Nome da Disciplina: Psicologia da Educação
Nome da Unidade II: A importância da psicologia para a educação
Quadro Síntese
PSICOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO  | ETAPAS  | 
 - Auxilio no conhecimento das fases da evolução infantil em relação ao desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança através da psicologia do desenvolvimento, permitindo um melhor conhecimento sobre o processo de aprendizagem e sobre sua concretização.
 - Adequação das atividades pedagógicas em função do desenvolvimento infantil.
 - Auxílio da Psicologia em processos de aprendizado para crianças com necessidades educativas especiais. Tanto com crianças com capacidade cognitiva superior ou com desenvolvimento mais lento. A psicologia auxilia o docente no preparo de uma sequencia pedagógica e métodos avaliativos adequados a ser aplicado para o plano de desenvolvimento da criança com necessidades especiais.
 
  | Educação Infantil  | 
- A psicologia auxilia na alfabetização a criança, ampliando sua percepção de mundo, sendo a alfabetização um método de libertação da criança.
 - Compreensão e melhoramento do processo de alfabetização, interagindo entre o sujeito que busca aprender e com o objeto a ser aprendido, não ficando restrito a atos mecânicos de redação e operações matemáticas.
 - De acordo com Paulo Freire, a psicologia auxilia a alfabetização na orientação do processo de aprendizagem, passando de um nível de pensamento simplório a um nível organizado e crítico.
 
  | Alfabetização  | 
 - Conhecimento e aperfeiçoamento da interação aluno/professor, beneficiando tanto aluno quanto professor.
 - Auxilio no planejamento e planificação de ações que visam minimizar erros na transformação e formação do aluno, no ato educacional e na formação do professor.
 - Orientar o Professor ou futuro educador, o tornando consciente do seu poder de liderança frente ao aluno, tanto na transformação do sujeito quanto do mundo, mostrando a sua importância no processo educacional e auxiliando o docente a avaliar a sua real noção do seu objetivo como interventor do mundo.
 - Baseando-se em teorias como as de Piaget, Vygostky, entre outros, as quais demonstram as diferentes formas do processo de aprendizagem e do relacionamento com o conhecimento em cada fase da vida do aluno, o educador adquire uma melhor ferramenta para a elaboração e desenvolvimento de determinadas atividades dos processos educacionais, visando a obtenção de melhores resultados nestes processos.
 
  | Formação de Professores  |