TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.186 Palavras (25 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        7

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        16

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

REFERÊNCIAS        31


INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio curricular obrigatório Il, consiste nas experiências vividas durante as atividades proposto pela disciplina Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental l. Com objetivos de observar, analisar e descrever as práticas em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo o corpo discente e supervisores.

Nessa perspectiva, serão abordados no decorrer deste relatório alguns aspectos considerados relevantes e significativos, os quais foram observados e vivenciados durante o período de estágio, com o objetivo de concretizar os nossos conhecimentos teóricos construídos como discente em formação do curso de Pedagogia. Isso porque se acredita que neste curso o graduando necessitar passar pela experiência prática para assimpreparar-se para atuar em sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O relatório foi feito baseado primeiro na observação na Instituição Colégio Municipalizado Frei Gregório de San Marino. Através da observação, foi escolhida a turma do 2º ano para realizar a intervenção, e planejamento juntamente com a professora regente, a aula sobre a nossa origem.

A intervenção foi realizada no turno vespertinonos dias 16 de Abril á 06 de Maio de 2019 a supervisão da professora regente Eliana Borges Leal Melo, Pedagoga. Neste período foi possível vivenciar a rotina escolar das crianças do 2º ano , turma escolhida para realizar a regência, assim como também foi possível observar a rotina do também do 1º ano e 3º ano do Fundamental l.

O tema escolhido do Projeto para atuação foi o tema:Identidadequal possui as seguintes características que é a construção, e a base, fundamental para as estruturas e pilares de sustentação, construída na infância. Logo, oferece uma boa base para os pilares e estruturas do fundamental l. Onde a criança passa a ter consciência de si, de sua importância, seus gostos, sentimentos, origens, laços, cultura, nacionalidade, são coisas vitais para o desenvolvimento de uma identidade cidadã, bem resolvida e responsável. Contudo a prática em sala de aula também traz benefícios para o planejar da rotina do professor.

A experiência vivida na turma do 2º ano do fundamental l, possibilitou mostrar claramente o que significa ser professor nos anos iniciais do ensino fundamental, saber como trabalhar determinado conteúdo observando como cada criança se desenvolve.

O estágio proporciona uma visão clara da realidade da sala de aula e da escola, sendo que esta leva a uma reflexão teórica sobre a prática, sobre tudo o que observamos, averiguamos e por fim avaliamos durante o período vivenciado, lembrando que também proporciona ao aluno a oportunidade de aproximar-se da realidade a qual atua ou, futuramente , atuará.( CABRAL;ANGELO,2010, p.2).


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Colégio Municipalizado Frei Gregório de San Marinoé uma instituição de ensino público municipal, de porte pequenoestá situada a Rua Pedro Moreira de Souza, n 797, Centro, na cidade de Esplanada no estado da Bahia. Atende crianças de 04 á 09 anos de idade, possui 26 funcionários entre professoras, ajudantes de sala, diretora, coordenadora, zeladora, secretária, merendeira e porteiro. Funciona nos turnos matutino e vespertino atendendo a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A entrada e saída são feitas nos horários matutino das 07:30hs às 11:30hs, vespertino das 13:00hs ás 17:00hs. A rotina da escola é organizada, sempre cumprindo seus horários de entrada e de saída da instituição.

A proposta pedagógica da escola é fundamentada em buscar o atendimento e o desenvolvimento global e harmonioso de crianças, trabalhando de forma integrada as diferentes áreas de conhecimento: cognitiva (pensamento), sócio-efetiva (sentimento), psicomotora (ação) e o crítico social (social).

O planejamento das aulas é feito semanalmente, onde recebe todo apoio necessário da coordenação pedagógica, com sugestões de atividades diferenciadas que contribuam com o desenvolvimento das crianças.

A estrutura física da escola é de concreto e cimento, o piso nos corredores cimento liso, as salas o piso de cerâmica, com algumas áreas de terra e grama, possui algumas árvores.

A escola possui 07 salas de aula divididas em turmas do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental l, todas pintadas, algumas decoradas e bem ventiladas, pois possuem ventiladores e comongol onde entra ventilação deixando o ambiente arejado e claro. Todas as salas compostas por carteiras e mesas com cadeiras, mesa de professor, quadro branco, cesto de lixo, armários.

A infra-estrutura da escola é composta por:

  • Água filtrada e gelada
  • Água da rede pública
  • Energia da rede pública
  • Fossa
  • Lixo destinado á coleta periódica
  • Acesso á internet

Possui equipamentos como:

  • Computador administrativo
  • Tvs
  • Dvd
  • Impressoras
  • Aparelho de som

Possui também dependências como;

  • Sala de diretoria
  • Sala de professores
  • Secretaria
  • Banheiros
  • Cozinha
  • Quadra de esporte
  • Cantina
  • Almoxarifado

A escola fica situada no centro da cidade, em uma rua calçada na transversal da avenida principal, possui muro ao redor de toda a escola, 01 portão de ferro com cadeados cuja á entrada e saída de funcionários e alunos são monitorados  pelo porteiro e professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (299.7 Kb)   docx (283.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com