TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio educação infantil

Por:   •  24/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

• O MEIO A ORGANIZAÇÃO

O Centro Municipal de educação Tia Euza, esta localizado na Rua Antonio Firmiano, n°130, em Palmital município de Cabeceira Grande, MG, atendem crianças de 0 a 06 anos. Apesar de não ser um espaço próprio, no qual encontra em construção, funciona a anos no mesmo local, onde reformas foram feitas segundo as necessidades tornando os espaços favoráveis ao aprendizado.

O Tia Euza e composta por 06 salas de aula, um berçário, 05 banheiro, secretaria, sala dos professores, refeitório e uma área seguida por um espaço maior, onde as crianças brincam com brinquedos, pulam corda e varias outras coisas.

Por ser uma cidade pequena não existem problemas com barulho, e uma região muito quente, as salas foram feitas com janelas e colocaram ventiladores. Tudo e comprado ou adaptado as necessidades das crianças, na qual sempre são acompanhadas por monitoras. Por não ter biblioteca e sala de informática, a leitura e feita na própria sala de aula; afastamos as cadeiras e distribuímos livros, as historias são inventadas por eles, lindas ou contadas pelo professor, são usados com criatividade materiais impressos,tintas,lápis de cor e materiais reciclados.Apesar de não ter alunos com deficiência o local e acessível não contendo nenhum degrau ou escadas.

• EU NO MEIO – NA ORGANIZAÇÃO: O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

Realizei estagio no jardim ll, com crianças de 5 a 6 anos e crianças que as mães trabalham o dia todo, não tendo nenhuma portadora de necessidades especiais, eram em torno 20 alunos freqüente. O pessoal compõe que a escola é Diretora, Professora eventual, monitoras, secretaria, servente escolar, cozinheiro, Vigilante noturno, supervisor e professores. Onde o diretor e responsável pelas relações humanas, a supervisora supervisiona o processo didático, como elementos articulados no planejamento, controle e avaliação das atividades.

Sendo salas heterogêneas onde o mundo externo pode ser ali representado, ensinando a conviver com suas dificuldades e diferenças, e uma turma dinâmica sempre incentivada a organizar a sala, roupas e objetos pessoais, mantendo uma boa relação entre todos. O método de ensino e criativo e de acordo com o conteúdo, Por serem crianças pequenas usa-se lúdico como: jogos, pinturas, contos, folhas impressas, brinquedos pedagógicos feitos com materiais recicláveis. A professora esta sempre preocupada com desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, respeitando sempre a forma de expressar, costumes e religião. A uma rotina estabelecida de higiene, alimentação e cuidado, a dificuldade e em manter a freqüência de alguns alunos, onde pais desmerecem o ensino infantil prejudicando o aprendizado da criança.

.

• O QUE FOI POSSÍVEL APRENDER: AVALIAÇÃO

No estagio pude compreender como funciona o espaço escolar, a lidar com as personalidades e dificuldades de cada aluno. Percebi a importância ser um professor equipado e qualificado para auxiliar os alunos nas suas necessidades. A escola mantém um ambiente propicio ao aprendizado,

Para Wallon, o jogo é importante para desenvolvimento da personalidade humana e está fortemente ligada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com