TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.463 Palavras (14 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 14

PALOMA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

PALOMA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Mácia

Tutor de Sala: Adriana

Gramado

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 9

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 23

CONSIDERAÇÕES FINAIS 25

REFERÊNCIAS..........................................................................................................26

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado do 7° semestre foi realizado na turma de 1°ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Leite, pertencente ao município de São Francisco de Paula - RS.

Este estágio tem como objetivo unir e lidar com prática e teoria, e constitui-se em um importante instrumento de conhecimento e integração na realidade social, possibilitando ao acadêmico perceber a organização e sua adaptação ao meio em que vai atuar, pois, ao participar da realidade do mundo educativo o estudante tem a oportunidade de se aprofundar nos conhecimentos e nas habilidades das áreas pedagógicas.

Tendo em vista que os anos iniciais são uma fase muito importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico do individuo, e, é um momento de socialização e de aprendizagens culturais que são necessárias à convivência em grupo, sendo assim o presente trabalho visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.

Durante o estágio curricular foi desenvolvido o projeto “Letra F” que tem como objetivo principal proporcionar ao alunos conhecer e identificar a letra F e sua família silábica, através de histórias, jogos e atividades.

Sendo assim, este projeto busca fazer uma reflexão sobre a importância da alfabetização e do letramento de uma forma lúdica, pois, imaginação humana é imprescindível para a construção do conhecimento, daí a importância dos Anos iniciais para enriquecer essa imaginação da criança, oferecendo-lhe condições para desenvolver a sua criatividade. Sendo a linguagem escrita um sistema simbólico, sua aprendizagem vai requerer um aprendiz que reconstrua as relações entre as representações fonológicas e as representações ortográficas da língua.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio supervisionado obrigatório nos Anos Iniciais foi concretizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Leite, situada na cidade de São Francisco de Paula, tendo como orientadora a Professora Adriana Reis.

A E. E. F. Orestes Leite, atende crianças do 1°ano ao 9° ano do Ensino Fundamental. Seu horário de funcionamento começa pela manhã das 08h às 12h e à tarde das 13h às 17h, possuindo cerca de 230 alunos. Sua estrutura física é composta por cinco salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, secretaria, sala dos professores, cozinha, refeitório e 4 banheiros. Seu quadro de funcionários conta com uma diretora, uma vice-diretora, duas merendeiras, duas funcionária para serviços gerais, duas monitoras e professores, com um total de vinte e um funcionários.

A Escola Orestes Leite tem por finalidade atender o disposto na Constituição Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente, e nas Normas proveniente pelo Sistema Municipal de Ensino e demais legislações aplicáveis.

A instituição tem a missão de formar cidadãos comprometidos com o meio em que vivem, capazes de entender e interpretar a enorme quantidade de informações e valores que lhe são transmitidos diariamente, visando sempre à cultura, os saberes e a individualidade de cada aluno. E visa ser reconhecida como instituição de referência na comunidade, inovando sempre em suas práticas pedagógicas com qualidade, ética, respeito, fazendo uso de valores como o comprometimento com a sociedade, a ética, honestidade, respeito, cooperação, responsabilidade, honestidade, solidariedade e autonomia.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

RELATO DE OBSERVAÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO

O primeiro dia de observação na Escola Orestes Leite, remete a observação do campo de estágio, onde podemos ver a rotina escolar, que é uma sequência de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola. A rotina apoia-se na reprodução diária de momentos e indícios que remetem as situações do cotidiano. A espinha dorsal da rotina são alguns marcos temporais que quase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com