TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LUISA GABRIELA MIRANDA PEREIRA - 6949483080

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA

SÃO BERNARDO DO CAMPO – SÃO PAULO

2014

[pic 2]

LUISA GABRIELA MIRANDA PEREIRA - 6949483080

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA

Relatório de Estágio apresentado ao Curso

de Pedagogia do Centro de Educação a

Distância - CEAD da Universidade

Anhanguera UNIDERP como requisito

obrigatório para cumprimento da disciplina de

Estágio Supervisionado de Educação Infantil.

SÃO BERNARDO DO CAMPO – SÃO PAULO

2014

[pic 3]

 

Nome do Estagiário: Luisa Gabriela Miranda Pereira

RA: 6949483080

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º semestre

Ano: 2014

Início do estágio: 06 / 10 /2014

Término do Estágio: 17 /10 / 2014

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantil foi realizado na escola de educação infantil – Instituto Catavento, localizada no município de São Bernardo do Campo, São Paulo, no período de 06/10/2014 à 17/10/2014 no período vespertino, na sala de alunos de dois anos de idade.

A instituição particular atende crianças do berçário a alunos de cinco anos de idade, uma escola bem organizada, segura, limpa, um ambiente educativo bem alegre e estimulante, com profissionais que valorizam a afetividade e a autoestima; também desenvolvem um bom trabalho pedagógico repleto de atividades lúdicas.

O estágio em educação infantil foi primordial, pois através dele que o estudante de pedagogia estabelece a relação entre teoria e a prática, momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no curso, aprimorar a prática em sala de aula, aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho; quando se observa adquiri-se experiência.

Com o estágio foi possível vivenciar a escolha de ser professora, ter contato com a realidade da nossa futura profissão, foi o tempo de observar, conhecer, aprender, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente, alguns momentos repletos de alegria e de realização com as crianças, onde elas ansiosas pela vida, pela descoberta do saber.


DESENVOLVIMENTO 1:

TURMA MATERNAL: 2 ANOS

Nesta escola de educação infantil “Catavento”, onde vivenciei meu estágio supervisionado, uma instituição particular com crianças do berçário até cinco anos de idade. As crianças são recebidas no portão com muito carinho e encaminhadas para suas salas.

A escola fica bem localizada, organizada, limpa, bem decorada, nas paredes há personagens da Disney pintados e também da turma da Mônica. Os espaços pedagógicos como a brinquedoteca, sala de artes, mini-biblioteca, videoteca, espaço para recreação, refeitório etc. Também tem aulas especificas de inglês, música, judô e ballet.

A direção e a coordenação foram bem atenciosas comigo, apresentando os funcionários, os professores, as assistentes, todo ambiente escolar; também o projeto político pedagógico – ppp 2014 – onde as brincadeiras são baseadas no Kishimoto e autonomia baseado em Kant, utilizam o método construtivista.

O inicio do meu estágio foi na “semana da criança”. Um sonho!! A escola estava em festa, tudo bem decorado para esta festividade. Tinha muitas bexigas por toda parte, havia pula-pula, brinquedo inflável para escorregar, pintura no rosto. Teve piquenique com cachorro quente, sorvete, pastel, pipoca, algodão-doce, as professoras representaram um teatrinho e a semana da criança foi finalizada com uma festa a fantasia!!! Ah que delicia ser criança!!

Após o piquenique, houve a higiene, foram ao banheiro e depois para sala de aula, onde realizaram uma atividade no caderno de desenho. A professora leu uma poesia referente ao dia das crianças, colaram a poesia em seus cadernos e fizeram um desenho referente à mesma.

DESENVOLVIMENTO 2:

FORMAS GEOMÉTRICAS

 

        Fiquei com a turma de dois anos de idade que eram os “xodozinhos” da escola. As crianças são recebidas no portão, esperam os amiguinhos chegarem à sala de vídeo, quando todos chegam a professora e a assistente vão para a sala. Uma sala homogênea com quatro meninos e quatro meninas.

        A sala era mobiliada da seguinte forma: dois armários coloridos, duas mesinhas e oito cadeirinhas, lousa, painel, calendário, alfabeto de EVA colado na parede, os números de 0 a 9 pintados na parede, um varal para pendurar os trabalhinhos, uma cartolina com as mãozinhas carimbadas e no meio da mão havia uma foto deles, que toda hora um aluno mostrava a foto e falava o nome dele ou do amigo. Uma graça!

        O ambiente da sala era bem alegre com tapete de EVA com as letras do alfabeto, havia uma caixa de brinquedos, uma prateleira com livros de plástico na altura deles, monta-monta, brinquedos de encaixe etc.

        No inicio da aula a professora coloca a data na lousa, especifica a rotina, coloca o nome deles, desenha quantos meninos e quantas meninas vieram e escreve os nomes dos que faltaram, com um rostinho bem triste. Desenhava se estava sol ou chovendo, eles eram bem participativos, pois ela ia perguntando e incentivando eles a responder.

        Depois ela sentava com eles nas cadeirinhas, outras vezes em roda no tapete, cantam a música da entrada com o nome de cada aluno e várias outras músicas.

Fez-se uma atividade de matemática da apostila da Positivo – leu um pequeno texto sobre as formas geométrica, depois mostrou as formas em EVA, o circulo, o triângulo e o quadrado que eles manusear; eles picaram vários papéis e colaram para preencher as figuras impressas na apostila. A maioria colou fora, alguns próximos, ela respeitou o posicionamento de cada um, mesmo dando as dividas explicações no inicio.

DESENVOLVIMENTO 3:

LEITURA “OS TRÊS PORQUINHOS”

A entrada das crianças, a rotina na lousa e depois cantar sempre foram iguais. Na observação da aula nota-se que as crianças mesmo em tenra idade são participativas, falantes e curiosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (99.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com