TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO)

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.471 Palavras (26 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

FERNANDA FERNANDES DE SOUZA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

FERNANDA FERNANDES DE SOUZA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Suelen Bueno Carneiro Toledo

Tutor de Sala: Ângela Cristina da Silva

Sete Lagoas

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        12

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS        37

REFERÊNCIAS        38

INTRODUÇÃO

O presente relatório narra a experiência adquirida na Escola Municipal Aurete Pontes Fonseca, 13 dias unindo a teoria a prática. É através da prática do estágio que presenciasse o diálogo entre aluno e educador, que o conteúdo estudado ganha significado, aparece o sentido de querer dar continuidade a arte de educar.

O material mostra as ações realizadas em cima do conteúdo Ciências, máteria no qual foi escolhida para ser trabalhada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no período de 23/03/2018 a 12/04/2018. As atividades trabalhadas foram em cima dos Parâmetros Curriculares nacionais que facilitam as propostas pedagógicas e auxiliam nos planejamentos de aulas mais eficazes.

As observações aconteceram em todas as turmas e as aulas ministradas foram realizadas na turma do 2º ano no qual os temas foram diversificados respeitando a matéria e a faixa etária.

Buscando vincular a compreensão dos ensinamentos as práticas do cotidiano. Que em pequenos gestos possam alinhar o saber a mudanças do dia a dia, estimulando o desejo na busca no saber.

Os professores são os mediadores do saber e da cultura, eles estão em uma profissão que exige a todo momento intelectualidade, ele é o articulador dos conhecimentos das técnicas que visam o aprendizado dos alunos.


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foi realizado na Escola Municipal Aurete Pontes Fonseca situada na zona rural de Sete Lagoas no qual atende a Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Ensino Fundamental - Anos Finais. A estrutura da Escola conta com sala de diretoria, 11 salas de aula, sala de professores, sala de secretaria, biblioteca, laboratório de informática com acesso a internet para uso dos alunos e funcionários, quadra de esportes coberta, banheiro com chuveiro, banheiro adequado para alunos com defeciência ou mobilidade reduzida, refeitório, pátio coberto e sala de vídeo. A escola fui fundada em 1949 e o horário de funcionamento é de 7h da manhã as 17h.

 A Escola possuí um time qualificado de profissionais formados em Pedagogia, auxiliar de professor, docente com formação conituada em educação especial,secretarias, auxiliar geral, porteiro, bibliotecário e  as cantineiras. Os professores mantém sempre os auxiliares bem informados sobre os contudos estudados, assim facilitando o trabalho em conjunto. Os auxiliares de professores desempenham funções como ajudar os professores executando as atividades dentro e fora da sala de aula e ainda auxiliando o aluno que esteja com alguma dificuldade, eles levam o aluno para a biblioteca e passam atividades em cima das dúvidas.

A Escola Municipal Aurete Pontes Fonseca trabalha para que os alunos possam se desenvolver como pessoa e se preparem para o futuro, e conta com a sua equipe para trabalhar em conjunto com os moradores da zona rural e seguem além de projetos e ações voltados também para a comunidade. Profissionais que abraçam todos os dias a arte de Educar e que levam o melhor para os seus alunos.


DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

  1. Primeiro diário

  1. Dados de identificação

Escola: Escola Municipal Aurete Pontes Fonseca

Data: 27/03/2018

Local: Sala de aula

Hora de início/término da aula: 12:30 às 16:30

Professor (a) regente: Ana Cláudia

Nível/Ano: 2º

Estagiário: Fernanda Fernandes de Souza Silva

1.2.A aula inicia-se com a professora Ana Cláudia me dando as boas-vindas. E logo na curiosidade um aluno já pergunta se eu seria a nova “tia” deles, e assim começa o meu entrosamento com as crianças.

A matéria era Português e a Professora solicita que os alunos abrem os cadernos para correção do dever, ela fazia as perguntas e em conjunto os alunos respondiam as questões. Na hora das divergências ela calmamente explicava que era apenas um ponto de vista diferente que o coleguinha tinha que nem por isso significa que estava incorreto. A Ana Cláudia deu seguimento na aula pedindo a máxima atenção pois iria iniciar o ditado de texto, aos olhos dela é uma boa forma de ajudar as crianças a compreender o que elas ouvem e passar para a forma escrita assim ainda ela consegue conhecer quais são as dificuldades dos alunos e poder fixar mais nas questões de dúvidas facilitando o aprendizado. Logo ao fim do ditado ela corrigiu a atividade.

De modo geral toda a turma demonstrou atenção ao que a Ana Cláudia passava para eles, ela sempre muito cuidadosa conseguiu atingir o seu objetivo que era as crianças conseguirem prestar atenção na leitura, conhecer palavras novas e ao mesmo tempo praticar a escrita.


  1. Segundo diário

  1. Dados de identificação

Escola: Escola Municipal Aurete Pontes Fonseca

Data: 28/03/2018

Local: Sala de aula

Hora de início/término da aula: 12:30 às 16:30

Professor (a) regente: Amanda

Nível/Ano:1º

Estagiário: Fernanda Fernandes de Souza Silva

2.2. A atividade realizada pela Professora para turma do 1º ano é a continuação da última aula conhecendo a centena. Para fixar a matéria estudada ela leva atividade de palavras cruzadas bastante colorida e chamativa, ela acredita quando você chama atenção do aluno para uma matéria que muitos alunos têm dificuldade o aprendizado é mais prazeroso, ela introduz brincadeiras para ajudar a criança a expor as dúvidas. Ela organiza os alunos em grande círculo e entrega o exercício para cada criança e pede que elas analisem com muita calma o que estão vendo, logo em seguida ela começa a relembrar a última aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (105.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com