TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  17/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.805 Palavras (32 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 32

 [pic 1]

[pic 2]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Tutor Eletrônico: Tutor de Sala:

Januária MG

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações do Estágio Supervisionado II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).  Realizado no 6º semestre do curso de pedagogia na universidade norte do Paraná – UNOPAR. A observação aconteceu na instituição  de ensino de ensino (Escola Municipal Elzita Pimenta) Situada na, avenida Borges Monteiro, Bonito de Minas – MG.

        Apresentei a carta de apresentação e demonstrando o interesse em fazer o estágio naquela instituição, onde fui bem recebida pela a Supervisora: Vânia e o Professor: Mauro. Durante o estágio, no seu começo dei uma conferida no PPP - Projeto Político Pedagógico, onde a sua proposta de ensino – aprendizagem e de grande importância para o público alvo que a mesma atende e assim com toda documentação daquela instituição que esta em conformidade com a lei. Onde foi observado como ocorre o processo de planejamento para o melhor desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual, afetivo e social. Portanto o ato de planejar faz parte da educação e do ser humano, pois temos o desejo de transformar os sonhos em realidade. O ano inicial do ensino fundamental, em nossa atualidade é cada vez mais entendidos por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. E ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança. A prática do estágio é  importante  para  que o estagiário perceba  e aprenda  através de um modelo, Sendo um profissional onde vai unir a teoria com a pratica. O estagio foi uma experiência inovadora onde aprendi, tendo a convicção daquilo que pretendo na minha carreira profissional.

        Deixo um sentimento que poderia oferecer mais, pois a professor de sala passava total segurança para que pudesse avançar, por isso, O estagio contribui muito para meu Aprendizado.

        O estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo àquilo que aprendemos em sala de aula, de pensar sobre quais práticas que vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças dos anos iniciais. Na sala de aula quando o professor Regente: Mauro Antonio, esta explicando algumas atividades posso observar o olhar curioso de cada criança em aprender. O Professor tem total facilidade em dominar as disciplinas ministradas e também o comportamento da sala, é claro que sempre tem um ou dois que ficam distraídos, mas em geral são disciplinados.

Os objetivos do estágio são: Conhecer e caracterizar os espaços de atuação do profissional que atende os alunos do ensino fundamenta1; Observar, registrar e analisar situações diárias da escola. Compreender a forma como o professor favorece a articulação entre o ensino e aprendizagem no exercício da docência.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio tem linha central na formação de professores, pois, é pelo meio dele que o profissional conhece os aspectos imprescindíveis para a formação da construção da assimilação dos saberes do dia a dia, o estágio é de grande valor é o momento em que  apontamos  todos os aspectos para sermos bons profissionais em tempo futuro.

         A escola municipal Euzita Gasparino Pimenta é uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental,  que está estabelecida no centro da cidade de Bonito de Minas e com mais de 15 anos de atuação, está situada na Avenida Borges Monteiro, esta escola está muito bem colocada em uma rua calçada de boa iluminação,  próxima  a alguns comércios. A escola atende crianças de 1º ao 5º

                 O Centro Municipal, Euzita gasparino Pimenta do ensino Fundamental,  tem como intuito, o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, Psicológicos, Intelectual, Afetivo e Social.

         A escola Municipal Euzita gasparino Pimenta, conta atualmente com 09 salas de aula, 01 cantina, 02 banheiros adaptados para as crianças, 02 banheiros para adultos, 02 duchas, 01 biblioteca/sala de superivsão, 01 parquinho, 01 refeitorio, 01 pátio interno, 01 sala de coordenação, 01 espaço para o auxiliar de secretaria e 01 almoxarifado.

         A escola conta com 18 professores habilitados, 06 auxiliares de educação básica, 02 porteiros, 01 auxiliar de secretaria escolar, 02 professores eventuais, 01 coordenador, 1 supervisor, 03 monitores  e 01 especialista. A escola conta com um total de 190 alunos na sede e mais 19 alunos na zona rural...

         O poder sócio economico da comunidade escolar se divide em: 70% são filhos de pais que tem sua sobrevivencia garantida, pois são professores, funcionários públicos ou autônomos e 30% das familias vivem dos beneficios do governo federal e também trabalham em atividades rurais. Quanto a organização das crianças a estruturação obedece criteriosamente a faixa etária de 6 a 10 anos

         O planejamento caracteriza-se pela integração efetiva entre a escola e a realidade social e pela inter relação teorica e prática no tratamento pedagógico. O planejamento é feito anual de forma coletiva, com a participação de professores supervisores e coordenadora baseada nos parâmetros curricular nacional (PCN) e no plano diário elaborado pelo professor. A escola segue um calendário de 200 dias letivos anuais com recursos em julho e férias em dezembro/janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (305.1 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com