TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5ºANO)

Por:   •  1/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  7.940 Palavras (32 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

DAIANE SABRINA ALMEIDA DA SILVA

ELIANE VIEIRA LOPES

MAIANA DIAS SANTOS DE JESUS

VÂNIA SANTOS DE SOUZA

        

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

– ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5ºANO)

[pic 4]


[pic 5]

DAIANE SABRINA ALMEIDA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

– ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Ana Paula Primon da Silva

Tutor de Sala: Debora Cruz Santos

        

Lauro de Freitas 2019


SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        7

PROJETO DE INTERVENÇÃO        10

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        13

REFERENCIAL TEÓRICO - CIÊNCIAS E EDUCACAO INFANTIL        24

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        27

CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

REFERÊNCIAS.        32


INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta-se como um documento descritivo e pretende apresentar as experiências vividas no campo de estágio curricular na educação infantil do curso de pedagogia da UNOPAR com duração de 40 horas. O estágio é constituído por 3 etapas, com a experiência de observação na sala de aula de 03/04/2019 à 10/04/2019 e da regência de 18/04/2019 à 26/04/2019, entre as etapas descritas, o momento de elaboração das atividades executadas.

O estágio foi realizado com o foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Centro Educacional Maristela Ferreira Souza Eirelli-Me, localizado na cidade de Lauro de Freitas, no estado da Bahia com a proposta de atender a educação infantil.

Sendo o estágio uma atividade que traz os elementos da prática na sala de aula é um momento enriquecedor pois traz experiências para o estagiário e também para aqueles que trabalham na educação fundamental tem essa oportunidade de fazer o estágio na educação infantil.

“O estágio é uma diretriz, um projeto em construção onde grupos de alunos e professores de Didática e Metodologias evidenciam cada vez mais a direção a seguir (...). Importa reafirmar aqui a ligação desta dimensão de prática de ensino com todo o referencial teórico e com a construção do espaço de reflexão como eixo integrador da proposta curricular [eixos do currículo]”. (GARRIDO, 1943. p. 147).  

O estágio é para servir como fonte de reflexão sobre os aspectos teóricos estudados na sala de aula. Trata-se da única ponte possível de tornar concreta a fundamentação teórica para a prática educacional,  é também parte importante de um dos componentes do currículo do curso de formação de professores tendo assim por finalidade levar os alunos a uma análise das realidades sobre as quais atuarão, e também como fonte de experiências concreta para as discussões sobre as questões de ensino e procedimentos pedagógicos.

As atividades que devem ser desenvolvidas pelo estagiário deverão ser organizadas em um Projeto de Estágio, no qual estão definidos os objetivos do estágio e as atividades pertinentes.

O estágio na educação infantil é para assegurar aos estagiários a vivência em instituições de educação infantil e capacitá-los para uma análise crítica do seu funcionamento, de sua especificidade e de suas práticas pedagógicas, bem como do processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças.

O Estágio iniciou-se com a escolha da Escola e em seguida o contato com a gestora objetivando solicitar a autorização para utilizar a referida escola como campo de estágio. Tal solicitação foi feita através de ofício emitido pela UNOPAR.


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Instituição a qual foi feita a observação, localiza-se em Lauro de Freitas e atende crianças que na sua maioria são de baixa renda. O Centro Educacional Maristela Ferreira Souza Eirelli-Me, atua desde 2014, sendo uma escola particular de funcionamento integral das 7h às 17:30h. Atende aos G2, G3, G4, G5.

 O Centro Educacional, é de pequeno porte com uma boa aparência, bem conservado e limpo, nas suas proximidades possuem comércios, igreja, posto de saúde, transporte alternativo e ônibus coletivo.

A área interna da escola dispõe de uma sala de direção, 05 salas de aula, 1 secretaria, 1 sala dos professores, 4 banheiros sendo 2 destes com chuveiro e 1 para funcionários, 5 bebedouros um em cada sala, parquinho, rampa de acesso, tela de proteção.

A escola também tem uma área externa coberta cimentada e uma parte com tatames coloridos, área esta que serve de lazer e atividades recreativas dos alunos, a escola dispõe de diversos recursos tecnológicos: data show, TV, DVD, som e internet com wi-fi disponibilizado para todos. Toda a escola está em um ótimo estado de conservação e higiene, nos banheiros são adaptados para pessoas com necessidades especiais.


DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

A observação que ocorre no estágio é para que os alunos (os estagiários), aprendam a realidade da sala de aula, no contexto da escola, examinando sobre todo o processo de ensino-aprendizagem em comparação com os conteúdos das disciplinas.

Na observação o estagiário pode ver como é a organização da escola se existe a interação de todos os funcionários que nela trabalham.

No decorrer da etapa de observação foi realizado o registro das atividades da professora regente em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (438.7 Kb)   docx (152.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com