TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLETINDO SOBRE O PLANEJAMENTO

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 Introdução 3

2 Fundamentação Teórica........................................................................................4;5

3 Análise das respostas...............................................................................................6

4 Conclusão.................................................................................................................7

5 Referencias...............................................................................................................8

6 Anexos.........................................................................................9;10;11;12;13;14;15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho propicia uma reflexão sobre o planejamento e suas metodologias, com entrevistas e pesquisas, para viabilizar uma nova proposta de ensino que valoriza o ensino com um todo. Atendendo as necessidades e questionamentos existentes na área da educação, tornando a pesquisa um veiculo de comunicação e critico para conceder novas maneiras de ministrar aulas prazerosas e lúdicas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O plano de aula é importante para valorizar a aprendizagem e seus paradigmas, visa atender as necessidades dos estudantes, detalhadas no plano de ensino da unidade escolar. Têm como objetivo melhorar a qualidade e os índices do ensino. Através do plano de aula escolar, o docente programa e planejam as situações de aprendizagem que vai propor as suas crianças, e determina quais os objetivos pretendidos para cada situação de aprendizagem. Demonstra as opções desse docente diante de seu método de trabalho, que assimilam o pensar simultaneamente com o conteúdo e os sujeitos das ações que consequentemente se interagem. Podemos relacionar três itens fundamentais que norteiam o trabalho docente nas escolas: o plano de ensino, plano de aulas e plano da escola.

O planejamento possibilita ao professor, analisar e tomar decisões futuras, pois com este o docente consegue identificar os problemas, o nível da turma e realizar uma aula voltada para as verdadeiras necessidades de cada estudante. O plano de aula deve ser flexível, pois conviver com pessoas implica em mudanças diárias, sendo flexível o verdadeiro sentido e objetivo pode ser alcançado. Possibilitando ao professor analisar e tomar decisões futuras, conseguindo identificar os problemas, nivelando a turma e ministrando aulas voltadas para a realidade dos estudantes que o professor recebe. A sala da aula exige dos docentes atitudes reflexivas para criar, recriar e redirecionar ações sempre que novos interesses e necessidades imprevistas surgirem, o que ressalta a importância do professor para o momento da aprendizagem, pois este vai respeitar o tempo de aprendizagem de cada estudante valorizando cada momento.

O plano de aula tem como base itens que são fundamentais para elaboração de uma aula ou um projeto, que visa à integração e a relação do conteúdo com seus participantes: elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes, lidar com situações diversas, usar recursos que prendam a atenção dos estudantes, situações de aprendizagem lúdicas e prazerosas, realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros, objetivo geral, objetivo específico, ação didática, desenvolvimento, avaliação, conteúdo, utilizar materiais diversos adequados para cada faixa etária.

Na rotina escolar um plano de aula bem elaborador fornece aos estudantes, didáticas que valorizam a aprendizagem e suas necessidades diante das mudanças ocorridas no plano educacional, destacando ideias e materiais para novos planejamentos adequados as necessidades e realidades da turma e de seus estudantes especificamente, a aprendizagem atinge índices adequados, sendo assimilada e valorizada por todos.

Para o professor ser reflexivo e critico depende também da avaliação, pois A avaliação no planejamento é um medidor de qualidade, identificando se na aula ministrada os objetivos foram atingidos e se não foram atingidos, o diagnóstico do ensino deve ser sistemático para que essas crianças tenham uma aprendizagem proveitosa e valorizada. Proporcionando situações de aprendizagem lúdicas, interdisciplinares, que sintam prazer em realizar, sendo dinâmicas no seu conceito e execução, integrando os professores, estudantes, crianças, família x escola para propiciar uma reflexão no que é transmitido e o que é assimilado, buscando momentos significativos nas situações de aprendizagem e sanando eventuais problemas.

3. ANÁLISES DAS RESPOSTAS

Com a pesquisa realizada os momentos de planejamentos foram entendidos e identificados como fundamentais para aulas dinâmicas e prazerosas para as crianças. Com os relatos foi identificado o planejamento com a organização e os objetivos bem claros, estruturar, usar a criatividade, o trabalho com determinados conteúdos no decorrer dos períodos.

O planejamento acontece de várias maneiras, individual ou em conjunto com outras professoras da mesma serie. O planejamento é baseado na proposta do currículo da escola. São utilizados os livros didáticos adotados pela escola e outros livros de coleções que estão disponíveis na sala de aula, também são usados jogos e a caixa da matemática. Na maioria das vezes os docentes planejam na escola, com base nos conhecimentos que os alunos têm e que precisam receber.

As orientações são repassadas pela pedagoga, essas informações são referentes à forma como trabalhar a leitura, os níveis de aprendizagem, a importância de respeitar o tempo da criança. Informações para melhorias de planejamentos e informações sobre o calendário escolar. No magistério as orientações de como utilizar recursos didáticos corretamente e a estrutura de um plano de aula são essenciais pra valorizar a aprendizagem.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com