TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.928 Palavras (24 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 24

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JERUSA FIDELES DA CUNHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 1]

Mantena

2018

JERUSA FIDELES DA CUNHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Nathalia Alves da Silva

Tutor de sala: Sindalva Maria Alves

Mantena

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        9

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        10

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        11

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        14

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA        19

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        33

CONSIDERAÇÕES FINAIS        39

REFERÊNCIAS..........................................................................................................41

ANEXOS....................................................................................................................42

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como foco principal cumprir as normas obrigatorias do estágio supervisionado na escola Municipal Mário Rigamont, situado na Rua Pastor José Fabrício, Nº 315 – Santo Antônio, Mantena MG, onde fui recebida muito bem pelo corpo docente da instituição, para colocar em pratica tudo que foi visto durante o semestre.

Optei pelo tema Dia do Índio, pois é de suma importancia que as crianças possam compreender sobre a cultura indígena e conhecer alguns costumes e hábitos dos índios no Brasil.

O objetivo geral é favorecer o conhecimento de cada aluno, de forma que possam compreender e a respeitar as manifestações culturais indíginas, e promover a conscientização dos alunos a respeito da desigualdade racial.

considerando os conhecimentos e valores culturais que as crianças já trazem com ela, de forma a possibilitar o conhecimentos de culturas que fazem parte do nosso Brasil.

Os conteúdos propostos são linguagem oral e escrita, Historia, geografia, matematica, utilizado por meio de conversas, comunicações, pesquisas, interpretação de texto e atividades aprofundadas sobre o assunto.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 

Nome da Instituição: Escola Municipal Mário Rigamont

Endereço: Rua Pastor José Fabrício, Nº 315 – Santo Antônio, Mantena MG

Órgão mantenedor: Federal (   )   Estadual ( x )   Municipal (  )   Particular (   )

Horário de funcionamento: Manhã ( x )   Tarde (  x )   Noite (    )  

Modalidades de Ensino ofertado na Educação Infantil: A escola oferta a Educação Infantil de 4 e 5 anos e o Ensino Fundamental nos anos iniciais do 1º ao 5º ano.

Número de alunos: 618

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

No dia treze de Abril de dois mil e dezoito, para cumprir parte exigida pelas Normas do Estágio Supervisionado, eu, aluna do Curso de Pedagogia compareci na Escola Municipal Mário Rigamont, para uma análise da sua Proposta Política Pedagógica. Diante desta análise, pude perceber que este estabelecimento de ensino é mantido pelo Governo Municipal De Mantena-MG, através de recursos destinados à Educação conforme a legislação vigente. o Projeto Político Pedagógico constitui o norte orientador das atividades curriculares e da organização da escola e se expressa nas práticas cotidianas, traduzindo os compromissos institucionais relativos ao direito, consagrado nas leis brasileiras e garantindo a todos, sem distinção de qualquer natureza, de acesso à educação escolar pública, gratuita e de qualidade referenciada pelo social. Com sede à Rua Pastor José Fabrício n°:315, Bairro Santo Antônio, na cidade de Mantena, Estado de Minas Gerais, foi criada pelo Decreto Lei nº. 8.180 de fevereiro de 1995, publicado no MG de 22/05/1965. Municipalizada pelo decreto nº. 2.419 de 03/11/1998 e resolução nº. 9.531/98.

A Instituição tem seu horário de funcionamento no turno Matutino das 07:00 às 11:20 horas, atende alunos do ensino Fundamental de 9 (nove) anos, organizados em regime anual com a denominação:1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano, 5º ano. E no horário vespertino das 13:00 às 17:20 horas, atende a Educação Infantil: Pré-Escola destinado à crianças de 04 e 05 anos.

A Escola estabelece princípios em consonância com o princípio da Educação Nacional, e com o Estatuto da Criança e do Adolescente, orientando seu trabalho didático pedagógico nos seguintes princípios: Respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo discriminação, nas relações  interpessoais, públicas e privadas; Igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis; Participação como elemento fundamental a democracia; Responsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo.

A Instituição conta com o total de 12 salas de aula. Uma Secretaria, um refeitório, uma cozinha, dois banheiro para os professores, cinco banheiro feminino infantil, cinco banheiro masculino infantil, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma brinquedoteca, um pátio interno, um pátio externo, uma quadra coberta, quatrocentos carteiras e cadeiras, vinte mesas, doze quadro negro, três bebedouros, 2 geladeiras, um freezer, um fogão, uma máquina de xerox, 20 computadores, dois DVDs, um aparelho de som, cem livro bibliográfico, materiais para aulas de educação física como: Bolas, cordas e petecas, materiais para aulas de artes: Sucatas, montagens de chocalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (520.1 Kb)   docx (317.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com