TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE

ANA CLÁUDIA DE ALMEIDA DUTRA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOII –

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Rio de Janeiro

2017

ANA CLÁUDIA DE ALMEIDA DUTRA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

– ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pedagogia   da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Relatório de Estágio apresentado ao curso Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza Tutor eletrônico: Regina Maria Rodrigues

                                            Tutor de sala: Brenda Serafim Ribeiro

Rio de Janeiro

2017


 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO ....................................................................................................05

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL...............................05

  • CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06
  • CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        06
  • A ROTINA        07
  • PROJETO DE  INTERVENÇÃO
  • Introdução        08
  • Dados Gerais do Projeto        08
  • Referencial Teórico        10
  • Planos de Aula da Intervenção        12
  • Relato da Aplicação da Intervenção        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

MOSTRA DE ESTÁGIO NO FÓRUM DA DISCIPLINA        20

REFERÊNCIAS        21


1 INTRODUÇÃO

A alimentação de uma criança é muito importante, pois é na infância que se cria os hábitos alimentares saudáveis. Conforme vão crescendo , as crianças começam a se alimentar fora de casa. Com isso é de suma importância que seja inserida na rotina das crianças em nossas escolas, uma de alimentação saudável. Para que dessa forma possa ser destruída de forma gradativa a cultura do lanche rápido, rico em gorduras e pobre em nutrientes, evitando assim, prejudicar a saúde das crianças. Para ter uma conscientização da importância de uma alimentação saudável, foi elaborado um projeto onde os bons hábitos foram evidenciados e passados para as crianças de forma lúdica, com muitas brincadeiras e participação ativa dos alunos.

                

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOII: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

             O estágio foi no CIEP 10.19.210 ALBERTO PASQUALINE, localizado na rua Cilon Cunha Brum em Santa Cruz, Rio de Janeiro.  

              O CIEP  atende crianças do primeiro seguimento do ensino fundamental e o PEJA ( noturno). A Instituição é pública, existente no local desde há 26 anos. A escola é localizada em uma comunidade, tem uma boa infra-estrutura e o mobiliário das salas de aula estão de acordo com as necessidades dos alunos. Inclusive os sanitários são adaptados para os alunos incluídos que são cadeirantes.

 

2.1  A Importância do Estágio para a Formação Profissional

                   É por meio do estágio que se obtem o entendimento do funcionamento da prática escolar. É observado conflitos e como são resolvidos, entende-se como é a prática escolar. Por meio da observação e da prática, se é submergido em um mundo de conflitos, situações onde requer paciência e perspicácia.

 

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1  O CIEP ALBERTO PASQUALINE atende alunos do primeiro seguimento ( 1° ao 5° ano ) é de turno único, 07:30 às 14:30. O PEJA ( noturno ) atende alunos do 1° ao 9° ano. O CIEP funciona há mais ou menos 25 anos, possui em torno de 1500 alunos, 100 funcionários, entre professores, garis, agentes de apoio, inspetores, porteiros, cozinheiras, entre outros. A escola funciona no mínimo 200 dias letivos no ano.  A escola possui 30 salas de aula, secretaria, pátios, cozinha com refeitório, sanitários femininos e masculinos, sala de leitura, quadra poli esportiva que está precisando de reformas. Na escola possui um projeto chamado Mais Educação, onde se é feito atividades extras curriculares, tais como judô, capoeira, fazer e cuidar da horta.

3. 2  A Rotina Observada  

A rotina no CIEP é seguida da seguinte forma : toda segunda-feira é cantado o hino nacional e o hino do estado do Rio de Janeiro, logo após os alunos da educação infantil são encaminhados para o desjejum e os demais alunos para as salas de aula aguardar o horário de seu desjejum. O CIEP também oferece almoço, e lanche para os alunos de turno único. De terça- feira a sexta-feira a rotina de alimentação é seguida a risca. Tem aulas de educação física, artes, inglês. Pude perceber que há a acolhida no pátio, já na sala de aula  as crianças cantam  uma música de bom dia.  

  As atividades são iniciadas com uma  conversa ou uma história, sempre com incentivo da participação dos alunos e correção das atividades de casa. A TV e o dada show são usados para algumas atividades. Algumas atividades são realizadas por meio de jogos pedagógicos. Existe turma com estagiário, mas só se tiver aluno incluído.

  Durante o estágio foi desenvolvido atividades tais como : leitura de livros, brincadeiras, pinturas com tinta guache, boas maneiras, palavrinhas mágicas, alimentação,atividades pedagógicas no caderno, desenho livre, a importância da higiene, recorte e colagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com