TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/5/2019  •  Monografia  •  4.423 Palavras (18 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

           UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

_________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE

KAROLAINY SANTANA PEREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Barra de São Francisco - ES

2017

KAROLAINY SANTANA PEREIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:  Regina Maria Rodrigues

Tutor de sala: Marina Severiano da Silva Sobreira

Barra de São Francisco - ES

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        06

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        07

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        07

3.2 A Rotina.................        08

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                08

4.2 Dados Gerais do Projeto        09

4.3 Referencial Teórico        11

4.4 Planos de Aula da Intervenção        11

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        21

MOSTRA DE ESTÁGIO NO FÓRUM DA DISCIPLINA        23

REFERÊNCIAS        24

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações acerca do estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dentro do estágio tive grandes oportunidades de compartilhar e colocar em prática experiências vivenciadas durante o decorrer de todas as atividades desenvolvidas, tanto dentro de sala em atuação, quanto no desenvolvimento de projetos trazidos também para a escola, pois tive a oportunidade de fazer planejamento, atuar em sala e desenvolver projetos.

Ao decorrer desse estágio, com os meus dias de observação pude observar o quanto o tema “Receitas Culinárias” é proveitoso e interessante para os alunos possibilitando diversas situações de ensino e aprendizagem, é mais uma maneira de ensinar e aprender de forma dinâmica permitindo a troca de experiências entre os alunos e os educadores.

O estágio de docência no Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nelita, localizada na Rua Antônio Pereira da Silva s/n, em Água Doce do Norte – ES; No 7º semestre de 2017, tendo como base aprimorar a prática pedagógica em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, buscando firmá-la de forma significante. O Ensino Fundamental é uma importante etapa na vida de uma criança, é um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento.

Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas no período do estágio, essa observação foi participativa, pois é impossível estar junto com as crianças e não participar, conhecer cada um pela forma dinâmica que é o educar, sendo também fundamental para aquisição de conhecimento e experiência.

Encontram – se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Nelita, tem em sua estrutura um prédio com 2 andares com número total de 7 salas, sendo 2 destinadas a Educação Infantil. Possui dois sanitários com três cabines cada um, sendo um masculino e outro feminino, um banheiro para os professores, uma sala para os professores, que fica no térreo do prédio, as salas destinadas à Educação Infantil, a biblioteca, o laboratório de informática ficam no segundo andar, o Ensino Fundamental se encontra no térreo. A escola possui ainda secretaria escolar, almoxarifado, um pátio para recreação dos alunos. Atualmente atende a séries iniciais do Ensino Fundamental de 1º a 5º ano no turno vespertino.

Quanto à estrutura física, a escola conta com uma diretora formada em pedagogia, monitoras cursando pedagogia, dois secretários, 5 professoras, uma professora de Educação Física e uma de Artes, corpo docente formado em normal superior, pedagogia e pós-graduação.

A escola além das salas de aula, tem uma secretaria equipada com arquivos, armário de aço, mesa com computador e duas impressoras com acesso à internet, laboratório de informática com número exato de computadores ligados a internet, possui ainda uma cozinha que fica no térreo, equipada com fogão, geladeira, congelador, mesa com cadeiras e demais utensílios domésticos. A sala de aula na qual se realizou o estágio possui quatro janelas, lâmpadas fluorescentes, quadro branco, uma mesa para o professor, mobiliários adequados e proporcionais ao tamanho das crianças e ventiladores.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

A realização do estágio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de confrontar toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula, além de observar o trabalho e o diálogo com profissionais da modalidade, que aqui em questão é a Educação Infantil.

Um dos objetivos do estágio é de investigar, analisar e investir na realidade profissional especifica, enredando – se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional. Esse é um momento do estágio em que se observa a realidade vivenciada das práticas pedagógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (661.7 Kb)   docx (458.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com