TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio educação infantil

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.514 Palavras (27 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

CC

Catalão – Goiás

2018

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2.        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3.        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

4.        PlANOS DE AULA        12

5.        DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

REFERÊNCIAS        30



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho e um relato que irá apresentar os resultados referente as atividades desenvolvidas no estágio na educação infantil do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera, correspondente a disciplina de Estágio na Educação Infantil.

O estágio na Educação Infantil foi realizado na Creche Municipal “Dona Maria Isabel de Mendonça Netto” situada na Rua G-3 N° 210 Bairro Santa Terezinha, sendo acompanhado pela professora Elisângela de Souza Camargo e realizado as observações e regência na turma do Jardim II, a intervenção foi feita no período matutino nos dia 22 de março a 16 de abril de 2018.  Nas observações em sala de aula foi registrado o relacionamento entre professor e alunos, além das diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola.

O estágio tem como finalidade possibilitar o acadêmico uma pequena experiência da prática docente. Através das observações em sala e possível relacionar a teoria estudada com a prática, sendo de extrema importância para a formação do acadêmico. Dessa forma pode – se aperfeiçoar a prática em sala e possibilitar a aproximação da realidade profissional através da participação em situações reais de trabalho.

As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio – observações em sala, planos de aula a regência são atividades de extrema importância para a formação do acadêmico, pois através dessas possibilitam o acadêmico a um treinamento para o futuro da carreira de Pedagogo profissão a qual será competente para ministrar ao termino do curso.

Este relatório tem como objetivo relatar as experiências e os resultado obtido durante o estágio, representado como um documento requisito para avaliação. O relatório está divido por temas que expões as atividades realizadas, no primeiro momento destaca-se alguns dados e a caracterização da Creche Municipal Maria Isabel de Mendonça Netto instituição onde foi realizado o estágio; na sequência o diário referente as observações em sala de aula que se totalizam em 6 aulas observadas, após os planos de aula que apresenta a metodologia, os procedimentos, e os recursos que serão utilizado nas aulas, próximo o diário das regências, onde estão relatadas as experiência vivenciadas em sala de aula.

A experiência vivida nessa etapa do curso e inquestionável para vida do acadêmico, essa fase destaca – se como uma forma mais efetiva de relaciona a teoria com a prática, articulando os conhecimentos durante a graduação e ainda vivenciar experiências fundamentais para a formação do acadêmico, pois a partir dessas experiência pode se conhecer com se da á atuação do profissional da educação na prática, além disso, na medida em que passa -se a vivenciar tal realidade, o acadêmico depara com situações ocorridas no ambiente escolar, o que contribui para sua futura atuação profissional.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Creche Municipal Dona Maria Isabel de Mendonça Netto teve iniciando suas atividades na década de 80, de acordo com os registros funcionava no centro comunitário do Bairro Santa Terezinha, situada na Av. Aurora Evangelista da Rocha, e era uma instituição de caráter assistencialista denominada “Núcleo Educacional Sóror Gracinha”, em homenagem a Madre Agostiniana Maria das Graças, originária da Espanha e que veio para cidade com a missão de evangelizar e se destacou pela prática de caridade.

A instituição tinha caráter assistencialista, de acordo com os registos a instituição realizava triagens a fim de atender as crianças mais carentes do bairro. Com o aumento do bairro a demanda da instituição aumento, e o espaço era limitado em 1994, a Prefeitura Municipal de Catalão construí um prédio e a instituição passou a se chamar Creche Municipal “Dona Maria Isabel de Mendonça Netto” em homenagem a uma ex primeira-dama conhecida pelo seu trabalho assistencial.  A partir de então, a instituição passou a funcionar situada na Rua G-3, 210, Bairro Santa Terezinha, passou atender crianças de zero a seis anos de idade e atendia cerca de 90 crianças.

No ano de 2010 novamente a Creche passou por mudanças o prédio construído contava com uma infraestrutura precária, pois tinha poucas salas e as mesmas eram pequenas mal arejadas, e novamente a demanda de alunos aumentaram, então a creche foi transferida provisoriamente para uma casa situada na Rua José Maria Vieira N°52 Bairro Santa Terezinha com a finalidade de que o antigo prédio seria ampliado. Mas somente em 2012 que se iniciaram-se as obras de reformas e ampliação do prédio da Unidade de Ensino, todavia a obra foi interrompida por várias vezes e foi concluída apenas em agosto de 2013.

A demanda da Unidade de Ensino ainda e grande, hoje atende cerca de 200 alunos e ainda oferece sala improvisadas e não consegue atende toda demanda do bairro, a Creche oferece Educação Infantil nas modalidades de Berçário e Maternal em período integral e turmas de Jardim I E Jardim II no período matutino e vespertino.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Creche Municipal Maria Isabel de Mendonça Netto e uma instituição que oferta apenas educação infantil está localizada na Rua G-3, 210 Bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás, atualmente atende cerca de 200 alunos com idade de zero a cinco anos, oferecem modalidade de Berçário (0 – 2 anos) sendo três turmas, Materna I (2 anos) sendo três turmas, Maternal II (3 anos) sendo também três turmas, essa modalidades funcionam em período integral, em período parcial matutino e vespertino funciona as turmas de Jardim I (4 anos) e Jardim II (5 anos) funcionando 2 turmas  de cada jardim no período matutino e 2 turmas no período vespertino  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (638.8 Kb)   docx (655.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com