TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.942 Palavras (20 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1] [pic 2]

GISELE FERNANDES CASTRO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

GISELE FERNANDES CASTRO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Sandra Regina Cunha Perini

Tutor de Sala: Marta Ferreira de Oliveira

Taguatinga- DF

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        11

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS..........................................................................................................26

INTRODUÇÃO

 O Relatório de Estágio Supervisionado mostra compreensões a respeito do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), o que é, e como utilizarmos os planos de aulas para desenvolver o aprendizado das crianças, de forma clara e simples. No Ensino Fundamental os educadores precisam observar a historia, de modo a entendê-la para atuar no processo de educação das crianças.

Para desenvolver um plano de aula, precisa- se entender quais são as reais necessidades das crianças, quais dificuldades elas possuem , só assim desenvolver o tema proposto . Trabalhar com crianças é algo muito bom e prazeroso,  pois elas possuem vontade de aprender , brilho nos olhos e paixão pela escola e seus colegas. Eles trazem vivências do seu dia a dia com familiares para dentro de sala de aula, isso facilita o trabalho do professor pois todas elas já vem com uma bagagem de conhecimentos. Pode- se observar isso no decorrer do estágio em turmas de 1° ao 5° ano do ensino fundamental no Colégio Impacto COC.

 A aula foi direcionada para o trabalho com letras e números, dentro de sala com os alunos. Foi trabalhada também apredizagens de forma lúdica através de dinâmicas e atividades diversificadas.

Os alunos compreendem o quanto é importante interagir nas aulas e prestar atenção quando se tem alguém ensinando, e os docentes ensinam e aprendem com essa vivência com os alunos, nesta troca de experiêcias cada um transferem o que sabe e a aprendizagem de ambos fica cada vez mais rica e facilitada.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Colégio Impacto COC, CNPJ 07.165.354/0001-35 é uma instituição de ensino privada de médio porte e fica localizada no Centro de Comércio e Diversões Bloco N Setor Norte Brazlândia- DF, fundada em 10/08/2009 e ocupa uma área de 800 m ², conta com 40 funcionários, e atua no ramo de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. A instituição  possui equipamentos, condições físicas e favoráveis para o bom desempenho do estágio. O Cargo de diretora é ocupado por Wilma Salviano de Medeiros Matos e tem como telefone para contato (61) 3011 5054.

A Instituição de ensino possui 3 pisos, sendo eles divididos em: 4 salas do materna lI ao Pré II, 5 salas do 1° ao 5° ano, 10 salas do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, 1 sala para o Educação Integral, 1 sala de Inglês, 1 sala de Balé, 1 sala de Jiu Jitsu, 1 sala de Educação Física e Circo. Conta ainda com 2 Pátios sendo 1 com brinquedos lúdicos como: velocípede, cama elástica, piscina de bolinhas voltados para a Educação Infantil, 1 dormitório com 20 camas para alunos que participam da Educação Integral, quadra de futebol, biblioteca, auditório, cinema, laboratório, parquinho, refeitório com cozinha e lanchonete, 6 banheiros grandes. Na parte administrativa há 2 salas dos professores, 2 salas dos coordenadores, 1 sala do diretor, 1 secretaria, 1 sala de almoxarifado, e 1 sala do financeiro.

Os Projetos Pedagógicos desenvolvidos no Ensino Fundamental são: Lendo, Relendo, Escrevendo e Recriando; Leitura Complementar; Mala Surpresa com Livro Didático; Pintando o 7; Expofeira; Datas Comemorativas (trabalhos lúdicos) e Brincando de Matemática. Na Educação Infantil são: Rodinha com Cantigas; Trabalhando Valores; Hora do Brinquedo; Aprendendo Inglês; Minha Vida é uma História; Cineminha; Eu me Equilibro (Educação Física); Dia da Leitura Familiar com Mala Surpresa; Datas Comemorativas e Pintura e Desenho.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

 As salas de aula são amplas e arejadas, possui também um quadro branco na parede e nas paredes restantes há materiais que mostram o que crianças de cada turma estão aprendendo.  Pude observar a cada dia uma turma de série diferente, sendo elas: 1°A, 2°A, 3°A, 4°A e 5°A, todas no turno matutino.

Diário de Observação 1

 Realizado no Colégio Impacto COC , no dia 14 de Março de 2018, de 7:30 as 11:30  com a professora regente Adriana Soraya na turma de 1° ano “A” do Ensino Fundamental. Durante a realização da aula os alunos estavam organizados em círculos, foram utilizados como recursos didáticos caderno, cola, tesoura, livro de história e livros didáticos, de modo geral a aula teve como a temática interpretação de texto oral e escrito, leitura e formação de palavras com a letra “F”. A professora atuou como mediadora fornecendo-lhes informações e apoio necessários, os alunos com a ajuda da professora juntaram a letra F com vogais,e em seguida formando palavras. Após a formação de palavras as colaram no caderno de língua portuguesa, por fim a professora realizou a leitura do texto da Fada para que as crianças identificassem palavras com a letra F. Durante a aula, os alunos demonstraram interesse, e a avaliação foi feita por meio de observação dos alunos durante a atividade. O ambiente escolar era limpo e organizado de modo que podia se notar a preocupação com a prevenção de acidentes. O professor domina bem o conteúdo, e as crianças participam ativamente de todas as atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (210 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com