TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  2/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.685 Palavras (19 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ALINE GOMES MOTTA DE OLIVEIRA SILVA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I:

EDUCAÇÃO INFANTIL

CHAPADÃO DO SUL – MS

2019

ALINE GOMES MOTTA DE OLIVEIRA SILVA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório Final de Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil, apresentado ao curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia da Universidade Pitágoras UNOPAR requisito parcial à obtenção de aprovação na disciplina Estágio Curricular em pedagogia I: Educação Infantil.

CHAPADÃO DO SUL – MS

2019

           Introdução

O Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil, tem por finalidade apresentar ao estagiário a ligação que existe entre teoria e prática acadêmica, apresentando novas experiências sociais e interação ao meio escolar. A Educação Infantil, diferente de outras áreas, é a base escolar da vida acadêmica que as crianças presenciarão, por isso a grande importância de ter uma excelente formação profissional que se adeque a essa necessidade.

No relatório que se segue, é relatado a experiência das 52 horas de estágio em campo na turma do Pré I, o qual tem como professora regente Adriana Peres de Souza. Entre as atividades inclusas nesse total de horas estão a caracterização do campo de estágio e observações realizadas.  O período escolhido foi o vespertino, nos horários de segunda a sexta-feira, das 13:00 as 17:00.

Os temas das regências foram sugeridos pela professora e a elaboração dos planos de aula contaram com seu apoio.

Diário de observação

nº 1

Escola: Escola Municipal Cecília Meireles

Data: 02/10/2019

Local: Chapadão do Sul - MS

Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00

Professora regente: Adriana Peres de Souza

Turma: Pré I

Estagiária: Aline Gomes Motta de Oliveira Silva

Caracterização do campo de Estágio

A Escola Municipal Cecília Meireles conta com, em torno de 35 professores (incluindo efetivos e temporários), entre estes, um total de 15 professores tem formação pedagógica. O horário de funcionamento da escola é das 6:30 às 11:00 da manhã, das 12:30 às 17:00 e das 17:30 às 23:00 horas. Os portões de acesso interno são travados não permitindo a entrada de estranhos sem identificação, nem a saída de alunos sem autorização. Conta com espaço amplo e várias salas de aula acolhendo alunos desde o ensino infantil, Pré I e Pré II, bem como os anos iniciais e finais do ensino fundamental. As salas são climatizadas e bem iluminadas. Há banheiros próximos as salas, tanto para as crianças, quanto para os adultos. Na sala dos professores estão disponíveis computadores e possui amplo espaço para trabalharem, bem como a sala da direção.

A sala de aula do Pré I é muito divertida e interativa. Há decoração em boa parte das paredes. A professora utilizou colagens, e.v.a e vários outros tipos de papeis recortados em formatos de vários desenhos, letras, números, animais, formas geométricas. Durante a realização da atividade em sala de aula, os alunos são organizados de forma individual, carteiras em sequência. Além de utilizar quadro branco e canetão, a professora utiliza música para iniciar o conteúdo do dia.  

Além da refeição principal é servido fruta e salada. Os bebedouros de água ficam bem próximos e os alunos são incentivados a se hidratarem. Logo após as crianças terminarem a refeição, os funcionários limpam o local e as crianças podem brincar no pátio. Há vários monitores que cuidam das crianças nesse período e se preocupam com a segurança dos pequenos.

Ao final da aula, os responsáveis por cada aluno, buscam dentro da sala de aula suas crianças, garantindo maior segurança aos pequenos.

Diário de observação

nº 2

Escola: Escola Municipal Cecília Meireles

Data: 03/10/2019

Local: Chapadão do Sul - MS

Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00

Professora regente: Adriana Peres de Souza

Turma: Pré I

Estagiária: Aline Gomes Motta de Oliveira Silva

A professora conta com a ajuda de uma monitora que apoia em atividades dentro e fora da sala de aula. No início da aula é incentivado aos alunos se organizarem em suas carteiras e entregar seus cadernos à professora para que observe as tarefas realizadas e cole no mesmo uma atividade para fazer durante a aula. O conteúdo que está sendo estudado é “Junções”.

Após a primeira atividade de colagem foi escrito no caderno de cada um as vogais e as principais palavras que são possíveis criar com as mesmas. O objeto era os alunos pronunciarem e escrevem ao lado cada palavrinha. Essa atividade foi muito bem orientada pela professora e estimulada a fala correta das palavras e reconhecimento das vogais, o que sempre está sendo muito bem reforçado. Alguns alunos tiveram dificuldade em absorver o conteúdo. Foi percebido a falta de atenção e pouca concentração por parte de alguns. Outros conseguiram desenvolver bem a atividade proposta. Após os alunos trabalharam com o numeral 9, objetivo foi observar a coordenação motora e escrita da palavra “nove”. Nesta atividade grande parte dos alunos se saíram muito bem.

Existe grande empenho e preocupação da professora em ajudar os alunos, ela é observadora e atenta. Demonstra carinho pelo que faz e pelas crianças. Na aula de educação física, dentro da sala, as crianças formaram um círculo e sentaram no chão. Foi-lhes entregue brinquedos de montar para estimular a criatividade e compartilhamento de brinquedos. Algumas não mostraram interesse em dividir, mas ao final todas gostaram da brincadeira.

Diário de observação

nº 3

Escola: Escola Municipal Cecília Meireles

Data: 04/10/2019

Local: Chapadão do Sul - MS

Hora de início/término da aula: 13:00 às 17:00

Professora regente: Adriana Peres de Souza

Turma: Pré I

Estagiária: Aline Gomes Motta de Oliveira Silva

Na aula de inglês, a atividade proposta teve por objetivo trabalhar coordenação motora com palavras pontilhadas e identificar palavras em inglês que demonstram emoções. Na lousa, a professora deu exemplos e incentivou a pronúncia em inglês. Também relembrou todo o alfabeto com as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com