TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  7/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

Pedagogia-EAD

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

RELATÓRIO SUPERVISIONADO

EM GESTÃO ESCOLAR

MARCIA MARIA PIMENTEL SANTOS

RA: 2050768

2022

 

CURSO: PEDAGOGIA

INSTITUIÇÃO: UNIP

Nome: MARCIA MARIA PIMENTEL SANTOS

RA: 2050768

Disciplina: Estágio Supervisionado em Gestão Escolar

Ano/semestre de realização do estágio: 2022/ 5º Semestre

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

a) Caracterização da Unidade Escolar

Nome da escola: Mendonça Furtado

Endereço: Rua Magalhães Barata, 529  Bairro: centro

Dependência administrativa: Municipal

Profissionais que acompanhou: Diretora e coordenadora

b) Descrição da estrutura física da escola:

A escola possui 12, salas de aula.

Pela manhã termos o Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano

 A tarde termos o Ensino Fundamental de 1° ao 5° ano

No 1° primeiro blocos ficam a secretaria, coordenação, direção e sala dos professores. As salas de aula possuem ventiladores e janelas e são bem arejadas e iluminadas. Cada sala comporta até 25 alunos. As lousas são quadros brancos e a escola disponibiliza datashow caso o  professor queira usar durante a aula. As salas da educação infantil possuem mobiliárias e recursos específicos para atender seus alunos como painéis, cantinho da leitura, brinquedos e etc...  possuem 3 banheiro femininos e 3

masculinos. Durante o intervalo os alunos ficam no pátio da escola sob a supervisão de inspetores e professores. Ao final de cada período as salas e banheiros são limpos para recepcionar o próximo turno.

 INTRODUÇÃO

Para cumprimento do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar eu acompanhei 100H da rotina da coordenação e direção da escola.

a) Rosilma Viana – coordenadora pedagógica

A mantenedora do escola Mendonça Furtado e exerce o cargo de coordenadora há 12 anos.

É formada em pedagogia.

b) Diretora

Eliane Andrade trabalha na escola Mendonça Furtado, e exerce o cargo há 2 anos. Sua principal preocupação é garantir boas condições de trabalho para seu corpo doente e assim proporcionar as condições de desenvolvimento satisfatórias para seu corpo discente, sempre mantendo a escola dentro das normas do sistema educacional. É formada em pedagogia.

 FOCOS

1) Coordenadora Pedagógica

Durante todo o estágio percebi que a coordenadora pedagógica prioriza a valorização da equipe profissional e a qualidade do ensino para os alunos. Trabalham sempre em coletivo com a direção, professores e alunos da escola.

Periodicamente, ela conversa com os professores para orientá-los, fazer o planejamento e acompanhar o desenvolvimento e dificuldade dos alunos.

Dentre as atividades fiz a leitura do plano de ensino e do regimento escolar, participei de reuniões de pais e reuniões pedagógicas, ajudei na festa junina da escola e de eventos como o dia dos pais.

Considerando o atual momento em que vivemos onde há constantes transformações na sociedade, a tarefa do coordenadora é desafiadora, pois cabe a ela ser uma figura articuladora, ativa e que compreende o mundo ao seu redor.

Para desenvolver o Projeto Político Pedagógico (PPP) o coordenadora precisa atuar junto com a comunidade escolar elaborando um projeto que atenda o perfil do público da escola. As características que definem um bom coordenador talvez sejam as mesmas que caracterizam um bom professor.

Com o papel de líder, o coordenador deve conquistar o respeito de seus colegas de trabalho e precisa estudar constantemente para se manter atualizado e informado. Obviamente o coordenador não precisa dominar todas as disciplinas ministradas na escola, mas precisa ter conhecimento sobre a prática pedagógica.

Juntamente com a direção, o coordenador elabora, divulga e executa o PPP.

Também deve acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem investigando problemas e buscando soluções para eles. Deve estabelecer metas a serem atingidas pelo corpo docente e avaliar as praticas planejadas sempre ouvindo os envolvidos e sugerindo melhoras. Com certeza a boa relação entre a direção e a coordenação é ponto chave para resultados satisfatórios da escola.

 2) A Diretora e a Gestão Democrática

O diretor responde pela escola e deve ser o líder de sua equipe. No inicio de cada ano letivo, ele elabora e apresenta seu plano de trabalho, além disso, juntamente com o coordenador ele elabora e auxilia a implantação do Projeto Político Pedagógico e do regimento escolar. O diretor também coordena as atividades administrativas e financeiras, além de contribuir com as pedagógicas. Ele cumpre e faz cumprir a legislação vigente. O diretor cuida e participa de toda a dinâmica e rotina escolar e deve colaborar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com