TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.832 Palavras (24 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARLENE PEREIRA JANUÁRIO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 2]

Chapadão do Sul

2019

MARLENE PEREIRA JANUÁRIO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Ensino Fundamental no curso de Pedagogia.

Tutor eletrônico: Nathalia Gomes dos Santos

Tutor de sala: Maria Santina de Carvalho Giraldeli

Chapadão do Sul

2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2.1.        ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE: Geni Sabino Silva        7

3.        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        8

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        13

5.        PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        15

6.        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        27

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS        29


  1.  INTRODUÇÃO

O estágio tem como objetivo mostrar a realidade á ser vivenciada diariamente após a conclusão do curso; rotinas, planejamentos e a convivência diária com os alunos, mostrando o que pode ser aprendido com eles e as experiencias que posso passar, sendo assim a troca mútua acontece tornando o ambiente mais agradável.

A realidade contemporânea exige pessoas cada vez mais qualificadas, pois é assim que o mercado determina. É papel da escola como entidade de ensino preparar os alunos transformando-os assim em cidadãos críticos e participativos, diante dessa concepção de educação é que procurei dentro da minha prática de estágio empregar e trabalhar com uma forma metodológica voltada para a participação do aluno na construção do conhecimento possibilitando assim criticas pelo mesmo.

        O objetivo geral desse trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de regência de classe, na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade. Aqui estão registradas as condições em que se realizou o estágio, os procedimentos e planejamentos assumidos em sala de aula, bem como um conjunto de reflexões que procuram esclarecer o modo como foram conduzidas as aulas, manifestando também a compreensão e experiência de estágio.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

                A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, situa-se na Avenida Oito, 921-Centrro, no município de Chapadão do Sul/MS. Telefones: (67) 3562-2532/ Celular: (67) 9967-0982. É mantida pela Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, situada na Avenida Seis, nº706, Centro. Telefones: (67) 3562-5680, site: www.chapadaodosul.ms.gov.br.

        A escola oferece a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 09 (nove) anos nos períodos matutino e vespertino. Foi fundada em 1992 pelo Decreto nº 212/13, com a denominação de “CEM- Centro Educacional Municipal”.

        Em 2004, pela Lei nº 520 de 23/03 de 2005, passou a denominar-se “Centro Educacional Municipal Carlos Drummond de Andrade” em homenagem ao poeta Carlos D. de Andrade. Em 2012, com a Lei nº 878/12, passou a denominar-se Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.

        A Escola atende em período matutino e vespertino os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 09 anos, atende alunos da Zona Urbana e moradores do próprio bairro. A escola está localizada em uma área comercial privilegiado centro da cidade, o bairro tem características socioeconômicas de classe média, com boas residências, iluminação, asfalto. Nossos alunos residem na região central, Bairro Planalto, Residencial São Pedro e toda Zona Rural de nosso município, alguns alunos também são residentes de outros bairros distantes, porém são minoria.

                A Escola Municipal Cecilia Meireles oferece o Ensino Fundamental organizado em 9 (nove) anos, com carga horária anual de, no mínimo, 834 (oitocentas e trinta e quatro) horas anuais, currículo organizado em anos (1º ao 9º)  com 201 (duzentos e um) dias letivos, sendo a jornada diária de no mínimo, 4 (quatro) horas e 30(trinta) minutos de efetivo trabalho escolar, no período matutino e vespertino, e a frequência mínima para aprovação é de 75% (setenta e cinco por cento) do total de dias letivos.

        Oferece ainda a Educação Infantil para crianças de 03 a 05 anos de idade, com carga horária anual de no mínimo,834 (oitocentas e trinta e quatro) horas anuais, currículo organizado em anos (Jardim II, Pré I e Pré II) e com 200 (duzentos) dias letivos, sendo a jornada diária de no mínimo, 4(quatro) horas e 30(trinta) minutos de efetivo trabalho escolar, nos períodos matutino e vespertino, e a frequência mínima é a mesma do Ensino Fundamental.

  • No Período Matutino: das 6:35h ás 11:005h;
  • No Período Vespertino: das 12:00h ás 17:00h.

        No período matutino atende-se 618 alunos e no período vespertino 519 alunos entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, totalizando 42 turmas. O número de alunos sofre constantes mudanças, devido à grande rotatividade destes; na Educação Infantil e no Ensino Fundamental é oferecido o material didático apostilado do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com