TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  25/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.996 Palavras (16 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL Módulo C FASE II - 2016

CARAPICUÍBA 2016

RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio Supervisionado – Educação Infantil, apresentado a UTA – INFÂNCIA E LUDICIDADE - Fase II, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Luana Aparecida Alves Centro Associado: Carapicuíba - SP

CARAPICUÍBA 2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. DESENVOLVIMENTO        4
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

ANEXO        17

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se às atividades desenvolvidas durante o Estagio Supervisionado de Educação Infantil. A prática educativa na formação docente é parte da trajetória acadêmica, a qual se torna uma exigência na relação teoria- prática, possibilitando um contato mais direto com a atividade educativa. Este trabalho foi realizado no mês de novembro de 2016 na Escola Municipal de Educação Infantil Antônia Pereira de Magalhães pela aluna do curso de licenciatura em pedagogia, Irene Mota dos Santos de Souza.

A Educação infantil é parte da educação básica de ensino e tem um papel importante, pois é o nível de ensino que favorece o desenvolvimento da criança. É relevante para a formação docente conhecer a práxis que envolve a atuação do professor na educação infantil.

Os objetivos do estágio são: Observar, criar, planejar, compreender e realizar situações didáticas e eficazes, para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando seus conhecimentos nas áreas e disciplinas que fundamentam tais atividades.

O estágio é muito importante para a formação acadêmica, pois é o momento que o estudante tem o primeiro contato com o seu mercado de trabalho, permitindo ao estagiário vivenciar o que foi estudado nos livros. Outros aspecto a serem destacados se refere ao fato de que a formação docente realizada no curso de Pedagogia, de forma específica por meio do Estágio de Educação Infantil, pode favorecer a identidade docente dos futuros profissionais.

A metodologia adotada foi a coleta de dados teóricos, pesquisa de campo e observados na escola estagiada EMEI Antônia Pereira De Magalhães e bibliográficas qualitativas, por meio de consultas dos livros da Uta Infância e Ludicidade.

No relatório de estágio contém introdução, localização e caracterização estrutural da escola, concepção da escola, analise critica, descrição da sala aula estagiada, perfil dos professores da turma estagiada, descrição das aulas observadas, plano de aula, referencias utilizadas, e considerações finais.

  1. INSTITUIÇÃO ESCOLAR ESTAGIADA

  1. DESCRIÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA:

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal De Educação Infantil Antônia Pereira Magalhães, situada à Rua Lizarda, número 470, no bairro Ariston, CEP 06395-29 localizada na cidade de Carapicuíba, no estado de São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (11)41821171 e do e-mail emeivotonha@gmail.com. O numero de funcionários que trabalham na escola são 25 professores, 10 auxiliares de salas, 15 estagiárias, 05 merendeiras, 05 auxiliares de serviços gerais, 01 secretária, 01 coordenadora pedagógica, 01vice diretora, 01 diretora, no total de 64 funcionários.

A escola oferta atendimento nos níveis de educação infantil, nos períodos matutinos, vespertinos e noturnos das7h às 20h30 com crianças de 06 meses a 03 anos e de 04 a 05 anos, atende a um número total de 456 alunos sendo 232 alunos creches e 224 pré I e pré II, desses números, 07 são alunos de inclusão.

O estágio foi realizado do dia 03 de novembro de 2016 a 18 de novembro de 2016 no turno da tarde das 13h às 17h sendo observada a turma Maternal ll idade 03 anos.

  1. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO

A concepção pedagógica, qual o processo que a fundamenta, tem como meta a construção de uma equipe de qualidade, citando como foco principal a evolução e a conquista de resultados positivos, tais como a socialização da criança que tinham dificuldade de interagir, evolução na fala, na coordenação motora, e o conhecimento de espaço com criança de 06 meses a 03 anos e quantidade, reconhecimento das letras e do próprio nome, por parte significativa de crianças de 04 e 05 anos.

Há uma participação importante de toda a equipe escolar para que seja desenvolvido um trabalho de qualidade, estas propostas visam colaborar para que o trabalho se torne ainda mais dinâmico e coletivo, tendo como eixos norteadores à qualidade do ensino, o respeito, a participação, o coletivismo e a flexibilidade de estar preparado para novas ideias, estando pronto para incorporá-las sempre que possível e necessário ao plano de trabalho de uma forma dinâmica para melhor

atender as metas educacionais que a unidade oferece provendo o respeito individual e coletivo das fases da Educação Infantil.

A concepção homens no desenvolvimento das práticas educacionais, em suas múltiplas e históricas necessidades, sejam considerados como sujeito do processo educativo.

A concepção educacional da escola, baseada nos princípios legais emanados da Constituição Federal e constituição Estadual, PCNs e demais legislação pertinentes, formalizam um compromisso com alunos, seus familiares e comunidade local. Esse compromisso se caracteriza principalmente na busca de uma melhoria na qualidade de ensino, proporcionando o desenvolvimento físico, psíquico, espiritual e cultural do aluno para integrá-lo na sociedade como cidadão crítico e participativo. Para tanto, a escola não mede esforços no sentido de garantir o acesso e a permanência do aluno, bem como a ampla participação dos pais e comunidade local no desenvolvimento de suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (487.7 Kb)   docx (395.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com