TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  2/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.084 Palavras (21 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 2]

[pic 3]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª.

Tutor Eletrônico:

Tutor de Sala:

Francisco Beltrão

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        10

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS..........................................................................................................22

INTRODUÇÃO

O presente estágio de docência no Ensino Fundamental teve como objetivos, vivenciar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

É no estágio que temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, colocar em prática a parte teórica aprendido ao longo dos anos no curso de Pedagogia da UNOPAR, buscando refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças do ensino fundamental.

Com o estágio, é possível aprimorar as nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão, desta forma busca assumir e incorporar atitudes de observação investigativa, reflexiva e crítica, a partir destas realizar registros e análises que norteiam os planejamentos de atividades propostas com a elaboração do plano de aula, bem como a intervenção na aplicação do mesmo.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O presente estágio foi realizado na Escola Municipal Professora Maria Basso Dellani – Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. A escola está situada na rua Bahia, nº   66 no bairro Presidente Kennedy, município de Francisco Beltrão, estado do Paraná.

Foi criada em 1991, através do decreto nº 050/91, em virtude da municipalização do Ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental das Séries Iniciais, funcionando ainda o CAEDA (Centro de Atendimento Especializado ao Deficiente Auditivo) e Sala Multifuncional.
    Recebeu nome de Escola Municipal Professora Maria Basso Dellani, como homenagem da comunidade beltronense a grande dedicação da educadora com as crianças e jovens desde de janeiro de 1954 até junho de 1983, quando faleceu.

Atende atualmente 368 alunos, distribuídos do Pré ao 5º ano, além de possuir uma sala de atendimento em Libras e uma sala Multifuncional.

Possui em seu quadro de funcionários: 01 secretária, 02 pedagogas, 06 serviços gerais, 03 professores interpretes de Libras, 15 professores com formação em pedagogia, a maioria com especialização em Educação Especial, 01 professor formado em Educação Física e uma diretora.

O horário de funcionamento da instituição de ensino matutino 07:30 as 11:30, vespertino: 13:15 as 17:15.

Possui uma infra-estrura muito boa e organizada, possui, 10 sala de aulas, 01 auditório, 01 biblioteca, cozinha, refeitório, sala de secretaria, 01 sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, quadra de esportes cobertas, despensa, sala da diretora, sala dos professores, sala para planejamento, banheiros dentro do prédio, banheiros adequados para educação infantil, parque para as crianças e pátio descoberto.

A escola possui um projeto de Literatura, que teve início no ano de 2004, com o objetivo de incentivar os alunos a terem o saudável hábito da leitura. Uma professora desenvolve este projeto, trabalhando semanalmente a contação de histórias, segundo relatos da professora, esse momento é “mágico”, pois, as crianças ficam quietinhas, superconcentradas para ouvir e aprender um novo conto.

Semanalmente, os alunos emprestam livros da biblioteca, para levaram para casa, com isso, criam o hábito da leitura em casa.


  1. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Ao chegar na escola fui bem recebida pela gestão e coordenação pedagógica, onde encaminharam-me as salas de aula, observei do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, os professores de todas as turmas foram muito atenciosos e calorosos. Não pude deixar de observar um entrosamento muito grande entre professores, a direção e coordenação pedagógica, todos trabalham de acordo com o P.P.P da escola.

Diário de Observação nº 1

Escola: Escola Municipal Professora Maria Basso Dellani – Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Data: 14 de março

Hora de início/ término da aula: 07:30 horas às 11:30 horas

Professora Regente: Angélica Rosoni

Nível/ Ano: 1º ano A

Estagiária: Marisa Colognese Reck

Iniciei o estágio de observação no 1º ano A, a turma é composta por 18 alunos, sendo 10 meninas e 08 meninos, os alunos sentavam sentados em fila, na sala de aula pude perceber em uma das paredes o Alfabeto em caixa alta, em outra, os números de 0 a 9 em tamanho bastante relevante, observei um painel em forma calendário, no qual os alunos, de acordo com um cronograma que a professora segue, chama um aluno, para que este coloque a data e o mês do ano no calendário. Neste mesmo calendário, o aluno escolhido, pinta se o dia está chuvoso, com sol ou nublado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (132.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com