em um prédio conservado com boa estrutura, apresentando a disponibilidade de água, luz, asfalto, telefones públicos e pontos de ônibus para a comunidade escolar e geral. Os espaços destinados ao lazer são internos e acessível apenas aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (534.3 Kb)   docx (504.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com