TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.082 Palavras (17 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

Marta de fatima machado barbosa

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

Marta de fatima machado barbosa

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Ana Paula  Primon da Silva

Tutor de Sala:Claudia  Maria Lobo Siqueira

Belo Horizonte

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular foi muito importante, foi um período de reflexão, observação, planejamento e de realização dos trabalhos propostos.

Durante o desenvolvimento do plano de intervenção jogos e brincadeiras na alfabetização pude perceber que foi bastante interessante porque houve a participação e interesse dos alunos, o plano teve como objetivo principal contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos, através das atividades lúdicas, resgatando valores e socializando as brincadeiras que alimentaram o imaginário infantil, ampliando seu círculo de brincadeiras, tornando-se mais solidários e participativos tornando-se um incentivo para o trabalho em equipe, tendo uma contribuição para o desenvolvimento da leitura e escrita, além do reconhecimento dos jogos como ferramenta didática imprescindível no processo ensino-aprendizagem.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

1.1 CARACTERIZAÇÕES DA INSTITUIÇÃO

A escola Estadual “Doutor Antônio Augusto Soares Canedo “é uma escola pública da Rede Estadual do Estado de Minas Gerais. Está localizada na região Oeste na Avenida Capim Branco ,nº 157,bairro Vista Alegre,Belo Horizonte,Minas Gerais .Foi criada pelo Decreto Nº12627em 05 de Maio de 1970. Funciona em prédio próprio,com área construída no total de 6.048m².Possui água tratada,sistema de esgoto,energia elétrica e o lixo é recolhido periodicamente.

A escola está inserida em uma comunidade de vulnerabilidade social com predominância de aglomerados. Oferece o Ensino Fundamental (anos iniciais) com  313 alunos em 15 turmas do ensino regular,sendo:3 turmas do 1º ano,3 turmas do 2º ano,4 turmas do 3º ano ,3 turmas do 4º ano e 2 turmas do 5º ano funcionando no turno Matutino.(manhã).170 alunos em 4 turmas do projeto escola em tempo Integral,sendo 4 turmas no turno Matutino e 2 turma no turno Vespertino e uma sala de recurso atendendo alunos com necessidades educacionais especiais,com uma média de 30 alunos.Essa sala se encontra em fase de organização,motivo pelo qual falta melhorar o mobiliário para melhor atendimento aos alunos.

A escola é composta de sala de diretoria e uma  ante sala de mecanografia,sala para professores,sala para supervisão,16 salas de aulas numeradas,sendo que no prédio as mesmas são numeradas 01 a 12,sendo que a sala 01é utilizada como almoxarifado e a sala 02 sala de recursos,sala de informática e anexo,denominado Barracão( da própria escola),onde funcionam04 salas ( A,B,C,e  D).Possui também 01 cantina com dispensa,01 refeitório,01 depósito com grade,onde é guardado o material de Educação Física,01 quartinho onde fica os pertences dos ASBS,01 Biblioteca,01 quadra poliesportiva coberta,01 depósito de produtos alimentícios(para merenda escolar dos alunos),05 sanitários .

.Os profissionais atuantes são formados em pedagogia e ensino normal superior.

Segundo a professora Solange, responsável da sala de recurso, é feito um trabalho pedagógico processual e avaliativo. Para o aluno ser atendido preciso de um laudo médico com diagnóstico completo e o mesmo são passado para a direção da escola.

Devido a algumas necessidades especiais dos alunos tipo: síndrome de rett,  a Secretaria de Educação disponibiliza professores de apoio para acompanhar os alunos que tem esta necessidade, para isso é feito a AVD (avaliação diária dos alunos). O professor de apoio tem que fazer adaptações as aulas de acordo com o professor regente e referente ao ano que a criança se encontra.

A escola tem uma parceria com o Centro de Saúde onde fazem encaminhamentos para consulta com psicólogos, assistentes sociais e outros serviços.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Quando cheguei a Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Soares  Canedo para realizar o meu estáio fui bem recebida pela direção e o corpo docente e pelas crianças.As aulas se inciam as 07:00 horas e terminamas 11:30.Fui apresentada a professora regente da turma do 2º ano onde começaria a minha observação.

Durante o estágio foram feitas várias observações, onde pude desenvolver as atividades propostas. Segue abaixo os relatos.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

                

                Observei que na turma do 1º Ano a professora realizou um bom trabalho com os alunos, os mesmos tiveram atividades que foram passadas no quadro e no livro didático, pude observar também que a mesma segue o planejamento anual e que os conteúdos são trabalhados usando os eixos temáticos e desenvolvendo as capacidades/habilidades congnitivo. Neste dia observei que o para casa foi trabalhado de forma contextualizada de acordo com as vivências e as necessidades individuais dos alunos e a maioria dos alunos participaram com muita responsabilidade as atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (100.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com