TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.085 Palavras (29 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1] [pic 2]

Cristina Gomes Da Silva Santos

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

                                      (1º ao 5° Ano)

[pic 3]

[pic 4]

                            Cristina Gomes Da Silva Santos

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

                                        (1º ao 5° Ano)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico : Ana Paula Primon da Silva

Tutor de Sala:      Leise Maria Cardoso da Silva

Ibirité

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

CARACTERIZAÇÂO DO CAMPO DE ESTÀGIO.....................................................5

DIÀRIOS DE OBSERVAÇÂO DE CAMPO...............................................................7

PLANOS DE AULA REGÊNCIA.............................................................................10

DIÀRIOS DAS REGÊNCIAS....................................................................................20

CONSIDERAÇÔES FINAIS.....................................................................................24

REFERÊNCIAS........................................................................................................26

INTRODUÇÃO

             O estágio supervisionado foi realizado no Instituto Pedagógico Irmãos Silva Mota Ltda.ME, situado na rua: Sólon Cardoso Naves 258 no Bairro: Regina em Belo Horizonte MG, com a Supervisora de campo: Elisângela Silva no período do dia 22 de fevereiro de 2019 ao dia 13 de março de 2019, na turma do Anos Iniciais do Ensino Fundamental(1° ao 5° ano), na sala do 3º ano, fazendo uma visita rápida nas outras turmas, com a carga horária de 100 horas divididas nas seguintes formas: 4 horas por dia, 5 dias na semana, com   13 dias de atividades realizadas na Instituição, somando no total de 52 horas e 48 horas foram dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção onde a estagiária elaborou um projeto de ensino juntamente com o seu professor.

O estágio foi de suma importância para lidar e unir a prática com a teoria tendo como aprendizagem a vida social e cultural do aluno; ao participar da realidade do mundo da educação nos aperfeiçoamos nos conhecimentos e habilidades da área pedagógica vivendo o cotidiano e percebendo os benefícios para sua aprendizagem e estratégia para solucionar problemas no ambiente escolar.

A estagiária teve como finalidade obter conhecimentos durante o estágio onde foram realizadas algumas atividades como: observar a caracterização do espaço físico da instituição, rotina da escola, elaboração dos projetos, e análise da proposta pedagógica.

Os projetos realizados na instituição pelo estagiária foram de observação e caracterização da rotina do trabalho com os alunos, elaboração dos projetos, regências e planos de aula.

Os projetos realizados pela escola são de leitura, família, higiene, saúde e os professores realizam seus trabalhos observando as necessidades de cada aluno.

           Quanto a proposta pedagógica, a escola busca construir um ensino voltado

 para a construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das capacidades do

 aluno e sua inserção no ambiente social utilizado, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional e os temas transversais, a escola objetiva, a compreensão do mundo, a elevação da capacidade de intervenção na realidade e a preparação do aluno para exercer de maneira individual e competente o seu direito à cidadania. Buscam construir cidadãos letrados, conscientes de seus direitos e deveres, que saibam valorizar a importância da educação, para que saibam levar isto adiante, como bagagem para sua vida em sociedade. Por isso procura manter uma parceria ativa entre escola, pais, professores, alunos e juntamente com a comunidade.

A Instituição também possui um projeto de aula de reforço para os alunos com maior dificuldade de aprendizado assim trabalhando no que é necessário.

Foram realizadas várias atividades como: Leitura, brincadeiras, oração, músicas, teatros, aulas de artes com vários temas, teve a festa da bicharada onde as crianças foram fantasiadas de bichos que entraram na Arca de Noé ou bichos que vivem no fundo do mar, foi realizado um trabalho de campo na sala de literatura da Editora Clássica no horário das 13:00 as 18:00 horas, acolhimentos das crianças, ditados, diálogo com as crianças, atividades que elas usariam pinturas, brincadeiras no parquinho, atividades de coordenação, algumas dessas atividades eram realizadas fora da sala de aula.

Todas atividades realizadas tanto dentro da sala de aula como as de fora da sala era repassada para a Diretora antes da realização, mediante sua liberação era realizada as atividades.

           Pontos positivos observado pela estagiária, foram que perante sua permanência com a turma e a sua regência as crianças conseguiram obter mais conhecimentos para o seu convívio na sociedade, e que sua supervisora deixou a estagiária atuar em sala de aula, não só observar, e que foi muito bem recebida não só pela sua supervisora como pelos demais profissionais da escola e pelos pais das crianças e pelas crianças.

Ponto negativos observados pela estagiária que muita coisa não condiz com a realidade. A estagiária notou que as vezes o professor passava o plano de aula para ser imprimido para dar as atividades aos alunos e que essa impressão era demorada, que as vezes não conseguia seguir em dia a rotina correta e planejada.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Instituto Pedagógico Irmãos Silva Mota Ltda-Me.

Período das observações:

25/02/2019,26/02/2019,27/02/2019,28/02/2019,01/03/2019,04/03/2019.

Local: Rua Sólon Cardoso Naves, n°: 258, Bairro: Regina BH MG

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (260.7 Kb)   docx (92.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com