TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o papel do professor no processo de significação da aprendizagem?

Por:   •  10/5/2019  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Qual o papel do professor no processo de significação da aprendizagem? Reflita sobre o texto e cite um exemplo na aula de matemática.

O professor durante muito tempo passava o conteúdo e os educandos tinham que memorizar e absorver sem qualquer tipo de observação. Atualmente o papel do educador não é somente disseminar a informação, mas sim junto com o educando desenvolver esse conhecimento e utilizar o que aprendeu na escola no convívio social.

Os saberes desenvolvidos na matéria de Matemática, não é somente revolver uma conta de adição e subtração, mas sim entender e desenvolver o raciocínio em identificar a situação problema que foi proposta para o educando e incentivar o mesmo a encontrar uma solução, aplicando esse conhecimento não somente em matemática, mas sim também em seu dia a dia.

No cotidiano temos que usar a matemática com muita frequência, e muitos não percebem, o professor desenvolve com os educandos metodologias que integram principalmente a matéria de matemática juntamente com outras e sua aplicações para facilitar a compreensão, uns exemplos simples:

• Vou realizar uma pequena reforma para trocar o piso da cozinha em casa e preciso saber quantos metros quadros preciso de piso comprar.

• Como o é gasto o tempo do meu dia, quantas horas eu passo trabalho, dormindo, estudado e lazer.

• Quanto de gasolina o meu carro consome por quilometro rodado.

O educando passa a não ser somente um cidadão alienado, contudo sim um capaz de entender a sociedade em que vive e como melhora-la, aplicando e construindo uma base para alcançando seus objetivos e melhorar o mundo em vive e convive.

Essa transformação do educador de deixar de ser somente um transmissor de conhecimento e sim se adaptando e utilizando o que a ao seu redor, essa mudança traz um aprendizado mais solido, construindo assim um cidadão ativo e capaz de pensar.

REFERENCIAS:

Freire, Paulo, Papel da Humanização na Educação, Disponivel em: < http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/obras/artigos/6.html> Acesso em: 16 Novembro 2017.

Souza Santos, Elenir, O Professor como Mediador no Processo Ensino Aprendizagem, Disponível em: < http://www.udemo.org.br/RevistaPP_02_05Professor.htm> Acesso em: 16 Novembro 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com