TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica pedagogica

Por:   •  11/11/2015  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

 UNIVERSIDADE DE UBERABA

ASENATE SOARES DOS REIS CARDOSO

PRÁTICA PEDAGÓGICA

A identidade e atuação do educador gestor na escola básica

PONTE NOVA – MG

2015

A identidade e atuação do educador gestor na escola básica

        

Durante minha visita á escola e na observação da reunião, encontrei um clima agradável e muito amistoso, onde os professores conversavam animadamente com seus colegas e pareciam animados com a reunião.

Logo no inicio a diretora pediu que os professores se sentassem e começou a falar dos problemas que deveriam ser discutidos entre os funcionários como forma de encontrar a solução destes. Os professores opinavam e manifestavam grande interesse.

Ao final da reunião os professores saem satisfeitos com os assuntos tratados e resolvidos e motivados a fazer seu papel dentro da escola.

Esta reunião me fez perceber o quanto as pessoas podem fazer em prol da educação, pois ao assumir seu papel de educador devem ter em mente seu compromisso com a escola, os alunos e principalmente com o ato de educar.

O Filme "O Gladiador" tem a trajetória do General Máximus frente a uma tropa vencedora de batalhas, um homem que apresenta na coragem, determinação,força, garra, na liderança e acima de tudo um profundo respeito. Assim como no filme o conteúdo pedagógico apresenta um conhecimento que vai além do ensino, que se preocupa com a prática educativa.

A coragem e a fortaleza de um homem que ao perder sua família persisti em sua jornada até alcançar o seu objetivo final. A função do pedagogo também é ampla e bastante abrangente em sua dinâmica, exige tomada de decisão em um conjunto de situações, não se preocupa com o que os demais irão pensar, para este o que importa é desenvolver um trabalho honesto, e contribuir para o crescimento das pessoas em seu último grau de dignidade.

O filme Gladiador mostra um guerreiro que precisa superar seus limites para vencer um grande desafio. Ao escolher uma estratégia para se trabalhar de forma eficiente, é preciso ter habilidades, para planejar e organizar o trabalho pedagógico e atingir as metas idealizadas.

Após ver o filme comecei a ler o texto de Moran, neste percebi que devemos ter sempre duas atitudes básicas que expressam que estamos mudando significativamente, entre as quais cito: viver em permanente processo de aprendizagem, de antenas ligadas, atentos ao que acontece, curiosos, relacionando cada informação isolada a um contexto maior, onde ela cobre um novo sentido e conseguir uma boa integração pessoal em todos os níveis da vida, integração que se expressa em um estado predominante de paz, de entusiasmo pela vida e pelo trabalho, em um bom gerenciamento das nossas idéias, emoções e atividades.

Assim devemos mudar dentro das nossas possibilidades atuais procurando estar atentos para decidir, para agir, sem forçar as decisões, aceitando as idas e voltas, que aparecem, tentando enfrentá-las e superá-las uma a uma.

Assim deve ser o trabalho da equipe gestora de uma instituição, motivado, transparente, lúdico, responsável, entre outros adjetivos que se destacam em prol da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com