TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1] [pic 2]

Hevela Adrielly Chagas da Silva de França

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

Hevela Adrielly Chagas da Silva de França

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentad8o ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico:

Tutor de Sala:

Cidade

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        3

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        4

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        Erro! Indicador não definido.

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        Erro! Indicador não definido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

INTRODUÇÃO

      Neste relatório contem todas as informações que foram obtidas durante o estágio de observação é regência ao curso de pedagogia.

      Nos primeiros dias observei o cotidiano do ambiente escolar e a prática do docente em sala de aula, observei a situação de ensino e  aprendizado em pedagogia e experiências vivida  na escola .    

      O estágio foi realizado na escola Municipal infantil e fundamental Agrícola Professor Simplício Ferreira de Souza, onde tive o prazer de estagia na 1 série só ensino fundamental.

      O tema desenvolvido foi sobre o meio ambiente, que pelo fato da escola trabalhar muito sobre este tema, resolvi colocar como tema do meu trabalho.                                

       Meu estágio deu início dia  02/03/2019 ao dia 30/03/2019 de março, neste estágio tive o prazer de integração com a realidade com a realidade vivida pelos profissionais, compreendendo o significado do processo pedagógico de forma compromissada e responsável para que possamos contribuir para um futuro melhor.

       Através do conhecimento adquirido em sala a de aula, pude colocar em prática é ajudar no aprendizado das crianças, ter essa experiência é sabe que os desafios são muitos mas conseguimos enfrentar cada um.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nos primeiros de estagio conheci o ambiente escolar onde as crianças são acolhidas pelos profissionais. O dia a dia da escola sempre bem movimentado atendendo todas as demandas que lhes são solicitadas para cumprir, vivenciei a forma de como o professor exerce e articula o ensino e aprendizagem durante as diárias de observação vi o quanto a relação entre os professores e a escola é muito importante.Acompanhei junto dos professores os planejamentos e os planos de aulas e vi o quanto é importante  é necessário para a atuação do futuro de pedagogia.Relacionando prática e teorias pude refletir sobre o que vivenciei.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Primeiro dia.

               

Escola: Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Agrícola Profº Simplício Ferreira de Souza

Data:11/03/2019

Horário:07:00 as 11:00

Professor regente: Eunice de Souza Maues

Nivel: 1 ano

Estagiário(a): Hevela Adrielly Chagas da Silva de França

       Na sala de aula tinha nas paredes o alfabeto maiúsculoe minúsculo  e os números de 0 à 100.

       Também pude observar a organização da sala, paredes e chão limpos, cadeiras e mesas ideais para o tamanho dos alunos, no fundo da sala fica vários livros todos organizados em um armário, janelas e portas grandes é atlas com uma ventilação muito boa para as crianças.

       A aula iniciou com a professora contando uma história os alunos estavam organizando um do lado do outro, os recursos usados pela professora foi livro de história, livro didáticos, jogos e etc. A professora mostrou que tem bastante criatividade e dedicação para transmitir os conteúdos Aula iniciou com uma história, depois ela passou p assunto sobre os fonemas, trabalhando com a letra B os sons Ba, Be, Bi, Bo, Bu, Bão as 09:00 horas eles saíram para o recreio e ao voltarem a professora escreveu na lousa para que eles copiassem tirando do quadro, e depois ensino as junções silábicas, durante a aula a professora analisou cada um aluno conforme a necessidade  e ajudado sempre cada um .

      Observei a organização da professora e seus planos de aula, com isso os alunos conseguiram aprender e compreender toda as atividades propostas.

Segundo dia.

Escola: Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Agrícola Profº. Simplício Ferreira De Souza.

Data:12/03/2019

Horário: 07:00 as 11:00

Professor regente: Eunice de Souza Maues

Nível:1 ano

Estagiário (a): Hevela  Adrielly Chagas da Silva de França

         Sala de aula bem limpas, com janelas grandes e altas com iluminação adequada, paredes limpas sem riscos ,3 ventiladores na sala, na parede cartazes com tabelas numéricas com adição e subtração, no fundo da sala um armário com vários livros organizados.

       No início da aula a professora fez uma roda com eles e fez uma oração, logo em seguida colocou eles um do lado do outro e contou uma história, e eles ficaram bem atentos, depois a professora colocou eles enfileirados e copiou no quadro para ele tirarem do quadro e eles continuaram trabalhando os números de 1 a 30.

     As 09:00 saíram para o recreio e as 09:30 retornaram à sala de aula para continuarem o assunto.

    Os recursos utilizados foram piloto para escrever no quadro, livros e depois foi passa atividades para eles realizarem em casa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com