TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1] [pic 2]

CLAUDIONORA GOMES DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

CLAUDIONORA GOMES DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Cinthia Gonçalves Maziero do Prado

Tutor de Sala: Lívia Andréa Gomes de Carvalho

Carpina – PE

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        04

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        05

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        07

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

INTRODUÇÃO

O referido relatório apresenta todas as experiências vividas dentro das salas de aula das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Juvenato Padre Guedes, espaço escolar localizado no Município de Vicência/PE, durante o período de estágio. Onde nos possibilitou a aplicação do Projeto de Regência na turma do 2º ano do Ensino Fundamental.

Vale salientar que esta maravilhosa experiencia foi exclusivamente de caráter observatório e práticas de auxílio pedagógico aos professores e a gestão escolar.

Nestes registros mostram as didáticas e práticas utilizadas para o processo de ensino aprendizagem na educação infantil, a interação entre as crianças e a comunidade escolar como um todo, a utlização dos diversos materiais de apoio pedagógico e a elaboração dos planejamentos de aula, conforme descrito na ficha de estágio.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

             A escola municipal Juvenato Padre Guedes foi fundada no dia 6 de junho de 1916, pelo Revmº Sr. Padre Manoel Guedes Pessoa de Vasconcelos, pároco de Vicência, fundou o Juvenato Vicenciano para meninos pobres. Chamando-o de Casa da Educação onde atendia o ensino primário, educação religiosa para as crianças e depois com os cursos profissionalizantes de cortes e costura para os mocos, o qual manteve ate o fim da vida. O povo em homenagem a seu fundador mudou o nome para Juvenato Padre Guedes. Em 1981 foi extinto devido o estado de conservação.          Em 1991 o padre Jose Mariano da Silva sabendo da importância da Escola para a comunidade procurou o prefeito da época indo os dois falarem com o bispo ficando determinada a parceria da prefeitura na reconstrução da mesma que era a pioneira do município. Hoje a Escola continua sendo um prédio pertencente à paróquia de Santa Ana, contendo 29 funcionários que são remunerados pela prefeitura, como também é alugada a mesma. Onde funcionam 05 salas de aulas amplas e arejadas e as carteiras estão em bom estado de conservação, 01 como sala de direção/supervisão pedagógica, 01 almoxarifado para materiais didáticos e materiais de limpeza, instalações sanitárias masculinas e feminina, 01 sala de professores, sanitário dos funcionários, cantina, despensa, biblioteca, Pátio coberto e atende a alunos do ensino fundamental serieis iniciais e o programa Mais Educação, distribuídos nos turnos matutino e vespertino. O corpo docente da escola é constituído por professores e a maioria possuem graduação e especialização em sua respectiva área de atuação, os demais estão em processo de graduação. Na medida do possível, os mesmos estão buscando aprimorar seus conhecimentos através de cursos, palestras, oficinas e outros O pessoal de apoio alguns já graduados e os demais também procuram aprimorar seus conhecimentos através de cursos de capacitação, visando o aperfeiçoamento profissional.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Durante as observações foi possível observar que as salas do Ensino Fundamental I, seguem sempre a rotina propostas no dia pelo professor.

              Dia 21/03/2018 – Observação na Turma do 1º Ano: Na aula de hoje a professora trouxe um boliche diferente, feito com garrafas pets. Nas garrafas de dois litros colocou sílabas das quais os alunos já haviam estudado. O desafio da brincadeira é formar a palavra que a professora ditou, derrubando as sílabas corretas.

              Partindo deste princípio a aula foi muito divertida e os alunos tiveram muito interesse em formar corretamente as palavras e os que estavam de fora ajudavam o colega que tinha dúvidas. No final da brincadeira a professora escreveu no quadro todas as palavras que eles formaram no jogo e logo após copiaram no caderno.

             Dia 22/03/2018 – Observação na Turma do 2º ano:

             Os alunos foram agrupados em duplas e a professora distribuiu peças do material dourado. Para que utilizassem como recurso de contagem. Entregou para eles folhas xerocadas com atividades que envolvia: adição (contar objetos, agrupar, completar). Durante este processo à professora de dupla em dupla passou dando-lhes orientações e tirava dúvidas.  Esta foi a turma escolhida  para a Regência.

             Para finalizar cada criança foi ao quadro para fazer correção, e sempre contava com a ajuda da professora.

             Dia 23/03/2018 – Observação na Turma do 3º ano:

             Todas as crianças precisam ter bons hábitos alimentares, comer bem não é comer muito. Este foi o tema trabalhado na turma do 3º ano da professora Lúcia. A boa alimentação deve ser uma mistura de alimentos saudáveis e variados. Alguns alimentos deixam os ossos fortes, outros dão energia e outros fornecem vitaminas. Partindo disso, a professora explicou a função de cada grupo de alimentos e explicou muito bem a pirâmide alimentar que constava no livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (336.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com