TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.258 Palavras (30 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1] [pic 2]

GEILZA ALVES DE SANTANA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

GEILZA ALVES DE SANTANA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Nathalia Alves de Almeida

Tutor de Sala: Liana Macêdo de Macêdo

IPIRÁ

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        12

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS        31

REFERÊNCIAS..........................................................................................................33

INTRODUÇÃO

O relatório curricular II: Anos iniciais do ensino fundamental, contém informaçoes dos relatos, por meio de um diário de observações e das regências referente as aulas ministradas.

O estágio supervisionado foi realizado na Escola Municipal Angelino Cedraz de Oliveira,localizado na rua Laurindo Goncalves, N°266 -Centro na Cidade de Pintadas- Bahia. Contendo a carga horária de 100:00 horas, sendo que 52:00 horas de atividades realizada no campo da escola e 48:00 horas com atividades fora do campo.

O estágio foi realizado no dia 08 até 25 de Abril, supervisionado pela professora Cicera Maise Souza Lins, formada em pedagogia. A turma  escolhida para realizar a regência foi a turma do 2 ano, com os alunos de faixa etária de 06 à 07 anos. O referido estágio, traz um benefício de extrema importância, para a formação do aluno de desencadear um caminho de relações entre teorias e práticas na escola.

Conhecer o espaço escolar é fundamental, para formular idéias e experiências que aprimoram os conhecimentos no processo educacional. O tema escolhido para a regência foi: Desenvolvendo a escrita e leitura através da ludicidade. Desenvolver a alfabetização é uma das etapas mais relevantes e desafiadoras da jornada escolar. É um processo contínuo, e gradativo que contribuir para a evolução intelectual do aluno. A escola é um dos principais espaços para a busca do conhecimento, pois a intervenção pedagogica do professor como um mediador, promove aprendizagens significativas para os alunos.

A realização do estágio se torna um momento de extrema importância pois, permite uma  grande contribuição para  a formação do aluno, visto que possibilita conhecer e vivenciar diferentes etapas no cotidiano de uma escola, no qual reflete sobre as práticas pedagógicas. “O estágio curricular se bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento de relevante importância no processo de formação  dos futuros professores ’’ (Felício; Oliveira, 2008, p.217).

As experiências vivenciadas,  juntamente com alunos e professores, possibilita  uma reflexão mais exposta de como o professor deve se estruturar e aprofundar no proceder de como alfabetizar os alunos. Assim, consolidei uma rica oportunidade de como me relacionar com as práticas na sala de aula, promovendo um avanço  na minha carreira profissional.

Guerra (1999 p.04) Contribui com a nossa reflexão,  ao afirmar que o “Estágio é uma via de mão dupla, onde o estagiário precisa da escola, mas ao mesmo tempo o estagiário tem que se perguntar qual é a contribuição dela para a escola.’’

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O espaço físico escolar onde foi realizado o estágio contém 08 salas de aulas, a escola é ampla, sendo que as salas tem boa ventilação, com janelas e ventiladores, promovendo assim, um ambiente aprimorado para desempenho do ensino.

Contém 01 sala de diretoria, 01 de secretária, 07 banheiros, sendo 02 para uso dos professores, 02 para os alunos, 02 para criança especial e 01 para os auxiliares de serviços gerais, 01 biblioteca com vários livros pedagógico 01 sala de  almoxarifado, 01 sala de vídeo.

      A escola tem uma cantina para o refeitório, o espaço é bem organizado, com armário, dispensas com os alimentos, tudo dentro dos padrões regularizado.

      A rotina escolar inicia no turno matutino às 07: 30 e seu termino é 11: 30 e no turno vespertino da inicio as 13: 00 até as 17: 00 horas.

       Trabalha na instituição 10 professores, com formação em Pedagogia e pós-graduada em Alfabetização e Letramento, e Letras Vernáculas. Da auxílio na sala de aula  01 professor social com o Projeto Mais Alfabetização duas vez na semana, visando assim aprimorar o ensinamento. Em algumas turmas tem 01 ajudante que da suporte ao professor no desenvolvimento e aprendizagem.

     A administração escolar trabalha 01 diretora com formação em Letras vernáculas, 01 vice-diretora e 01 secretária. Na área de serviços gerais tem 05 funcionários, que da suporte a portaria, cantina e limpeza geral.

São 13 turmas, todas as salas, encontra-se no padrão regularizado, com um espaço favorável para o ensino, total de 286 alunos matriculados, a sala tem entre 20 à 22 alunos . As professoras são bastante criativas, com a decoração das salas, vários cartazes exposto, as atividades realizadas coladas no varal, cantinho da leitura, o alfabeto exposto na parede, sendo assim, a ornamentação é bem produtiva, desenvolvendo na turma o interesse da aprendizagem. Todas as carteiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (305.7 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com