TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  8/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  2.976 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] [pic 2]

MARIA DO CARMO DA SILVA ALBINO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

MARIA DO CARMO DA SILVA ALBINO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Natalia Gomes dos Santos e Vilze Vidotte Costa

Tutor eletrônico: Regina Maria Rodrigues

Tutor de sala: Maria Janaina da Silva

Gravatá

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO....................................................4-5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        7-8-9-10-11

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Este relatorio tem como objetivo relatar as vivencias proporcionadas pelo curso de pedagogia a distância (UNOPAR), na realização do estágio curricular obrigatório II dos anos iniciais do ensino fundamental, que aconteceu na turma do 4º ano composta por 14 alunos, com a professora regente Paula Roberta da Silva no Educandário Júlio Neto em Gravatá -PE.

Este documento tem por objetivo apresentar os momentos vivenciados durante as realizações das observações e regencias realizadas na instituição acima já citada.

Este relatório é composto da descrição das observaçõese das experiencias vivenciadas durante minha estadia na escola.

Encontram-se descritos as observações do trabalho dos professores da Educação nos anos iniciais do ensino fundamental como um todo. É no estágio que podemos aplicar tudo aquilo que foi vivenciado durante o curo de pedagogia.

O tema que será abordado nos planos de aula será o sistema solar, que será trabalhado na disciplina de geografia.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

  1. Educandário Júlio Neto, fundada no ano de 2004 na sala da casa da dona, onde tinham apenas 20 alunos, turnos matutino e vespertino. Hoje conta com modalidades do maternal ao ensino fundamental I, com carga horária anual de 200 dias letivos.
  2. - Carga horária: 800 horas e 200 dias letivos.
  3. - Turnos: Matutino de 07:00 hs ás 11:30 e vespertino: das 13:00 hs ás 17:30.
  4. - Histórico da instituição: Como foi citado acima o Educandário Júlio Neto foi fundado pela atual diretora e dona da instituição no ano de 2004 e contava com apenas 20 alunos. Hoje conta com mais de 200 alunos nos turnos matutino e vespertino.
  5. O nome “ Educandário Júlio Neto” foi assim escolhido porque a dona da escola queria homenagear ao seu filho.
  6. - População atendida: classe média.
  7. - Função social da instituição: Educar para vida diante de tudo o que o aluno vive no seu dia a dia, implementando de forma lúdica o que cada aluno vive no seu dia a dia.
  8. - Proposta curricular: A instituição avaliada tem atitudes exemplares tanto no desenvolvimento cognitivo de cada aluno quanto no desenvolvimento afetivo, por meio da aprendizagem tem o objetivo de cultivar cidadãos participativos.
  9. A proposta curricular tem distintas disciplinas e conteúdos na educação básica, tendo em vista compreender o estudo da linguagem oral e escrita, conhecimento fisico e natural da realidade social e política.
  10. - Projetos: Os professores da educação infantil tem como foco em seus projetos uma avaliação constante para trabalhar com seus alunos.

Já os projetos da instituição como um todo, a equipe elabora o projeto a ser trabalhado que será atendido no caledário escolar, de acordo com as necessidades dos alunos e até da sociedade como um todo, visando sempre uma boa aprendizagem para seus alunos.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Durante as observações pude observar que em sala de aula deve haver a interação entre aluno e professor, onde possa haver atividades em que os alunos possam expressar seus sentimentos e também dar sugestões para que as aulas se tornem mais interessantes, pois na fase em que se encontram precisa-se ter um certo domínio em sala de aula por parte do professor.

1º observação: A professora Paula Roberta da Silva deu Boa Tarde a sua turma, me apresentou e continuou sua aula como em todos os dias. A mesma muito afetuosa com todas as crianças fez a oração e começou a explicar os assuntos a serem trabalhados no dia.

2º observação: Como de costume a professora chegou cumprimentou a turma, orou e começou sua aula. Neste dia ela trouxe algumas dinâmicas, pude observar a organização dos alunos para que pudesse ser desenvolvida a atividade.

3º observação: A professora trouxe alguns poemas, para incentivar a leitura e a criação de novos poemas. Os alunos são bem independentes e conseguem fazer as atividades sozinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com