TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio supervisionado educação infantil

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.957 Palavras (16 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ALEXANDRA CUSTODIO JOAQUIM RA 9372325660

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DE PEDAGOGIA

CAMPINAS - SÃO PAULO

2015

[pic 2]

ALEXANDRA CUSTÓDIO JOAQUIM RA 9372325660

ELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DE PEDAGOGIA

“Relatório de Estágio apresentado ao Curso de PEDAGOGIA do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado.”

CAMPINAS - SÃO PAULO

2015

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno................................................................01

Introdução...............................................................................................02

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado –

Educação Infantil

1 – Observação e Interação na escola......................................................03

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola........................................................................................................08

3 – Plano de aula.......................................................................................09

4 – Regência..............................................................................................10

Considerações Finais..............................................................................11

Referências Bibliográficas......................................................................12

[pic 4]

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: Alexandra Custodio Joaquim

RA: 9372325660

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º Semestre

Ano: 2015

Início do estágio: 14/09/2015

Término do Estágio: 24/09/2015

INTRODUÇÃO
       O trabalho de estágio supervisionado docência nos anos Iniciais do Ensino na Educação Infantil, aqui apresentado, e  realizado na Escola Vertical Ltda EPP, situada na cidade de Campinas sub Distrito de Sousas, na região central da cidadezinha e tem como foco complementar a teoria pedagógica através da prática vivenciada no estágio, preparando o acadêmico para o trabalho produtivo.
      O Ensino  dentro da Educação Infantil compreende a modalidade educacional que mais mudanças passou desde sua implantação, tanto em relação à duração e à idade de ingresso das crianças, quanto ao currículo escolar.

A Escola Vertical Ltda EPP é particular e tem sete professoras, distribuídas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e ainda conta com mais cinco funcionárias, todas educando um número de 150 alunos.
             As observações da prática docente se realizaram na sala da turma da educação infantil, onde a relação professor-aluno acontece com respeito e afetividade. A sala é composta por pouco mais de 10 alunos assistidos por uma professora.
           Foi observado também, durante o estágio, o Projeto Político Pedagógico da escola e o trabalho da coordenadora pedagógica, que realiza suas funções buscando sempre relacionar a teoria e a prática, para cada vez mais melhorar o ensino desta instituição.
         Assim, todas as pesquisas e as observações realizadas na escola evidenciam sua preocupação em executar um trabalho responsável, que vise à promoção do desenvolvimento integral de seus alunos.

Atividades 1  Observação e Interação na Escola
         

   As atividades de orientação do estágio supervisionado obrigatório possibilitam um melhor esclarecimento quanto a sua realização, já que orienta o acadêmico sobre a lei e as resoluções que normatizam essa disciplina.
            O estágio supervisionado é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
            Foram dadas também orientações sobre a documentação a ser preenchida e os procedimentos éticos que o aluno estagiário deve assumir, tendo sempre sigilo sobre as informações obtidas na escola e interação no ambiente escolar com comportamento respeitoso e afetivo, comprometendo-se com as atividades propostas para concluir as etapas do estágio supervisionado.
           Através do estágio o acadêmico utiliza todo o seu conhecimento dentro de uma prática que irá nortear ainda mais a sua formação pedagógica a fim de se preparar para o mercado de trabalho com uma atuação transformadora.

Dentro da rotina diária a escola trabalha com projetos, que é realizado durante todo o ano com a participação de todas as séries, adequando o conteúdo conforme a etapa educacional.
           A ação pedagógica do Colégio acontece através de atividades que permitam desenvolver a pesquisa, o lúdico, a organização do trabalho individual e coletivo dentro e fora do ambiente escolar, visando a qualidade e a didática. Assim, é entendido que a ação pedagógica é baseada na Metodologia de Projetos e/ou eixos temáticos como forma de levar o aluno a construir o seu conhecimento, tendo uma participação crítica em seu próprio ambiente.
          Os conteúdos escolares estão em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico e, são organizados de forma didática por áreas de conhecimento, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais.
        No desenvolvimento da metodologia são utilizados os seguintes recursos: filmes que abordam os temas discutidos, som, fitas e CDs com músicas que abordam temas diversos, mapas, globos, filmadora, máquina fotográfica, livros literários, dicionários, materiais alternativos (jornais, revistas e gibis), modelagem, pintura, maquetes, jogos pedagógicos, pesquisas, entrevistas, painéis, gráficos, etc.
           O Colégio segue a Pedagogia Crítica Social dos Conteúdos, assegurando a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, e aprecia também a Pedagogia Sócio-Interacionista, dando enfoque social e se referindo à maneira como se devem entender as relações entre desenvolvimento e aprendizagem.
          A relação professor-aluno acontece num clima harmonioso. O professor procura não só se preocupar com o conhecimento através da absorção de informação, mas também pelo processo de construção da cidadania dos alunos. Ele procura compreender, numa relação empática, os sentimentos e os problemas de seus alunos e tentar levá-los à autorrealização.
         Na escola a participação dos pais é garantida através do direito de sugerir, questionar as ações, propor alternativas, expor suas expectativas com relação à escola, inteirar-se das ações desenvolvidas, dos projetos de trabalho, do aproveitamento dos alunos, enfim, de todas as ações que envolvem a dimensão pedagógica ou que incidem de alguma forma sobre a qualidade do serviço oferecido pela escola.
          A avaliação compreende características de investigação e diagnóstico de ensino-aprendizagem, tornando-se uma prática pedagógica para analisar as dificuldades dos alunos e dos professores, com o objetivo de melhorar o desempenho geral da escola.
          Portanto, a avaliação é um processo para acompanhar o desenvolvimento do aluno, ou seja, da aquisição de competências e habilidades necessárias à sua formação. Processo para verificar a eficiência do trabalho docente, permitindo corrigir e rever ações em busca de uma adequação necessária às características do aluno.
          Assim, a escola, ao tomar para si, o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, busca eleger, como objeto de ensino, conteúdos que tenham relação às questões sociais, marcando cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação ajudem o aluno a exercer seus direitos e deveres diante a sociedade.
Durante as observações, a professora não se sentiu incomodada com a presença de um estagiário, mas considerou aquele momento como forma de auxiliá-lo em suas tarefas. Permitiu então um envolvimento maior na resolução das atividades dos alunos e nas explicações dos conteúdos aplicados nos período de observação.
              A coordenação facilitou o envolvimento com a escola durante a recreação, onde foram desenvolvidas diversas brincadeiras com todos os alunos da escola. A coordenadora também foi atenciosa na entrevista realizada e na disposição do Projeto Político Pedagógico da escola.
Percebe-se que a escola apesar de ser particular, permite a presença de estagiários e os recebe muito bem, dando oportunidades de intervenção e envolvimento com os assuntos da escola. Assim sendo, é uma escola que está aberta às novas teorias educacionais, mantendo sempre um espaço acolhedor e alfabetizador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (289.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com