TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO DA ESDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

DANIELE CRISTINE DE CARVALHO MORESI LIMA

RU -1064927- 20014/12.

        

ESTAGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

VOLTA REDONDA

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

DANIELE CRISTINE DE CARVALHO MORESI LIMA

RU -1064927- 20014/12.

ESTAGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL .

Apresentando à  UTA   -

Infância e Ludicidade, no

 curso de Pedagogia

Tutor local: Aparecida

Polo de Apoio

 Presencial: Volta Redonda RJ

Centro Associado: Curitiba

VOLTA REDONDA

2016

DEDICATÓRIA

Dedico esta oportunidade de estágio, assim como a decorrente graduação de Pedagogia, primeiramente a Deus, pois sem Ele nada do que eu consegui alcançar até aqui seria possível, e depois ao meu esposo e filha que sempre me apóiam em tudo , com compreensão, carinho, companheirismo e paciência. Ao pólo de apoio de Volta Redonda, a tutora Maria Aparecida sempre tão atenciosa, a coordenadora e a todos que de alguma forma contribuíram para que eu concluísse mais esta etapa, meus sinceros agradecimentos.


INTRODUÇÃO

            O presente relatório de Estágio Supervisionado em Educação Infantil , visa descrever as atividades e experiências desenvolvidas, assim como as aprendizagens dentro do ambiente escolar.

        A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, que atende a faixa etária de zero aos seis anos de idade, e tem a finalidade de desenvolver na criança uma imagem positiva de si, reconhecendo o seu próprio corpo, brincando, expressando suas emoções e seus sentimentos, socializando-se com seus amigos, professores e todos funcionários da escola.

        A Educação Infantil tem seu direito reconhecido através da Constituição Federal de 1988, na LDB – Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96, que garante como um direito da criança e um dever do Estado, a permanência das crianças nesta faixa etária em creches, pré-escolas ou Centros de Educação Infantil, pois é nesta etapa da vida que o Ser Humano inicia o processo de construção do conhecimento, de forma lúdica com aprendizagens e descobertas.

        Com esse foco iniciei meu estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Therezinha Duarte de Faria , observando o cotidiano escolar, desde os funcionários, os alunos e suas famílias, enfim toda a comunidade escolar envolvida.

        


O estágio no Centro de Educação Infantil  

            O  Centro Municipal de Educação Infantil  Therezinha  Duarte de Faria, está situada na Rua Prefeito Faria Lima ,  n° 87 Eucaliptal, Volta  Redonda/RJ.O Centro de Educação  tem matriculado 247 alunos, desse número  7 são alunos em processo de inclusão. Possui em sua grade de funcionários 13 professores, 5 auxiliares de educação, 2 serventes, 2 cozinheiras, 01 secretaria, 01 diretora, 01 diretora adjunta e 02 Coordenadoras Pedagógicas.

Os estudantes estão distribuídos em 10 turmas funcionando no horário matutino e vespertino.

            A escola conta com uma sala de informática, uma sala de estimulação, sala de vídeo com telão e com acervo de livros.

Possui também dois banheiros infantis masculino e feminino e  um banheiro com adaptação para deficientes, 2 banheiros para funcionários, área de serviço, armário amplo para guardar merenda, depósito para almoxarifado.

 As salas são muito pequenas..A escola ainda tem uma área de recreação com brinquedos e com grama sintética , cozinha, refeitório, direção coordenação, secretaria.

           A escola contempla os seus alunos com creche ( maternal 1, 2 e 3) e pré-escola ( 1º e 2º período ). As turmas estão cheias, principalmente os da pré-escola, cada turma com aproximadamente 28 alunos.

            O PPP, Projeto Político Pedagógico, deve justamente estar para oferecer no que visa os cunhos pedagógicos estruturais da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo social dos educandos matriculados na Unidade Escolar.

            O PPP tem uma vigência de O5 anos, depois precisa ser visto, revisto analisado, para saber o que deve continuar, ou que devemos reestruturar para elevar não só a aprendizagem, mas também o perfil do estudante que faz uso das praticas oferecidas nesse regimento. O PPP, da Escola que estagiamos foi refeito no ano anterior, pois se trata de uma escola que fora inaugurada no ano de 2015. Tendo a participação de todos os seguimentos da escola: Professores, Conselho Escolar, Administrativo, Apoio e Comunidade, todos contribuíram para que o Projeto Político Pedagógico chegasse o mais próximo possível da realidade da Escola.

Segundo Libâneo (2001, p.125), o projeto pedagógico “deve ser compreendido como instrumento e processo de organização da escola”, tendo em conta as características do instituído e do instituinte.

            Por isso na formulação foram considerados os aspectos sócio cultural, a pluralidade cultural, as tendências construtivistas na Educação, a inclusão escolar.

           O projeto político-pedagógico é práxis, ou seja, ação humana transformadora, resultado de um planejamento dialógico, resistência e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrática, centralizada e descendente.Visamos a ação-reflexao-ação, que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola exercem nos demais níveis educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com