TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio educação infantil

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.351 Palavras (14 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

VANESSA GOMES DA MOTA RA: 1659184970

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CRISTALINA GO

2016

[pic 2]

VANESSA GOMES DA MOTA RA: 1659184970

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

CRISTALINA GO

2016

SUMÁRIO

IDENTIFICAÇÃO        1

INTRODUÇÃO        2

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO-   EDUCAÇÃO INFANTIL        3

1 OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA        3

2 ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA        4

3 PLANO DE AULA        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15


Identificação

Nome do Estagiário: Vanessa Gomes da Mota

RA:1659184970  

Curso: Pedagogia

Semestre: 4°          

Ano: 2016

Início do estágio: 03 / 10 /2016

Término do Estágio: 28 /10 / 2016

Tutor Presencial: Gisele Ferreira Brito Aguiar

Tutor à distância: Sandra Rosa Cerezine Leite

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Centro Municipal de Educação infantil “Tia Célia”

Endereço: Rua 97, Qd 87, Lt 87, Bairro: Setor Sul Novo, Cristalina GO

Telefone: (61) 3612-3287

Representante Legal: Telma Inácio de Sousa

Supervisor de Campo: Viviane Aparecida Dos santos Batista  

Introdução

 A oportunidade de estagiar na educação infantil é relevante, pois é através das experiências vivenciadas que o acadêmico de pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, além de conhecer e analisar a atuação do profissional que trabalha na educação infantil e participar ativamente nas atividades que englobe o nível escolar pesquisado.

 A educação infantil é uma etapa extraordinária na vida da criança e durante o estágio exposto pela instituição acadêmica procuramos abordar uma proposta de intervenção que tem por finalidade diagnosticar a prática pedagógica da Instituição de Ensino, visando assim adquirir informações acerca do ensino infantil e compreender o significado de uma prática pedagógica pautada nas leis que regem o Ensino Infantil.     O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

 Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

 Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

 O Estágio em Educação Infantil: é algo relevante, pois é através do estágio que o agora aluno, futuro profissional da educação infantil, dá início a uma realidade até então desconhecida do ponto de vista pessoal, pois é aí que ele vai se deparar com a sua realidade profissional; afinal é nesse momento que o docente passa a ter inteireza dos princípios básicos dessa profissão. É nesse momento em que o futuro profissional dessa área tão exigente passa a tomar o conhecimento das portas que estarão à sua frente e pode decidir- se ou não ser o futuro profissional que escolheu é realmente o esperado e se está preparado para os desafios da tão sonhada profissão.

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado-   Educação Infantil

1 Observação e Interação na Escola

Dados de Identificação

Nome da escola: Centro Municipal de Educação Infantil Tia Célia

Endereço: Rua 97, Qd 87, Lt 87, Bairro: Setor Sul Novo, Cristalina GO

Órgão mantenedor: Federal (  )   Estadual (   )   Municipal (X)   Particular (   )  

Horário de funcionamento: Manhã (X) Tarde (X) Noite (  )  

Séries ofertadas: Berçário ao jardim II  

Número de alunos: 220

 Funciona de segunda à sexta-feira das 07h45 às 17h00min. A observação foi feita no período vespertino das 13;00 a 17;00 horas, foi observado que a professora se relaciona muito bem com os alunos, por ter muita paciência, por gostar da sua profissão e ter anos de experiência apesar disso respeita seus alunos em cada contexto e particularidades. As crianças são bastante agitadas, mas desenvolvem bem todas as atividades propostas, a professora tem um jeitinho todo especial e carinhoso de as crianças fazer com que prestem atenção quando explica e reserva um tempo depois das atividades para as crianças conversarem. Ao trabalhar o pedagógico está sempre atenta ao lado das brincadeiras e da ludicidade.

A professora trabalha bem os eixos que norteiam a prática pedagógica da Educação Infantil. Pois as crianças cantam e dançam fazendo gestos, movimentando-se o tempo todo. Na creche possui 10 salas de aulas, secretaria, pátio interno, cozinha, sanitário feminino, sanitário masculino, sanitários para professores e refeitório. Durante a realização da aula, os alunos estavam organizados em grupos. Foram utilizados, jogos, vídeos, lousa e giz como recursos didáticos. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco dos, espaço e forma e grandezas e medidas, de modo geral a aula foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. Quanto a atuação do professor, seu desempenho demostra que Ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. Ele é certo do processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos e tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola. Durante a aula os alunos demonstraram interesse, realizaram com facilidade as atividades propostas, cooperaram entre si, respeitaram o professor. Quanto a avaliação, houve observação pelo professor. Quanto ao ambiente escolar, Preocupação com a prevenção de acidentes, Acessibilidade para alunos com deficiência, Salas de recursos multifuncionais, Atendimento multidisciplinar e Limpeza. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (340.9 Kb)   docx (182 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com