TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1] [pic 2]

TAINÁ PALUDO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II  ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

[pic 4]

TAINÁ PALUDO

        

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientadores: Profª. Lilian Amaral da Silva Souza

Prof. Natalia Gomes dos Santos

Prof. Vilze Vidotte Costa

Tutor Eletrônico: Crisangela Biassi de Almeida

Tutor de Sala: Andreia Fabiana Plentz

Lajeado

2018


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

3.        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

4.        PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

5.        DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        15

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

7.        REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

Neste relatório possui informações referentes ao Estágio Curricular Obrigatório no Ensino Fundamental, realizado no primeiro semestre de 2018, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Bandeira, com a turma do segundo ano, com idades de sete anos, durante o sétimo semestre do curso de licenciatura em pedagogia, que teve a finalidade de pesquisar o desenvolvimento e o exercício do profissional que atua no ensino fundamental e a sua prática no dia a dia.

O presente estágio de docência nos anos  iniciais teve como objetivo o aperfeiçoamento da prática em sala de aula, propiciando a aproximação da realidade profissional por meio da participação em ocasiões reais de trabalho.

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Esta prática é o primeiro contato que o futuro professor terá com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o aluno poderá construir futuras ações pedagógicas.

Trabalhar com Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo conscientizar as crianças da importância do mundo em que ela está inserida, chamando a atenção para a ação de cada sujeito neste contexto.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Bandeira localiza-se no bairro Florestal, na cidade de Lajeado – Rio Grande do Sul. Atualmente atende 163 alunos, no turno da manhã com as turmas de 6° ano ao 9° ano, e no turno da tarde com as turmas de 1° ao 5° ano. O quadro de funcionários atualmente se encontra com 12 professores (entre os dois turnos), 3 na área da gestão (diretora, vice-diretora e supervisora) e 3 na área de serviços gerais.

O prédio escolar é um pouco antigo, são 5 salas de aulas, as quais são compartinhadas entre os turnos, dois banheiros para o uso dos alunos (um feminino e um masculino), um refeitório para lanches, uma biblioteca, uma sala multimídea, uma sala de esportes onde são guardados os materiais de Educação Física, uma sala dos professores e a sala da direção.

A pracinha e a quadra de esportes são ao ar livre, somente com telhado, deixando um espaço para que os alunos tenham bastante área livre e contato com a natureza.

Filosofia: Assumir-se com amor para ajudar, compreender e promover o bem comum.

Objetivo: Qualificar a metodologia na qual a escola se posicione como tendo uma Educação Libertadora, pois vê o educando como sujeito da história.

Identificar na comunicação “educador-educando-educador” uma relação horizontal, entendendo que o diálogo é um traço essencial da educação libertadora e que todo esforço de conscientização se baseia no diálogo, na troca, nas discussões.

  1. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Observação 1° ano: A turma do 1° ano tem 10 alunos, sentam-se organizados em mesas redondas, onde vão quatro alunos por mesa. No dia em que a turma foi observada, estavam trabalhando a caixa dos sentimentos, que engloba o projeto identidade, fizeram um trabalho relacionado aos números de um a cinco. A professora sempre prestativa, ajudando os alunos no decorrer das atividades sempre que necessário. Os alunos estão na sua fase inicial da escrita, mas se mostraram muito interessados em aprender.

Observação 2° ano: A turma do 2° ano tem 11 alunos, sentam as vezes em duplas, as vezes individual e as vezes em semi circulo. No dia em que foram observados, estavam trabalhando a história “Cabe na mala”, onde puderam explorar as sílabas VA-CA-LO-VI-LA formando palavras das mesmas. A turma é muito ativa e participativa, a professora fica o tempo todo auxiliando os alunos que precisam de ajuda.

Observação 3° ano: A turma do 3° ano tem 12 alunos, sentam-se em semi círculo, ficando mais perto do quadro aqueles que precisam de mais ajuda da professora. No dia em que a turma foi observada, estavam trabalhando sobre a história “Os quatro amigos”, na qual fala sobre respeito e a amizade com o próximo, para depois a construção das regras da turma. A professora está sempre auxiliando os alunos, os quais são ativos e muito participativos. Estão iniciando a escrita com a letra cursiva, mas estão muito empolgados e interessados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com