TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] [pic 2]

Daniela de Cássia Carvalho

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

Daniela de Cássia

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Ana Paula Primon

Tutor de Sala: Rosana Basso

Andradas

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

                            O trabalho desenvolvido no estágio retrata sobre cantos e contos, a importância que tem na vida das crianças. Nesse projeto destaquei mais sobre o folclore, pois não é tão comum como os outros contos, pois hoje em dia já existem tantas novidades para serem trabalhadas em sala de aula com os pequenos.
                           O folclore é marcado por se tratar de ricas e mágicas lendas,
histórias, entre outros. A cultura brasileira representa nossa identidade e não podemos pêrde-la ou esquecê-la. Pensando nisso é que o folclore existe e é abordado em sala de aula para reviver, através de lendas, músicas e brincadeiras.
                           O material folclorico, por ser uma representação de determinada cultura, trazendo em si elementos que caraczterizam tanto um periodo com um contexto histórico, mas, além disso, constrói um  elo de liação entre os tempos ao relacionar o passado e o presente, de uma geração para outra, dando segmento e continuidade as culturas. Assim, o folclore, por seu carater historico e popular, contribui muito para possivéis criticas e reflexões sociais.
                           O objetivo do estágio é se aproximar da prática pedagogica e poder contribuir um pouco para a inovação de nossas salas de aula. Com essa prosposta de falar sobre esse tema podemos ajudar na aprendizagem das crianças de forma dinâmica, prazerosa e responsável.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome da instituição: Colégio Adventista.

História da Instituição: Fundada em 2002, foi a idealização do DR. José Dênis, sua construção foi um trabalho voluntário tanto de mão de obra como financeiro. Em sua coordenação segue a professora Enyângela, somente no ano de 2012 a escola passou a fazer parte da associação mineira sul e agora faz parte da rede educacional adventista.

Horário de funcionamento: Matutino e Vespertino – 6:30 da manhã ás 18:00 horas.

Séries ofertadas: Maternais I e II, Jardins I e II, 1º ao 6º ano dos ensinos fundamentaI I ao fundamental II. 1° ano do ensino fundamental ao 7° ano do ensino fundamental II.

Carga horária: 200 dias letivos

Endereço: Francisco Augusto Rosseti

Telefone (35) 3731- 6868

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Estrutura física e material do centro de educação infantil:

A escola possui 5 salas de aula, 1 secretária, 1 pátio interno, 1 pátio externo, quadra aberta, 1 refeitório, 1 cozinha, 3 sanitários femininos, e 3 sanitários masculinos, 1 sanitário para s professores, 1 biblioteca, 1 sala de vídeo e uma sala de leitura.

MATERIAIS:

Mobiliário: cadeiras e carteiras um quadro negro, bebedouros, mimeógrafo, copiadora (Xerox), televisão, vídeo, DVD, aparelho de som, computador com acesso para os alunos também possui unidades de acesso à internet, materiais didáticos para estudo.

PROFISSIONAIS:

Número de Diretores: 5 a 6 na diretoria o tempo de atuação do diretor nesta instituição é de 10 anos, a escola possui, pedagogos 4 função a escola possui dois secretários, 3 funcionários administrativos, 3 funcionários de serviços gerais. Atribuições dos funcionários de serviços gerais: Limpeza e manutenção da escola. corpo docente – número de professores: 11.  A instituição é uma instituição particular e atende alunos desde berçário até o 6º ano do ensino fundamental.[pic 5]

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

                 Nas aulas observadas do ensino fundamental foi constatado que há um planejamento diário por parte dos professores, que procuraram sempre ensinar seus alunos da melhor maneira possível, sendo percebido a retribuição dos mesmos mostrando desejo de conhecimento e prestando bastante atenção e comprometimento nas aulas em todos os conteúdos lecionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com