TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.071 Palavras (21 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

ZULEICA RODRIGUES DA TRINDADE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

[pic 4]

ZULEICA RODRIGUES DA TRINDADE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico:Tatiane Pereira Alves Marigo

Tutor de Sala: Marildete Sales Bispo

Taguatinga

2019


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

03

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

04

3. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

05

4. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

06

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

10

6. PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA

11

7. DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS

23

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

26

REFERÊNCIAS

27

1. INTRODUÇÃO

O Relatório do Estágio Curricular Obrigatório II – Ano Iniciais do Ensino Fundamemental, foi realizado no  Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança, no período de 02 de Abril a 17 de Abril de 2019 no período da tarde, com a finalidade de aperfeiçoar conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia da UNOPAR.

Foram realizadas atividades de observação da rotina de sala no ambiente escolar, elaboração e execução de planos de aula, participação e colaboração em atividades da prática diária, regência com supervisão e apoio do professor regente, e foi possivel auxíliar alunos com dificuldades de aprendizagem.

A prática do estágio é de grande importância para que seja possível ao futuro pedagogo adquirir experiência, quando questionados, sanar dúvidas antes mesmo de sua própria prática. A monitoria em realidades diversas, como temos efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional.

O presente trabalho visa fortalecer a relação teóricas e práticas baseadas no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Este relatório foi elaborado a partir da observação realizada no Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança, que se localiza na no Núcleo Rural Boa Esperança, sem número, DF 180/190 - Fazenda Cachoeira do Saltador, Zona Rural de Ceilândia Norte do Distrito Federal. A escola é pública, cuja a empresa é de médio porte, sendo ela matriz não possuido filiais. Atende alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, primeiro e segundo segmento da educação de jovens e adultos (EJA).

O Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança é uma escola do campo e foi fundado em 18 de abril de 1972 e começou como Escola Classe Boa Esperança atendendo apenas as séries iniciais do ensino fundamental, a partir dos anos 2000 ocorreu a ampliação da jornada de trabalho de professores e aumento da  demanda de alunos, a partir deste deste  acontecimento a escola passou a atender aos alunos do ensino fundamental anos finais no período do matutino, alunos do ensino fundamental anos iniciais no período vespertino, e a noite alunos da EJA, permanecendo assim até os dias atuais, sob a supervisão da atual diretora Mirela Cristina Carlos da Silva.

Sua  missão é assegurar a educação pública e de qualidade social, mediante gestão democrática, referenciada nos sujeitos sociais e na formação integral, proporcionando aos sujeitos do campo a autonomia para a transformação de sua realidade, no sentido de frear o êxodo rural e melhorar a qualidade de vida no seu habitat, tendo a sustentabilidade como parâmetro maior.

Nesta escola foi concedida a estágiária observar os anos iniciais do Ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), fazendo reconhecimento do do espaço físico, do quadro de funcionários, análise da proposta pedagógica e fazendo o acompanhamento junto com o professor responsável pela turma. Em todos as séries/ anos foi observado a rotina, o planejamento, organização para a realização da regência.

3. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

3.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Nome: Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança

Razão Social: Caixa Escolar do Centro Ensino fundamental Boa Esperança.

Endereço: Núcleo Rural Boa Esperança, sem número, DF 180/190 - Fazenda Cachoeira do Saltador, Zona Rural de Ceilândia Norte do DF

3.2. CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL

O Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança foi instituído em 18 de abril de 1972 e oferece Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São cerca de 350 alunos ao todo, sendo que 183 são do turno matutino para anos finais (6° ao 9º), 130 no vespertino para anos finais (1º ao 5º ano) e 37 no noturno para a EJA (1º e 2º segmento). O horário de funcionamento pela manhã é das 7h30min às 12h30min, a tarde é das 13h das 17h30min e a noite é das 19h00min às 22h.

3.3. INSTALAÇÕES

O CEF BOA ESPERANÇA possui uma área cercada de 1 hectare, aproximadamente. Sendo apenas uma pequena parte de área construída que é composta por 03 blocos com: 06 salas de aula; 01 sala adaptada para Classe Especial; 01 sala de múltiplas funções (vídeo, leitura, informática, refeitório, entre outros); 01 sala de professores e de coordenação; 01 espaço para cantina e cozinha; 02 banheiros para professores; 02 banheiros para alunos; 01 conjunto administrativo com: copa, e salas da equipe gestora; 01 sala dividida para mecanografia, SEAA e SOE; 01 quadra coberta; Pátio interno coberto; Corredor interno entre os blocos descoberto; Pátio externo com calçamento em bloquetes e sombra de árvores antigas. Espaços de Convívio e Aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (270.1 Kb)   docx (100.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com