TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.955 Palavras (16 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE

AMANDA SYLMARA DA ROCHA MOREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Castanhal

2017

AMANDA SYLMARA DA ROCHA MOREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientadora: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutora eletrônico: Silmara Valerio Azevedo.

Tutor de sala: Mara Dantas.

Castanhal

2017

SUMÁRIO

1 –  INTRODUÇÃO        03

2 – ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO ................................................................................................................................... 04

2.1. A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 – CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        06

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        06

3.2 A Rotina.................        07

4 – PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                09

4.2 Dados Gerais do Projeto        09

4.3 Referencial Teórico        10

4.4 Planos de Aula da Intervenção        11

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        17

MOSTRA DE ESTÁGIO        18

REFERÊNCIAS        19

ANEXOS        20

1. INTRODUÇÃO

O presente estágio descrito neste relatório, fora realizado no Centro de Educação Básica Jean Piaget, que está localizado na Alameda Bragança, no bairro Estrela, na cidade de Castanhal/Pa. É uma escola de ensino privado que atende 250 alunos nos turnos matutino e vespertino.

O período da minha intervenção foi de 23/03/17 á 10/04/17                      ,sendo realizado  no 1° ano do ensino fundamental, no turno matutino, tendo como supervisora de campo a professora Janice Costa. A turma possui 20 alunos com idades de 06 e 07 anos. Nesta turma, tive a oportunidade de observar e participar do dia a dia da sala de aula, além de poder verificar os desafios diários enfrentados por um educador.

Assim como de observar as metodologias e recursos, que a educadora utiliza em suas aulas, já que o 1º ano do ensino fundamental, corresponde ao início de um novo ciclo para a criança, que antes encontrava-se na Educação Infantil. Sendo um período de descobertas para a mesma como o desenvolvimento da leitura e da escrita.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O presente estágio, ocorreu no “Centro de Educação Básica Jean Piaget”, esta escola é privada, e atende ao público de educação infantil ao 8° ano do Ensino Fundamental.

Tem como fundadora a professora e psicopedagoga Helena Lúcia Nascimento Rocha e como coordenador, o professor Luíz Gonzaga Júnior.

2.1 - A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Apesar de ser o nosso segundo estágio, temos mais uma  oportunidade, de aprendemos na prática, o que estudamos na universidade, dessa vez com o Ensino Fundamental. E o momento também de termos o contato com a realidade da profissão que escolhemos, ou seja, de vivenciarmos o dia a dia de uma escola e os desafios enfrentados pelos professores.

Pois é através do estágio, que o acadêmico estabelece uma relação entre teoria e prática, fato muito importante para a sua formação acadêmica. Além disso, o estágio não é apenas uma exigência acadêmica, é um momento muito importante, pois ajuda no crescimento profissional e também na reflexão sobre os desafios da sua profissão e o prepara para encarar a realidade fora da universidade, a do mercado de trabalho.

O estágio também serve como base para nós, futuros educadores, para que saibamos como é a realidade escolar, e é onde temos a oportunidade de  vivênciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, momento de refletir sobre qual práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala de aula com crianças. É tempo de conhecer, analizar e experimentar as práticas estudadas na academia. Segundo Celso Antunes: “Em educação a teoria é apenas uma semente, a prática é o fruto”.

O contato com a realidade é o momento crucial  visto que ele proprociona  a proximidade com as crianças da educação infantil, despertando assim um sentimento  de carinho , cuidado, dedicação ou sentimentos contrarios para aqueles

que ao realizarem o seu estágio notarem que não é essa profissão –professor – que desejam seguir.

De acordo com Oliveira e Cunha (2006) “Podemos conceituar Estágio Supervisionado, portanto, como qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua, de forma eficaz, para sua absorção pelo mercado de trabalho”.

As conversas com  a professora, o acesso ao Projeto Político Pedagógico da escola, o conhecimento de como funciona a rotina da mesma, o contato com todos os funcionários da escola, entre outros, contribui para nos reconhecermos e nos percebermos na futura profissão escolhida.

Tive a oportunidade de realizar, meu estágio, em uma escola estruturada, com professores qualificados, porém isso tudo só e possível por que a escola têm uma diretora atuante e presente, que acredita em uma educação de qualidade, que busca os seus direitos e dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (263.2 Kb)   docx (134.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com