TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE PEDAGOGIA [pic 1]

MARESSA TAVARES PESSANHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 2]

Campos dos Goytacazes

2019

MARESSA TAVARES PESSANHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Patrícia Cindy Milleo Christofoli de Oliveira.

Tutor de Sala: Dayane de Azevedo Laurindo

Campos dos Goytacazes

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        12

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        25

INTRODUÇÃO

         O estágio é de muita importância para a formação profissional, a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. Essa prática pedagógica, vivenciada por alunos da licenciatura por meio do estágio curricular supervisionado, tende a oferecer oportunidades que os possibilitarão a atuar enquanto docente.

         

        Sabe-se que o estágio prepara o profissional para o mercado de trabalho, no caso específico das licenciaturas, atinge o ser humano com suas habilidades e dificuldades de aprendizagem, em alguns casos. O estágio desperta nesse profissional uma aprendizagem mais concreta. Ele aprende que a criança precisa de cuidados, mas, o educar supera as necessidades, apesar das duas condições serem fundamentais.

        Sendo assim, a importância do estágio na formação do professor contribui para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola  Jardim de Infância Santo Amaro está situada na Rua Alonso Barreto Christie, 103 - Parque Santo Amaro, na cidade de Campos dos Goytacazes- RJ. A escola existe á 35 anos, funcionando em turno matutino e vespertino, sob a direção de Gisela Maria Crespo de Azevedo. A instituição atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

É um centro educativo que harmoniza fé, cultura e vida. Cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social

A instituição conta com uma completa infra-estrutura: possui 10 salas de aulas; sala de informática; quadra; pátio; coordenação; secretaria; banheiros masculinos e femininos.

A instituição conta com aproximadamente 400 alunos matriculados e com 35 funcionários.

Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas.

As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.

.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Diário de observação

Nº 1

Instituição: Jardim de Infância e Escola Santo Amaro

Data: 28/03/2019

Início/término da aula: 07h30min – 11h30min

Professor (a) regente: Gisela Maria Crespo de Azevedo

Nível/Ano: 1° ano

Estagiário (a): Maressa Tavares Pessanha

Relatório

        No primeiro dia do estágio, conversei um pouco com a professora antes de me dirigir para a sala d aula. A sala é espaçosa para a quantidade de crianças, importante para o bom desenvolvimento das atividades com quantidade suficiente de mesas e cadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com