TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.752 Palavras (32 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 32

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

RAYANE DOS REIS DA CONCEIÇÃOS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 1]

Petrópolis

2019

RAYANE DOS REIS DA CONCEIÇÃO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Gesiane de Matos Lavado Martins

Tutor de sala: Teresa Renata Vaz

Petrópolis

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -         9

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO -         11

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO -          12

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES -         15

PLANOS DE AULA -         22

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS -         37

CONSIDERAÇÕES FINAIS -         46

REFERÊNCIAS -         48

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo apresentar as atividades e considerações do Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental , apresentado ao 7º semestre do curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Pitágorass Unopar.

O Estágio foi realizado para cumprimento da carga horária obrigatória, pré-estabelecido pela instituição, sendo ela de 100 horas, divididas em: carga horária de campo, realizada na escola em uma turma inicial do Ensino Fundamental (1º ano), totalizando 52 horas e 48 dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção onde o estagiário irá elaborar um projeto de ensino juntamente com a professora regente. O mesmo foi realizado na ESCOLA MUNICIPAL LUCIA DE ALMEIDA BRAGA (EMLAB) no turno matutino, iniciando-se no dia 09 de Março de 2019 (nove de março de dois mil e dezenove) e com término no dia 16 de Março de 2019 (dezesseis de março de dois mil e dezenove), no horário de 08:00h às 12:00h, de segunda à sexta.

O exercicio proposto tem por finalidade identificar as práticas pedagógicas realizadas no contexto educacional, bem como mostrar suas tendências e sua colaboração na efetivação do processo de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar.

Ao finalizar o processo do estágio obrigatorio ficou evidente o quão importante é este periodo de contato direto com uma classe, tendo em vista que esse é um dos primeiros momentos em que o acadêmico tem a oportunidade de se relacionar com o cotidiano escolar e de aliar a teoria à prática.

O relatório realizado está disposto da seguinte forma: Introdução, Caracterização do Campo de Estagio, Diarios de observação, Planos de Aula para Regencia, Diários das Regencias, Concideraçõs Finais e Referencias Bibligráficas. Foi realizado nesse periodo, a observação da prática pedagógica dentro de sala; elaboração do plano de aula com a ajuda da professora regente; registro e avaliação do espaço físico e do processo de ensino aprendizagem e a regência feita pelo estagiário com a supervisão da professora regente Rosane Maria Mota Da Silva Martins e  pela Orientadora Paola Braga da Costa

De acordo com as propostas da Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Fundamental – Anos Iniciais é a progressão das multiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiencias anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.

Segundo este documento, tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiencias quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipoteses sobre os fenomenos, de testa-las, de refuta-las, de elaborar conclusóes, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

 Apartir deste documento fica claro o papel do professor que precisa assiumir frente o aluno, a postura de estimular fisicamente, psicologicamente e cognitivamente (usando os conhecimentos já construidos pelo aluno) com experiências lúdicas e diversificadas a fim de, apresentá-las as várias formas de pensar e agir sobre situações diferentes. É importante que o educador faça uma sondagem na turma e conheça os seus alunos afim de saber o que trabalhar e como trabalhar. Apesar da instituição ter um projeto politico pedagogico a ser seguido, cabe ao professor desenvolver uma maneira de aplicar o que é estabelecido, dentro disso, pensar em uma tematica que provoque nos alunos a curiosidade, o desejo de aprender, pois, é ela quem vai nortear as aulas e fundamentar o desenvolvimento das atividades, além de proporcionar uma aprendizagem prazerosa e produtiva. Ciente disso, o estágio foi desenvolvido.

Em síntese o estágio proposto pela Universidade trouxe uma perspectiva profissional e foi além  da teoria ao proporcionar a prática que por  ventura irá formar um professor capacitado e com noção da realidade ao seu redor, permitindo sair da teoria/ idealismo e partir para a prática, passando a certeza da sua capacitação para a ação como profissional.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A ESCOLA MUNICIPAL LUCIA DE ALMEIDA BRAGA, está localizada na Rua Waldemar Vieira Afonso (Estrada do Sertão do Carangola) n°7, bairro Carangola, Petrópolis  - RJ, fornecendo atendimento de ensino publico regular, no turno manhã  e tarde, desde a educação Infantil I e II ate o primeiro seguimento da educação fundamental, no horário de 07:30 às 16:20. O número de crianças atendidas, segundo dados obtidos é de 170, os mesmos são moradores do bairro Carangola e adjacentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com