TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  19/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.945 Palavras (16 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1] [pic 2]

JENNYFFER NUNES RODRIGUES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

JENNYFFER NUNES RODRIGUES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Rosa Amélia  Mendes Oliveira Alves

Tutor de Sala: Leonir Aparecida Flores

Vilhena-RO

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        8

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERENCIAS..........................................................................................................21

INTRODUÇÃO

Este relatório é importante para nós acadêmicos, pois temos a oportunidade de aprender na prática que até então só vimos na teoria. O relatório faz referência ao Estágio Curricular Obrigatório realizado na Escola municipal de ensino Fundamental Antonio Donadon no primeiro semestre de 2018 como atividade avaliativa obrigatória no 7º Semestre no Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Para tanto, este relatório é composto por descrições das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula. Considero neste e também os aspectos presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na aprendizagem da criança.

Ao iniciar o 7º período foi proposta a realização do estágio em Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Com este propósito, realizei as observações na Escola Municipal Antonio Dondon, situado à Avenida Melvin Jones nº 65 Cristo-Rei, na cidade de Vilhena – RO na turma do 1 ano “A”, o mesmo foi realizado no período de 21/03/2018 a 09/04/2018 somando um total de 52 horas, no período matutino. Na escola Antonio Donadon os professores e funcionário trabalham em equipe, e foi assim que fui recebida de maneira profissional onde recebi auxílio e compreensão de todos. O presente relatório se divide nas seguintes partes: primeiramente apresento a escola e seus aspectos, logo após, mostro os principais tópicos observados quanto à prática pedagógica.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome da instituição: Escola municipal e Ensino Fundamental Antonio Donadon

CNPJ: 07316731000190

Endereço: AV.: Melvin Jones, Bairro.: Cristo – Rei, N° 65

Fone: (69) 3919-7052

Representante: Maria José Da Silva

Horário de funcionamento: 7:00 as 11:00 matutino e 13:00 as 17:00 vespertino

Modalidade Ofertada: Ensino Educação Infantil ( creche, Pré I e Pré II) Ensino fundamental I( 1° ano extensão escola Cristo – Rei) SEM/AEE

O presente relatório é uma síntese das observações realizada em uma escola municipal de educação infantil e ensino fundamenta Antonio Donadon, na turma do 1 ano “A” da professora Gilda Aparecida Rodrigues com total de 25 alunos matriculados. De acordo Traz (2011), diz que “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”. Dessa forma, o estagiário poderá utilizar essas informações como base de sua formação, para poder aplicá-la na sua pratica docente.

O estágio está dividido em três fases: Observação, Planejamento das Atividades e Intervenção. Na observação tive a oportunidade de vivenciar fatos que até então só havia visto na teoria, como por exemplo, a realidade de cada criança, da vivência de suas famílias e do próprio cotidiano escolar. O Planejamento foi feito num contexto baseado na realidade da vida do educando, partindo do conhecimento prévio do mesmo, da vida em família e sociedade em geral. E na Intervenção foi colocada em prática juntamente com a docente da turma professora Gilda Aparecida Rodrigues questões que estão ligadas diretamente com o dia a dia do aluno.

Realizei observação participativa na turma do 1 ano “A”,  no turno matutino. Quando cheguei para realizar a observação fui recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelas crianças. Durante o estágio, pude observar que as aulas foram dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora, permitiram que as crianças tivessem livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental, Antonio Donadon é escola de natureza pública, é mantida pela Secretaria Municipal da cidade de VILHENA-RO e está em funcionamento desde 03/04/2003, a capacidade da escola é para 540 alunos com faixa etária de 3 a 6 anos no turno matutino e vespertino. Devido ás característica do bairro onde a escola está localizada, a mesma atende alunos carentes, e alguns não possuem estruturas familiares até mesmo passam algumas necessidades dentro de sua casa. Dentro deste contexto, a instituição de ensino em questão apresenta profissionais qualificados que trabalham em cima dessa dificuldade enfrentadas diariamente para que possam reverte os índices apresentados ao longo do tempo. Para que haja uma atenção maior quantos estes alunos com necessidades especiais, a escola trabalha com projeto de atendimentos Educacional Especializado (AEE), com professores especializados com:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com