TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/8/2019  •  Dissertação  •  6.014 Palavras (25 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

NAIARA MEIRA DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

NAIARA MEIRA DOS SANTOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Rosana Cardoso Moraes Oliveira

Tutor de Sala: Ana Cristina Magalhães Costa

Bom Jesus da lapa-Bahia

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................................9

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        11

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS..........................................................................................................27

INTRODUÇÃO

O presente trabalho realizado com duração de vinte horas semanais, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Rua Dr. Juvêncio Xavier, s/n, Bairro Lagoa Grande, situada no município de Bom Jesus da Lapa-Bahia, com a seguinte temática: Diversidade Escolar no Ensino Fundamental tem como objetivo explanar der forma coerente àimportância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade.

Atualmente, é impossível atuar em uma escola sem discutir, observar a diversidade escolar e nela intervir, pois, no contexto escolar, estão inclusos alunos de diferentes religiões, raças, gêneros culturas e diferenciadas necessidades especiais. Em vista disso, o professor precisa discutir esta diversidade, especialmente no Ensino Fundamental, e identificar os fatores que geram exclusões, como situações de preconceito e discriminação. Sobre esta situação encontrada nas escolas atuais, Cury (2000, p.41) faz a seguinte descrição:

É evidente que a Constituição está empregando o termo discriminação no sentido de uma separação preconceituosa desrespeitadora do princípio da igualdade. Isto é: uma atitude que priva indivíduos ou grupos de direitos aceitos por uma sociedade por causa de uma diferença. Esta atitude, então, torna-se opressiva. A rigor, discriminar é separar, estabelecer uma linha divisória, classificar ou mesmo estabelecer limites. É reconhecer diferenças e semelhanças sem que isto signifique motivo de exclusão ou separação ou formas de desprivilegiamento.

.

Para melhorar a qualidade da educação em nosso país, é preciso oferecer um ensino que garanta a todos os alunos a oportunidade de desenvolver seu potencial de aprendizagem em um ambiente seguro, sem exclusões, que lhes permita contribuir para uma sociedade responsável, respeitosa, constituída por cidadãos críticos e atuantes.

O estudo aqui apresentado mostra que é no ambiente escolar onde os alunos aprendem a interagir com pessoas diferentes, que há pessoas com diferentes modos de ser, pensar e agir, sendo, portanto, um espaço onde aprendem a compartilhar e a viver juntos. Mas, estas diferenças, favorecem o aparecimento da discriminação, fazendo com que alguns se sintam excluídos.

Daí a importância de se promover o desenvolvimento de escolas capazes de abraçar a diversidade para garantir a todos os alunos, sem exceção, a igualdade de oportunidades. Isto requer a participação e o empenho de toda a comunidade escolar para transformações que devem ocorrer em todos os níveis: infraestrutura, metodologias, práticas pedagógicas e as políticas educacionais.

Assim sendo, o melhor momento para tratar do assunto é na fase de inicio dos relacionamentos, e a melhor maneira é ensinar o respeito à diversidade no ambiente escolar, preparando o aluno para aprender com mais qualidade sabendo gerir diferenças e relacionamentos saudáveis.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio supervisionado em educação infantil, tendo como orientadora a Professora Lilian Amaral da Silva Souza, foi realizado numa Instituição Pública Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, situada na cidade de Bom Jesus da Lapa- Bahia, contendo 25 alunos na sala de realização do estágio.  É um centro educativo que harmoniza fé, cultura e vida. Cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social.

A instituição conta com uma boainfraestrutura: salas de aula adequadas à faixa etária; área verde; pátio externo, ondesãodesenvolvidas as atividades recreativas dos alunos durante o recreio, refeitório, banheiros masculinos e femininos. Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas.

As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.

Ao espaço da instituição de ensino em questão, foi construído visando atender as necessidades das crianças, buscando oferecer o que há de melhor para seu processo de formação, enquanto sujeitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (102.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com