TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

           UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

_________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE

TAYLA MUELLER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Gramado

2017

TAYLA MUELLER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Simone Diniz da Silva

Tutor de sala: Jordana Dias de Castro

Gramado

2017


 
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO NO FÓRUM DA DISCIPLINA        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE        14

1 INTRODUÇÃO

        O estágio curricular obrigatório dos Anos Iniciais foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi, localizada em Gramado- Rio Grande do Sul, tendo como orientadora a Professora Adriana Ana Méri Wammes Maatozo, meu projeto foi realizado sobre a Gincana do Saber. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o significado do brincar juntamente com o aprender, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil.

Com este estágio, pretendo aprofundar os conhecimentos adquiridos na Unopar e confrontá-los  com a  realidade na prática.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Realizei meu estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi, localizada na R. C, 55, bairro Várzea Grande em Gramado-RS. A escola possui Pré A/B/C, 1° Ano A/B, 2° Ano, 3° Ano, 4° Ano A/B, 5° Ano A/B/C, 6° Ano A/B/C, 7° Ano A/B/C, 8° Ano A/B e 9° Ano, além, das turmas de EJA das totalidades 2, 3 e 4, atualmente atende 511 alunos do bairro Várzea Grande e seus arredores, tendo em vista que a população média deste bairro é de aproximadamente 13mil habitantes.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

                O estágio supervisionado visa fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios metodológicos permitindo uma visão ampla da parte organizacional, promovendo a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, planejamento e execução do trabalho realizado pelo gestor, junto a comunidade e o Projeto Político Pedagógico.

                Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processo educativo escolar, visando compreender como se da o desenvolvimento físico e cognitivo do educando.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi, está situada na rua C, 55, bairro Várzea Grande em Gramado-RS. Possui turno matutino, vespertino e noturno, de segunda à sexta-feira.

A escola possui Pré, 1° Ano, 2° Ano, 3° Ano, 4° Ano, 5° Ano, 6° Ano, 7° Ano, 8° Ano, EJA nas totalidades: 2 ( pós alfabetização), 3 ( anos iniciais) e 4 ( anos finais).  E conta com diretora, 3 vices, supervisora pedagógica, professores de séries iniciais, professores de anos finais, professora de apoio, monitores, auxilhar de limpeza , cozinheiras, secretária, bibliotecaria, porteiro, totalizando 47 funcionários. No momento a escola possui salas de aula equipadas com ar condicionado e data show, também possui banheiros infantis masculino e feminino, ambos possuem acesso para deficientes, banheiro para os funcionários, sala dos professores, uma cozinha, um refeitório, pátio interno, pátio externo, uma biblioteca, sala de informática, pavilhão para a prática de esportes, auditório, secretaria e sala da direção.

Atualmente a escola atende 511 alunos e atende perfeitamente a popolução das proximidades, população essa que possui uma realidade sócio econômica diversificada, a maioria dos pais busca o seu sustento familiar trabalhando em hotéis, restaurantes, lojas e fábricas de chocolate.

A escola possui uma função social muito importante na comunidade, os alunos são muito bem atendidos, e a relação com os pais é muito boa e tranquila. A comunidade sempre é convidada a participar das reuniões e das  festividades que constam no planejamento escolar e a escola possui CPM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (434.9 Kb)   docx (354 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com