TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.801 Palavras (20 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]               

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

daniele aparecida pereira monteiro fernandes

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

UBÁ

2019

daniele aparecida pereira monteiro fernandes

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Rosana Cardoso Moraes Oliveira

Tutor de Sala: Adelina Maria Da Silva Dultra

UBÁ

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................04

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.....................................................05

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO .............................................................07

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIAS..................................................................13

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS.....................................................................................22

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................24

REFERÊNCIAS.........................................................................................................25  

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho é um relato sobre o Estágio Curricular Obrigatório II Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade Pitágoras – UNOPAR, que foi realizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola: Caixa Escolar Comendador Antônio Gomes – Escola Estadual, no distrito Diamante de Ubá, pertecente a cidade de Ubá/MG.

        O estágio é importantíssimo, pois tem como meta principal, refletir sobre a formação de quem atuará na educação.

        Analisar sobre a formação e a prática do educador no ambiente escolar tendo a sala de aula como foco principal de aperfeiçoamento, não se pode deixar de destacar que a teoria e prática se complementam.

        O estágio de observação supervisionando tem como alvo a formação real e presencial em sala de aula. A realidade em hipótese alguma pode ser disvinculada, no trabalho na formação e no desenvolvimento das habilidades dos educandos. Porém, a mediação e a interação são indispensáveis, para realiazação de uma aprendizagem coerente e coesa.

        Oportuniza também vivenciar a prática escolar, tendo como meta a reflexão sobre como e de eu maneira os educando aprendem, pois cada um apresenta suas dificuldades, já que cada indivíduo tem seu tempo para aprender, devendo assim o educador estar aberto a esta realidade.

        Enfim, a observação em sala de aula nos propicia maior conhecimento da realidade não só escolar, na sua vida para além dos muros da escola. Isto é escola inetragindo com a “sociedade”.

 

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        A instituição onde realizei meu estágio oferece Educação do Infantil ao Ensino Médio.

        Sendo que o ensino Infantil funiona na Escola Estadual Coronel Teixeira Ervilha, mas é vinculada na Escola Caixa Escolar Comendador Antonio Gomes – Escola Estadual.

        Quanto a estrutura fisica é boa, pois oferece acessibilidade aos alunos com rampas e banheiro adaptado. As demais dependências composta, por auditório, biblioteca, sala de computação, refeitório, cantina, despensa, oito salas de aula, sala de supervisão e quadra poliesportiva coberta.

        A sala em que realizei o estágio possui quatro janelas e duas portas, sendo uma sala ampla e bem iluminada, com mobiliário adequado para a idade, um ambiente confortável e com ventilação. As paredes são decoradas com cartazes feitos pelos professores e também trabalhos dos alunos. Todo material é exposto, e está de acordo com os objetivos propostos, nada é aleatório.

        A rotina escolar dos alunos é realizada com muito afeto e carinho, tendo como meta principal, o bem estar do aluno.

Cotidianamente fazem suas refeições às 09h00min da manhã e às 14h30min no turno da tarde, fazem higiene bucal, realizam atividades dentro e fora de sala. A relação professor e aluno é reciproca tendo como sentimentos de atenção, carinho, cuidado e amizade.

        A escola tem como Diretora: Nilda de Oliveira Lamas, a Supervisora é Marcia Aparecida Paiva de Paula, formada em Pedagogia, assim como todos os demais docentes, sendo capacitados para o cargo em que atuam.

        Pude perceber que as educadoras e demais funcionários são pessoas bem humoradas, articuladas é o mais importante são comprometidas com a qualidade do ensino-aprendizagem.

        Constatei que o estágio nos oportuniza a refletir sobre as práticas pedagógicas e também que a teoria e o embasamento para que se possa aperfeiçoar o ensino apredizagem entre professor e aluno, mostrando que tudo é mutável e que é necessário buscar sempre novas metologias de Ensino.

        A escola tem seu Projeto Político Pedagógico (PPP), com que permite acompanhar seus discentes quanto seu desenvolvimento, considerando suas particularidades, oferecendo suportes afetivo e educativo.

        Tem como finalidade a formação integral do educando, a sustentabilidade humana, na busca de uma educação de qualidade. Na sua elaboração foi considerado tanto a realidade da escola, quanto a realidade da comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com