TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas de leitura e escrita

Por:   •  20/11/2018  •  Resenha  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA

SÍNTESES

ITATIBA, SP

2018

ANA CAROLINA QUEIROZ DA COSTA

PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA

SÍNTESES

[pic 1]

ITATIBA, SP

2018

Texto 1: Geraldi- Concepções de linguagens e ensino de Português

Saber falar em aprendizagem da Língua Portuguesa é algo que muitos almejam, e muitos estudiosos discutem essa problemática presente na sala de aula. João Wanderley Geraldi em seu livro “O texto na sala de aula”  apresenta a crise do sistema educacional brasileiro e enfatiza o baixo desempenho do ensino da LP, ele faz uma critica apontando fatores  esses são: a incapacidade da juventude de hoje em articular um juízo e estruturar linguisticamente uma sentença, mostrando a ineficiência  da escola/ ensino, a precariedade das condições de trabalho do professor e a falta de investimentos.

Geraldi aprofunda as discussões citando as falhas do ensino e dando opções, ideias de como deverias ser, qual deveria ser a postura do professor diante de tamanha variedade linguística e como deve se trabalha-la em sala de aula. E ainda apresenta conceitos de como de um verdadeiro aprendizado da língua portuguesa, sendo eles: o ato de dominar as habilidades  de uso da língua em situações concretas de interação, entender e produzir enunciados, saber diferenciar as formas de expressões, utilizar metalinguagem para ensino de primeiro grau, quando a descrição da língua é necessária para alcançar o objetivo final de domínio.

Texto 2: Kleiman – Preciso ensinar o letramento?


A autora diz que o conceito de letramento é um tanto confuso, por ser um termo utilizado por diversas áreas, como didática, pedagogia, linguística aplicada e por esse motivo, ela prefere explicar antes o que o letramento não é, para que não haja duvidas. Então no primeiro momento, Angela Kleiman explica que letramento não é um método de ensino, mas baseia-se na imersão da criança, do jovem ou do adulto no mundo da escrita e da leitura. Para isso  os professores adotam práticas cotidianas em sala de aula que envolvam a constante presença de textos, livros, revistas, placas, etc, visando ampliação de vocabulário e de conhecimento e fluência de leitura do aluno.

Em segundo momento ela afirma que letramento não é alfabetzação, porém estão associados.

A alfabetização é constituída de prática, um conjunto de saberes sobre o código escrito e o processo de aquisição. Esta precisa de um ensino sistemático, diferentemente de outras práticas de letramento, onde se é possível aprender apenas olhando os outros fazerem.

Uma pessoa que saiba a função de um bilhete, de um rótulo, mesmo que marginalmente, é considerada letrada, mas não necessariamente ela é alfabetizada. Mas o letramento também não pode ser considerado uma habilidade, mesmo que seja composto de um conjunto delas e de competências.

Kleiman explica que o letramento é um conjunto de práticas de uso da escrita mais amplo do que as práticas escolares, mas que as incluem. Então, ela traça comparações entre as práticas letradas dentro e fora da escola.

A autora realça, que permitir e ajudar que os alunos deem asas à imaginação na hora da leitura de um livro é essencial para que eles contextualizem a história do livro. Unir as práticas didáticas com acontecimentos do dia-a-dia é uma boa forma de permitir que os alunos compreendam as funções dos gêneros e da escrita. Quando o foco está na prática do letramento, é menos provável que se engaje o aluno em atividades de “faz de conta”.

Então o letramento pode começar com atividades práticas simples, que visam extrair as informações dos textos. Este trabalho deve permitir também que a criança experimente diversos modos de agir por meio de manuseio e de revistas, mapas, livros à procura de informações e leituras atentas. Porém, acima disso, no contexto escolar, o letramento inclui a capacitação de leitura de textos que circulam nas mais diversas esferas sociais.

Texto 3 - Os gêneros do discurso

Bakhtin inicia a discussão reiterando a indispensabilidade da língua nas esferas que envolvem a atividade humana. Essa noção pressupõe também a diversidade das formas de uso da língua, assim como nossas demais práticas que são moldadas pelas condições e finalidades de cada contexto, o mesmo ocorre com o emprego da linguagem. São nessas formas que Bakhtin situa sua tese dos gêneros do discurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com