TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

                 DIEGO PIRES CARDOSO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Nathalia Rosseto Andrade

Tutor de Sala:

Araguaina

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        7

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS..........................................................................................................18

INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio da educação infantil, mas especificamente sobre o ensino fundamental II obtém informações sobre as observações e regências realizadas na instituição de ensino privada INSTITUTO CARLOS CHAGAS com a supervisão da professora regente Silvana Coelho Lopes.

O estágio obrigatório II foi realizado do final do mês de abril ao início do mês de maio

Com carga horaria total de 100 horas distribuídas em 52 horas de atividade realizadas na instituição de educação infantil, e 48 horas dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo.

Foram trabalhos temas como: Ciências Naturais, artes contemporânea, português e dinâmicas a fim de instigar e aguçar o saber das crianças, além de proporcionar conhecimentos.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Instituto Carlos Chagas – INCAR nasceu de um sonho do Reverendo Carlos Chagas, que durante seu ministério eclesiástico idealizava instituir em cada Igreja uma escola, com o objetivo de promover um Ensino de excelência para capacitação e valorização do desenvolvimento intelectual de cada discente.

O INCAR foi instituído em Araguaína - TO em 10 de outubro de 2010 por sua filha Dênia Rodrigues Chagas concretizando assim o sonho de seu pai. Em parceria com a PUC – GO o Instituto trouxe o que há de mais inovador na área da Educação.

A escola conta com 01 secretaria, 01 direção, 01 coordenação, 01  cozinha, 01 almoxarifado, 04 banheiros masculinos, 04 banheiros femininos, 01 biblioteca, 14 salas de aula, 01 auditório, 01 sala de professores, 01 deposito para material de limpeza, 01 refeitório, 01 banheiro infantil com chuveiro, 01 laboratório, 01 sala de raio x, 01 sala de financeiro, 01 Diretoria Geral.

O Instituto conta também com o apoio de funcionários qualificados dentro de suas especificidades; 01 diretor(a) ,02 Coordenador (a) Pedagógico, 02 Suporte Pedagógico, 02 assistente financeiro, 01 secretário (a) , 01  assistente administrativo, 16 Professores (cada qual em sua área de formação), 03 assistente de professor, 03 A.S.G, 01 coordenador Acadêmico e RH.          

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Diários de observação 1

No dia 10/04 dirigi-me para a instituição onde iria realizar minha observações de estágio. Iniciei na turma do 1° ano do ensino fundamental, de inicio os alunos ficaram meio receosos com minha presença, mas com o tempo foi como se eu não estive ali.

Notei muito empenho da parte da professora regente, muito dinâmica, bem desenrolada sabia envolver as crianças de forma que todas gostavam da aula que estava sendo ministrada. Ocorreu tudo em suas conformidades nenhum caso a ser ressaltado.

Diário de observação 2

No dia 12/04 visitei a turma do 2° ano. A professora iniciou aula as 7:15 da manhã com uma oração e logo em seguida fez correções de atividades anteriores, notei muita dificuldade que alguns alunos tiveram com relação a matéria que havia sido passada pois uma grande maioria não tinha feito a atividade, a professora então decidiu refazer a atividade com todos os alunos.

A turma se motivou bastante e se empenharam em fazer a atividade sem nenhum problema pra professora.

Diário de observação 3

No dia 15/04 foi dia de visitar a turma do 3° ano, turma esta que me deixou bastante intrigado devido a pouca quantidade de alunos. Na turma do 3° ano estudavam apenas 6 alunos, 4 meninas e 2 meninos e mesmo com tão poucos alunos foi a turma que eu mais notei dificuldade da professora até então.

Os alunos dessa turma eram bastante inquietos, o que dificultava o trabalho da professora, mas que com muita maestria conseguia desdobrar os alunos e assim prosseguir com suas atividades.

Diário de observação 4

Dia 16/04 foi o dia de visitar a turma do 4° ano, nessa turma era dia da aula de musica, percebi que os alunos se interessavam bastante pela a aula e gostavam bastante do professor. O instrumento do dia era Flauta, os alunos amaram conhecer o instrumento principalmente as meninas.

Logo em seguida houve uma breve recreação devido uma reunião com alguns professores, sentei na quadra e fiquei observando os alunos brincarem depois voltamos pra sala e a professora regente veio ministrar sua aula.

Diário de observação 5

na manhã do dia 17/04 foi dia de fazer a observação na turma do 5° ano, logo de inicio fui bem recebido pelos os alunos que já vieram me receber na porta me chamando de “Tio”.

A aula começou as 7:15 devido a chuva e a professora iniciou a ula de ciencias fazendo uma reflexão sobre a chuva. As horas foram passando e eu cada vez mais me encantando com a turma, apesar de ter alguns alunos bastante inquietos isso não atrapalhava no desenvolvimento deles, era uma sala bastante animada e a professora sabia usar isso a seu favor na hora de desenvolver seu trabalho em sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (84.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com