TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.948 Palavras (16 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

                                                 

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

AGDA MARILAC DA SILVA E CUNHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 2]

Diamantina

2019

AGDA MARILAC DA SILVA E CUNHA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Tutor Eletrônico: Silvana Roque Silveira Rocha

Tutor de Sala: Erildo Antônio Nascimento de Jesus

Diamantina

2019

sumário

INTRODUÇÃO...............................................................................................4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.........................................5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO...................................................6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA........................................................10

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS.........................................................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................22

REFERÊNCIAS............................................................................................. 23

INTRODUÇÃO

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” (Seneca)

Mais um período sendo percorrido e com ele mais um passo no nosso aprendizado. Tivemos a oportunidade de estagiar com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhar com essa fase escolar foi uma experiência muito rica e gostosa uma vez que estes alunos já possuem certo domínio da linguagem, o que torna o trabalho a ser desenvolvido mais desafiador e empolgante.

Como no período passado, antes de iniciar a regência passei por um período de observação das turmas para entender como funcionavam as normas de trabalhos dentro desta etapa de ensino, como é a dinâmica da escola. Fui muito bem recebida por toda a equipe da escola e orientaram-me de que as professoras seguiam uma matriz curricular em seu cotidiano e que todo o meu projeto teria que obedecer às orientações contidas dentro desta matriz uma vez que, os alunos não poderiam ser prejudicados em questão a evolução dos conteúdos contidos nesse esquema de trabalho.

Foi um grande desafio ter que adaptar todo um projeto dentro de tal matriz, tive que sentar e analisar cuidadosamente tudo o que me foi apresentado para então adaptar os meus planos ao conteúdo da matriz. Pensei em vários temas que pudessem conseguir atender todos os temas que teria que desenvolver com as crianças e enfim decidi não escolher um tema específico para trabalhar e sim realizar minha regência contemplando os aspectos contidos dentro da matriz.

Como já disse não foi fácil, mas acabou dando tudo certo e consegui satisfatoriamente desenvolver o meu estágio com a turma do 3º ano da Tia Marinha.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Situada na rua Jogo da Bola nº 120, Centro,  a Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek foi o terceiro grupo escolar no município de Diamantina (Minas Gerais), criado em 1951, pelo governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek de Oliveira, que deu o nome da escola em homenagem a sua mãe.

Atualmente a escola oferece o ensino fundamental I (1º ao 5º ano) com algumas turmas em período integral, possui 9 salas de aula, 46 funcionários, sala de direção, professores e laboratório de informática. Possui quadra de esportes descoberta, Cozinha, Biblioteca, Parque infantil, Banheiro dentro do prédio, Sala de secretaria, Refeitório, Despensa e Pátio descoberto.

Atende crianças de vários bairros da cidade com idade entre sete e onze anos, funcionando nos turnos matutino e vespertino, do 1º ao 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental.

Ao analisar o Projeto Político Pedagógico da escola percebe-se que o mesmo tem a finalidade de explicitar a intenção de construção coletiva de uma escola cidadã, democrática e de qualidade, envolvendo efetivamente educadores, pais, estudantes, agentes educacionais e comunidade. Seu principal objetivo é a compreensão dos direitos e deveres das pessoas, cidadão, do estado, da família e dos demais grupos que compõem a sociedade, bem como a condenação a qualquer tratamento desigual, por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como a qualquer preconceito de classe ou de raça.

A escola oportuniza espaços de formação para educadores, na perspectiva de sujeitos críticos e de investigação permanente da realidade social, objetivando a qualificação da ação pedagógica e o resgate da cidadania. É um espaço agradável e voltado para a educação integral de seus alunos.

 

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Durante minha observação pude notar que os horários de entrada, saída e lanche da escola são bem organizados e respeitados, sendo que no horário da entrada os alunos são recebidos no refeitório para a oração e logo depois são conduzidos pelos seus professores para suas respectivas salas de aula.

Dentro da sala cada professor inicia sua aula da maneira que acha mais conveniente e a partir daí desenvolvem sua aula ate o horário de lanche.  Quando chega à hora do lanche, cada professor conduz sua turma ate o refeitório onde é servido o lanche, e nesse tempo as crianças aproveitam para tomar água e fazer uso do banheiro.

Após o lanche os alunos são reconduzidos a sala de aula até o horário da saída, onde alguns retornam sozinhos para casa e outros ficam aguardando a chegada dos pais ou responsáveis para levá-los para casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com