TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.347 Palavras (30 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2]

[pic 3]        [pic 4]

                                 VELSI JOVIANO BOSSE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 5]

[pic 6]

VELSI JOVIANO BOSSE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II– ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental no curso de Pedagogia.

Orientador: Profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

Tutor Eletrônico: Angelita Martins Guedes

Tutor de Sala: Jordana Dias de Castro Kiekow

                                                                                                                                                                 Gramado

                                                           2019

SUMÁRIO[pic 7]

INTRODUÇÃO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        17

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS        36

REFERÊNCIAS        37

INTRODUÇÃO[pic 8]

               

O estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem uma grande  importância e relevância, e é através desta ferramenta que o formando no curso de pedagogia faz a conexão entre o que foi aprendido em sala de aula, ou seja, (teoria) e o que realmente pode ser aplicado em campo (prática). É a oportunidade de analisar, conhecer, observar e verificar a atuação dos profissionais que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a rotina escolar, funcionamento e suas práticas pedagógicas.

Momento prático e teórico de elaboração, execução, e de avaliação de um projeto de intervenção pedagógica, oportunizando imensamente a formação do aluno do curso de pedagogia fazendo estabelecer um processo de ação-reflexão-ação, sendo este uma constante no processo de execução do projeto, com ênfase no processo de ensino aprendizagem dos alunos em relação à docência.

Partindo desta premissa acima em relação ao estágio e ao projeto, o mesmo teve por objetivo mostrar de maneira simples e descomplicada a existência de sons e de silencio e sons cotidianos muitas vezes não percebidos no ambiente escolar. Apreciação, composição e execução de música de orquestra e de alguns instrumentos sendo realizado no contexto escolar com alunos do maternal da Escola de Educação Infantil Tia Carmelina 1,  projeto executado através da percepção auditiva inicialmente e posteriormente por modo de apreciar música orquestrada, compor música ludicamente, e executar orquestra como regente.

Foi realizado durante período de seis dias e obteve um resultado satisfatório em relação ao processo ensino aprendizagem e interesse e participação dos alunos.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO[pic 9]

Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Dornelles Vargas, localizada na Rua Luís Tito Martins 280, Bairro Jardim município de Parobé – Rio Grande do Sul tem aproximadamente 5.000 m2, possuem 15 salas de aula, divididas em séries iniciais e séries finais do ensino fundamental, 1 sala direção , 1 sala de equipe pedagógica, 1 biblioteca,1 sala apoio pedagógico, 1 sala de orientação pedagógica , 1 sala de laboratório que de momento não este em uso, 1 ginásio ,1 refeitório amplo, 4 banheiros uso crianças e alunos equipados com vasos ergonômicos e tamanhos menores, e pias para lavar mãos e um bebedor com várias saídas para tomar água e mais 1 banheiro de uso adulto, 1 sala de diretor e vice-diretor,1 sala secretária, 1 sala de professores, 1 cozinha ampla e bem equipada, 1 campo de futebol e um pátio com bastante espaço usado principalmente no horário do recreio.

Escola tem horário de funcionamento em dois turnos, primeiro turno abre às 7:30 da manhã até 11:30 e o turno a tarde 13:00 até 17:00.

Os projetos desenvolvidos na escola durante o ano todo são: Iniciação científica, projeto de linguagem, espanhol em turno inverso, projeto de jogo de xadrez, dia das mães, dia dos pais, semana afro, semana da criança, festa junina e mês cívico, semana farroupilha, páscoa, natal e outras datas comemorativas, existem ainda durante todo o ano a realização de outros projetos construídos com base nos eixos temáticos de cada faixa etária e de acordo com as necessidades e curiosidades dos alunos.

 Possui um quadro com 70 profissionais, divididos em educadores, professores e estagiários; serventes, porteiros, merendeiras, cozinheiras coordenador pedagógico, orientador pedagógico, uma professora na biblioteca. Educadores todos com formação superior e em torno da metade com pós-graduação na área de educação.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO[pic 10]

DADOS DE

IDENTIFICAÇÃO

Diário de observação nº 1

ESCOLA: EMEF GETÚLIO VARGAS

DATA: 02/04/2019

LOCAL: PAROBÉ

HORA DE INÍCIO/TÉRMINO DA AULA: 7:30 ÀS 11:30

PROFESSORA REGENTE: MARA RÚBIA SCHNEIDER

NÍVEL: 4º ANO

ESTAGIÁRIO: VELSI JOVIANO BOSSE

Em meu primeiro dia de observei a turma de 4 º ano em que realizarei toda a observação e caracterização e a realização da regencia em sala de aula , escola bate o sinal 7:30 as crianças formam fila no pátio da escola divididos em meninos e meninas a professora regente vai até os alunos e ordenadamente seguem para a sala de aula, normalmente as cadeiras estão dispostas em cima das classes, as crianças baixam as cadeiras se sentam e a professora inicia a aula, o professor pede para abrirem o caderno da diciplina a ser trabalhada , eles possuem uma grade curricular, e neste dia foi trabalhado matemática nos dois periodos iniciais e posteriormente foi trabalhado a disciplina de lingua portuguesa, neste dia o vice-diretor me recebeu e posteriormente me apresentou a turma e a professora regente posteriormente tomei uma cadeira com mesa ao fundo. Logo no inicio a professora fez uma recapitulação da aula anterior com perguntas e respostas através da oralidade fez a correção oral do tema de casa sobre unidade, dezena e centena, a outra atividade teve a correção feita por dois alunos no quadro, um dos calculos estava correto e o outro calculo o aluno não conseguiu realizá-lo e a professora interviu e retomou o calculo, na atividade posterior a correção foi no quadro com 10 alunos realizando e montando os calculos, notei que alguns alunos tinham copiado a atividade com números errados. Posteriormente a professora retormou o conteúdo de divisão,  com material concreto em cima da mesa tinham tampas de garrafas pet e palitos de picolé, depois passou atividades e calculos referentes a divisão de números, foram usados números até o 30. Nesta atividade acompanhei de perto e verifiquei a dificuldade de montar a divisão correta em cima da mesa mesmo trabalhando com material concreto. Posteriormente mais precisamente 9:10 eles fazem a fila para ir ao refeitório fazer seu lanche, alguns alunos trazem a merenda de casa, mas a grande maioria come o que a escola oferta de lanche, neste dia foi creme de leite e uma banana para cada criança, ficam 10 minutos no refeitório e posteriormente bate um novo sinal para irem para o pátio onde realizam o recreio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (300.2 Kb)   docx (110.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com