TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  1.088 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

           UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

_________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE

KATIUÇA PROENÇA SARDINHA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

MOGI DAS CRUZES

2017

KATIUÇA PROENÇA SARDINHA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Sandra Regina Cunha Perini

Tutor de sala: Gelci Maria Cardoso Maneira

MOGI DAS CRUZES

2017

 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução        08

4.2 Dados Gerais do Projeto        08

4.3 Referencial Teórico        09

4.4 Planos de Aula da Intervenção        09

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        13

MOSTRA DE ESTÁGIO NO FÓRUM DA DISCIPLINA        14

REFERÊNCIAS        15


1 INTRODUÇÃO

O estágio será realizado na Escola Municipal Joaquim Perpetuo, na turma do 2º ano do ensino fundamental I.

Para esse, o relatório será composto de descrições e observações e das experiências vivenciadas na regência da sala e aula.

Trabalhando junto com as crianças datas comemorativas de acordo com o mês do estágio, dando destaque ao descobrimento do nosso País. O tema escolhido por mim junto a professora responsável pela turma. Brasil o meu país.

Assim podendo aprimorar o meu conhecimento e experiência em vivenciar tamanha data de estrema importância para o enriquecimento do aprendizado das crianças de maneira alegre e comunicativa de ensinar com prazer.

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

A experiência do estágio é essencial para a formação do aluno, podendo assim vivenciar de maneira pratica o dia a dia da sala de aula, e a oportunidade de crescimento pessoal e profissional podendo pôr em pratica o que se adquire da teoria na Universidade.

No estágio supervisionado no ensino fundamenta 2 com a turma do 2º ano , tive  a oportunidade de mostrar minha criatividade, podendo desenvolver projetos para a melhoria do ensino.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

  1. Caracterizações do Campo de Estágio
  • Escola Municipal Joaquim Perpetuo fica localizada na cidade de Itaquaquecetuba, fundada em 1974, portanto uma instituição antiga no bairro onde está estabelecida, mas no ano de 2007 foi municipalizada, passando a ser administrada pelo próprio município de Itaquaquecetuba onde oferece uma oferta de ensino do Ensino Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
  • A escola se identifica com tendência pedagógica, critico social, dos conteúdos, partindo da relação direta da experiência do aluno. Considerando o papel do aluno como participador e professor como mediador entre o saber, propondo levar o indivíduo a compreender o mundo como ele e.
  • O planejamento e feito com base no referencial curricular PPP.Projeto Político Pedagógico , planejamento feito anualmente.
  • A sala tem em média 35 alunos, número máximo exigido.
  • Ela recebe alunos da comunidade, sendo a grande maioria de classe média baixa, onde esses alunos tem os pais trabalhando fora quase com tempo integral.
  • Não tem problemas com espaço, composta por 10 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva refeitório. Hoje atende 760 crianças e tem um quadro de funcionário de 30 pessoas entre direção até serviços gerais

3. 2 A Rotina Observada  

  • As crianças chegam na escola no horário de entrada as 7 horas, da manhã, onde os portões são abertos e tempo de tolerância de 5 minutos.
  • Logo após no refeitório e oferecido a eles o café da manhã, geralmente leite com bolacha ou pão, mas eles não são obrigados a tomar, somente aqueles que querem, mas percebi que na grande maioria aceita o café. Logo são direcionados pelo inspetor a se dirigirem a sala de aula onde a professora já os está aguardando para o início das atividades. Cada turma se organiza de maneira diferentes em sala de aula
  • Ela sempre começa com a lousa colocando de maneira simples o calendário do dia, onde sita o mês, dia, ano, o nome da professora e com esta o dia, assim os alunos copiam em seus cadernos de atividades onde já começa trabalhando a escrita, em seguida apresenta uma leitura as vezes feita pelo professor e outra vezes compartilhada, com exercícios baseado no texto onde ela faz atividades com palavras fatiadas encontrada no texto. Após o sinal eles vão ao refeitório onde mais uma vez e oferecido a eles a refeição, com tempo de duração de 20 minutos, onde são observados por um profissional responsável pelo pátio, tu tens liberdade de comer, brincar, conversar até o momento do retorno a sala de aula.
  • O professor tem uma sala especial p para eles, onde fazem suas refeições e trocam experiências vividas, aqui observei que a equipe e muito unida e procura sempre ajudar um ao outro junto com a direção da escola.
  • Assim após o intervalo o professor procura trabalhar outras matérias importantes do eixo da educação, sendo que de acordo com o planejamento feito, como por base matemática, educação social, educação física e artes.
  • Os alunos são liberados as 11:20 da manhã para retorno a sua casa, tendo o responsável pela criança indo retirá-la e sala de aula com a autorização do professor responsável.

                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com