TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.421 Palavras (22 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1] [pic 2]

MARIANA DE OLIVEIRA BASTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

MARIANA DE OLIVEIRA BASTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Patricia Cindy Milleo Christofoli de Oliveira.

Tutor de Sala: Fernanda Repiso Simon .

Santa Maria

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        11

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

REFERÊNCIAS..........................................................................................................31

INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata o que foi realizado durante o Estágio Curricular Obrigatório II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), realizado no período matutino na Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, em uma turma do 2º ano.

O mesmo foi realizado individualmente, com um total de 100 horas, sendo 52 horas de estágio na instituição de ensino, divididos entre observação no período de 22 a 29 de Março e regência no período de 09 a 16 de Abril do ano de 2018.

A regência foi realizada no período em que os alunos ainda estavam revisando suas capacidades e conhecimentos do ano anterior. Foi desenvolvido com a turma um trabalho de revisão através de jogos, brincadeiras, dinâmicas e atividades procurando despertar o interesse e participação dos alunos de uma forma lúdica, diferenciada e prazerosa. E também foi pensada nos alunos que apresentaram dificuldades durante o período de observação.

O período de regência e desenvolvimento do referido relatório foi de muito aprendizado e experiências, ampliando o significado para o desenvolvimento profissional e complementando a formação acadêmica.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, está localizada na Avenida Paulo Lauda, 851 bairro Tancredo Neves na cidade de Santa Maria RS. Atende aos alunos de Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e também ao Ensino Médio. Possui aproximadamente 830 alunos entre os turnos matutino, vespertino e noturno.

A escola EBE Dr. Paulo Devanier Lauda foi inaugurada em 11 de Dezembro de 1992, possui uma área grande e dividida em 24 salas de aula, biblioteca, laboratório de Informática e Ciências, sala de vídeo, sala dos professores, secretaria, sala de diretoria, cozinha, refeitório, banheiros adequados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiro para os professores, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes descoberta e quadra de esportes coberta, pátio descoberto, uma área verde com pracinha para os alunos e a guarita na entrada da escola.

O atendimento na escola é no horário das 07:45 as 11:45 pelo turno da manhã, das 13:10 as 17:10 pelo turno da tarde e ainda atende no período noturno.

Trabalham com projetos sobre temas variados, tem 83 professores e 15 funcionários divididos nos diversos cargos que a escola exige.    

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

As observações foram realizadas no período de 22 a 29 de Março de 2018, no turno vespertino das 07h45min às 11h45min em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental com a professora Ketlyn de L. Pereira.

No primeiro dia, 22 de Março, quinta feira, a professora recepciona os alunos na porta de entrada ao prédio onde fica a sala de aula. Sobem em fila até a sala e sentam cada um em seu lugar. Enquanto arrumaram seus lugares e suas coisas em cima da classe, a professora vai conversando e esperando para ver se chega mais algum aluno, ela aguarda uns 10 minutos, para começar a aula.

Fazem a oração e ela conversa sobre aula do dia, logo coloca a data no quadro, faz a chamada e começa sua aula.

A professora fez uma introdução à matemática, aos números, questionando os alunos sobre o que sabem.

Trabalharam algumas atividades no livro de Matemática, a professora com o livro na mão, lendo e explicando as atividades aos alunos e eles iam fazendo os exercícios, a maioria acompanhou a professora, porém alguns mesmo com a professora lendo e explicando não conseguiram acompanhar e realizar todos os exercícios junto com o restante da turma.

Conforme foram acabando a professora foi corrigindo os exercícios no livro juntamente com o aluno e se encontrava algum erro, fazia com que o aluno refletisse para arrumar e responder corretamente.

Um pouco antes das 10h00min a professora vai liberando por fila para irem ao banheiro, pois as 10h00min descem em fila com a professora até o refeitório para fazer o lanche, ficam em torno de 10 a 15 minutos e são liberados para o recreio. As 10h30min a professora aguarda os alunos na porta de entrada do prédio para subir até a sala de aula.

A professora deu continuidade a sua aula, trabalhando atividades de matemática no livro e no quadro e após passou a tarefa para casa. Arrumaram suas mochilas e a professora chamou os meninos para formar a fila e logo após as meninas.

No dia 23 de Março, sexta feira a professora recebeu os alunos na porta de entrada do prédio, subiram até a sala de aula e aguardaram em torno de 10 minutos para ver se chegava mais algum aluno.

Logo fez a oração com os alunos, conversou sobre a aula do dia, colocou a data no quadro e fez a chamada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (104.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com