TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de alfabetização nas series iniciais

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 9

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO

NAS SERIES INICIAIS

Suélen polla

Prof. Orientador: Maria do Carmo de Medeiros

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 0505) – Estágio III

06/12/2014

RESUMO

Alfabetização é um processo de representação que envolve substituições gradativas (ler um objeto, uma figura ou desenho, uma palavra) onde o objetivo primordial é apreensão e compreensão do mundo, desde o que está mais próxima a criança, ao que está mais distante, visando à comunicação, a aquisição do conhecimento. Um processo bem elaborado, com objetivos e metodologias adequadas pode ter resultados futuros que definem a vida e o prazer das letras em muitas pessoas, portanto, os profissionais docentes, são considerados como atores importantes de incentivo e mediação na vida dos alunos.  

Palavras-chave: Alfabetização. Processo. Conhecimento.

1 INTRODUÇÃO

A ideia central do trabalho consiste na metodologia de ensino, dando mais importância para o letramento. Com isso, justifica-se tal escolha, pela tamanha importância que tal tema flui sobre todo o ser humano. Mais do que sempre, a realidade escolar brasileira, precisa ser alterada, seja pela dificuldade de aprendizagem que o aluno hipoteticamente tenha, seja pela falta de qualificação dos profissionais. Obviamente, dito isto de forma moderada.

Os objetivos desta demanda são diretamente proporcionais a necessidade de mudança de cenário educacional, pois sabe-se a importância que o professor tem, em dar uma formação de qualidade, e a grande influência que ele detém sobre o mesmo. Pode-se afirmar que o espelho do aluno, no começo de sua vida escolar é o professor.

O estágio foi realizado na Escola Municipal Vereador Rosalino Damiani, situada na Rua João Lavina no bairro Bel Recanto em Urussanga-SC, cuja mesma possui instalações bastante propicias a um excelente aprendizado em grupo.

O trabalho trata de tópicos relevantes a estrutura deste, sejam eles: O Processo de Alfabetização, cujo foi a área de concentração escolhida, a vivência do estagio, ou seja, de que forma ele foi realizado, trazendo consigo as expectativas de um próximo.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetização se inicia muito cedo e é muito importante na vida do cidadão, seu conceito vem mudando no decorrer do tempo. Estar alfabetizado vai além de codificar e decodificar o código lingüístico. De acordo com Ferreiro (1999, apud SCHOTTEN, 2011, p47) “A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo inicio é na maioria dos casos anterior á escola e que não termina ao finalizar a escola primária”.

No início da alfabetização a criança ainda não relaciona a fala com a escrita, as primeiras escritas infantis aparecem a partir de desenhos, linhas, bolinhas etc. Este processo vai acontecendo de forma gradativa na medida em que as crianças vão ampliando seu conhecimento.

            Ao iniciar o processo de alfabetização devemos levar em conta as situações vivenciadas pelo aluno a partir do contexto e realidade do mesmo, dando ênfase as suas experiências anteriores à escola, pois a criança já possui suas vivencias, têm uma visão e certo conhecimento sobre o mundo que o cerca. Valorizar as experiências já vivenciadas é importante para que eles possam trocar experiências e desta forma aprender uns com os outros, estimulando a reflexão, leitura e escrita. Precisamos repensar este processo para que os educandos não produzam meras cópias, criar estratégias de ensino em que as crianças tenham acesso à diversidade cultural, para tornar aprendizagem significativa.

A alfabetização não pode ser promovida de qualquer modo deve ser pensada de forma coerente e concreta, pois é o momento mais importante do processo de aprendizagem da criança. Estar alfabetizado vai além de codificar e decodificar o código linguístico é ler e escrever dentro de um contexto onde a leitura e a escrita tenham sentido e façam parte da vida do aluno, neste processo os educandos devem ter suas ideias respeitadas, pois é partir de sua própria reflexão e formulação de conceitos que se dá o processo de alfabetização.

          Para aprender a ler e escrever é preciso que a criança reflita sobre a escrita, fazendo a ligação entre o som e as letras que formam as palavras, às crianças não aprendem sozinhas aprendem através dos estímulos propostospor um mediador. De acordo com FERREIRO (1985, p.56) “[...] existem conhecimentos específicos sobre a linguagem escrita que só podem ser adquiridas através de informantes, como saber que cada letra tem um nome especifico”.

 O professor tem papel fundamental no processo de alfabetização dos alunos, trabalhando de forma a mediar o conhecimento, trabalhando com a construção da escrita dos alunos levando em conta referências teóricas e meios de despertar o aprendizado por prazer e não por obrigação, refletindo sobre sua ação, de modo a relacionar e construir também o conhecimento para si.

A compreensão do professor quanto ao processo inicial de construção da escrita é de fundamental importância na alfabetização dos alunos, esse processo ocorre geralmente quando a criança passa por um estágio de desenvolvimento complexo, no momento de descobertas, duvidas e buscas por respostas que muitas vezes não estão ao alcance de seus esquemas cognitivos, é neste momento que o educador contribui através de metodologias e práticas adequadas as necessidades de cada aluno, levando em conta que nem todos os indivíduos estão no mesmo nível de compreensão, levando os educadores a refletir de forma contributiva sobre os erros dos alunos, reflexão voltada a utilização destes erros no processo, considerando que o erro é parte do processo de aprendizagem.

A formação dos professores é uma das políticas mais importantes, pois os desafios colocados a escola exigem um patamar profissional. Além da formação inicial é preciso oferecer aos professores oportunidades de cursos, seminários, formações, palestras, entre outros.  

3 A ALFABETIZAÇÃO NAS SERIES INICIAIS

Antes dos anos 70, acreditava-se que as crianças não possuíam nenhum entendimento ou conhecimento com relação à escrita (letras), só iriam desenvolvê-lo através de métodos utilizados na escola. As professoras, durante muito tempo, defenderam a ideia de que a criança para ser alfabetizada deveria passar por testes de prontidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com